Publicidade

Valentino Rossi venceu o Iveco TT Assen, sua 80ª vitória na categoria principal do MotoGP™ e a primeira desde o Grande Prêmio da Malásia de 2010. O nove vezes Campeão do Mundo partilhou o pódio com Marc Márquez e o homem da pole Cal Crutchlow, enquanto Jorge Lorenzo terminou em quinto apesar de correr com a clavícula fraturada.

Rossi conquista primeira vitória após retorno à Yamaha

Rossi conquista primeira vitória após retorno à Yamaha

O fim-de-semana na Holanda revelou-se repleto de ação e emoção, dentro e fora da pista, desde que a comunidade do MotoGP chegou a Assen no início da semana. Lorenzo deu muito que falar, sendo autorizado a correr a menos de quatro horas antes da largada e depois de regressar de Barcelona após operação na madrugada de sexta-feira.

Rossi dividindo o pódio com Márquez e Crutchlow

Rossi dividindo o pódio com Márquez e Crutchlow

Publicidade

A tarde de Rossi teve início no quarto posto do grid. A ultrapassagem decisiva sobre Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) levou o piloto da Yamaha para terceiro, em uma manobra espetacular na chicane, no final da primeira volta. O transalpino tratou então de ir atrás das Honda, passando Márquez na quarta volta e Pedrosa na 6ª. Rossi seguiu então para a emocionante vitória com 2,1 segundos de margem.

O segundo lugar de Márquez consolida a sua posição no campeonato por terminar à frente de Pedrosa e Lorenzo. Após ter garantido a o retorno ao Top 3 no grid desde Le Mans, o estreante de 20 anos corria em terceiro, quando tentou ultrapassar Pedrosa na 18ª volta; com o fracasso da primeira tentativa de ultrapassagem, o Campeão do Mundo de Moto2™ tirou o melhor partido da oportunidade seguinte para conquistar o segundo posto na aproximação da curva 1.

Pedrosa ainda perdeu mais um posição até ao final, sendo batido por Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), que teve muita sorte ao evitar cair quando tocou na roda traseira de Márquez na última volta. Apesar do quarto lugar ter sido o pior resultado de Pedrosa desde a primeira jornada datemporada no Qatar, o catalão continua na liderança do campeonato, agora com mais dois pontos de margem.

Publicidade

Publicidade
Lorenzo foi o grande herói do dia, ao completar a prova em 5º, apesar da clavícula fraturada

Lorenzo foi o grande herói do dia, ao completar a prova em 5º, apesar da clavícula fraturada

Lorenzo ficou muito aliviado pela conquista de 11 pontos depois da forte queda sofrida na quinta-feira e que o obrigou a uma operação em Barcelona na madrugada de sexta. Ele regressou a Assen na tarde da qualificação, mas já depois de terminada a sessão; ainda assim, o Campeão do Mundo recebeu luz verde para alinhar na corrida pelas 11 horas locais deste sábado. Subindo da 12ª posição do grid até o quinto posto, ele chegou até mesmo a correr em quarto mas acabou perdendo ritmo e caiu uma posição devido às dores.

O sexto lugar foi para Bradl que, depois de ter estreado na primeira linha da grid, chegou a correr em segundo por instantes. Enquanto isso, Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini) superou o melhor piloto CRT, Aleix Espargaro (Power Electronics Aspar), a seis voltas do final para concluir em sétimo. Na última volta Nicky Hayden (Ducati Team) perdeu dois lugares para terminar em 11º, atrás de Bradley Smith (Tech 3) e do seu próprio companheiro de equipe Andrea Dovizioso. Ivan Silva (Avintia Blusens) terminou em 23º num dia em que correu no lugar do lesionado Hiroshi Aoyama, enquanto Lukas Pesek (Came IodaRacing Project) registou a única desistência.

Rossi recebe a bandeira quadriculada em Assen

Rossi recebe a bandeira quadriculada em Assen

A vitória de Valentino Rossi foi a primeira desde que voltou à Yamaha e, além de ter sido a 80ª vitória na categoria rainha, foi a 106ª da carreira. Na tabela de pilotos Pedrosa mantém-se lider (136 pontos) com Lorenzo em segundo (127) e Márquez em terceiro (113), agora a apenas 23 pontos do líder. A oitava jornada, o Eni Motorrad Grande Prêmio da Alemanha, acontece dentro de duas semanas.