Publicidade

Valentino Rossi voltou, desde o GP de Assen em 2013, a subir no degrau mais alto do pódio da MotoGP, conquistando a primeira vitória da Yamaha na temporada de 2014, no Grande Prêmio TIM de San Marino e della Riviera di Rimini, neste domingo (14). “The Doctor” soube tirar proveito das oportunidades que a corrida lhe ofereceu, culminando com o erro de Márquez, que lhe cedeu a liderança da corrida, posição em que se manteve até o final da prova, voltando às vitórias na categoria rainha da MotoGP, isso tudo para o delírio da torcida que claramente torcia para ele.

O herói da casa fez uma largada excelente desde o terceiro lugar no grid, passando o colega de equipe Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) rapidamente, para delírio dos fãs que lotavam o autódromo de Misano. O italiano terminou com 1,578s de vantagem sobre Lorenzo.

A vitória fez com que Rossi se tornasse no primeiro piloto na história a somar mais de 5.000 pontos (5.012) em todas as categorias dos Grandes Prêmios, com 4.070 obtidos na categoria rainha. A trajetória para este impressionante recorde foi feita com 192 pódios, 156 deles no MotoGP™. Além disso, foi também a primeira vitória de Rossi em casa desde Misano em 2009. Rossi conta agora com 214 pontos no Campeonato, apenas um a menos que Dani Pedrosa (Repsol Honda), que foi terceiro e ocupa a segunda posição da geral.

“Durante o fim‑de‑semana vimos que a Yamaha estava muito forte e que tínhamos pequena vantagem sobre as Honda. Em casos como este em que o Márquez vence parece um pouco difícil, mas ganhamos motivação porque pensamos ‘hoje pode surgir a vitória’, mas é sempre difícil. Trabalhamos bem com a equipe e fizemos uma boa qualificação. Fiz boa largada e pude lutar com o Marc e o Jorge; sabia que o Marc queria ficar na frente. Depois de ver a placa entendi que ele tinha caído, ou algo; ficou um pouco mais fácil porque já tinha alguma vantagem sobre o Jorge. Passaram cinco anos desde a minha última vitória aqui, numa corrida semelhante, é como uma máquina do tempo! O meu primeiro objetivo era vencer, foi uma vitória melhor que a de Assen. Em Assen o Jorge tinha fraturado a clavícula e não estava tão forte. Este ano estou mais rápido, terminei por quatro vezes atrás do Márquez, em segundo. Agora podemos lutar com o Dani pelo segundo posto”, disse Rossi.

Publicidade

Comissários de pista ajudam Márquez a voltar à corrida após tombo

Comissários de pista ajudam Márquez a voltar à corrida após tombo

O líder do Campeonato do Mundo, Marc Márquez, cometeu um erro pouco habitual na volta 10 da corrida de Misano, perdendo a frente da moto no fim da curva Rio, o que lhe custou a oportunidade de lutar pela vitória. Mesmo voltando à corrida, Márquez não foi além da 15ª posição, arrecadando ainda mais um ponto no Campeonato. Depois de uma largada promissora, Márquez conseguiu chegar ao segundo posto, após lutar com Jorge Lorenzo e Valentino Rossi. Contudo, quando Marquez tentava ficar perto de Rossi cometeu um pequeno erro e perdeu a frente da moto a uma velocidade relativamente baixa. Conseguiu levantar a moto, mas teve problemas para fazê-la funcionar, demorando muito para voltar à pi