Publicidade

Com poucas mudanças, o calendário da MotoGP para este ano terá as mesmas 18 etapas, com a primeira no Qatar dia 26 de março e a última em Valência, no dia 12 de novembro. Tudo indicava que Indonésia e/ou Tailândia poderiam conseguir uma etapa neste calendário, mas nada aconteceu até agora. O que sim já está certo é a estreia do GP da Finlândia, no circuito de KymiRing, na temporada de 2018. Confira o Calendário da MotoGP em 2017:

motogp

  • 26 de março: GP do Qatar, Losail
  • 9 de abril: GP da Argentina, Termas de Rio Hondo
  • 23 de abril: GP of the Américas, Austin
  • 7 de maio: GP da Espanha, Jerez de La Frontera
  • 21 de maio: GP da França, Le Mans
  • 4 de junho: GP da Itália, Mugello
  • 11 de junho: GP da Catalunha, Barcelona
  • 25 de junho: GP da Holanda, Assen
  • 16 de julho: GP da Alemanha, Sachsenring
  • 6 de agosto: GP da República Checa, Brno
  • 13 de agosto: GP da Áustria, A1-Ring
  • 27 de agosto: GP da Grã-Bretanha, Silverstone
  • 10 de setembro: GP de San Marino, Misano
  • 24 de setembro: GP de Aragon
  • 15 de outubro: GP do Japão, Motegi
  • 22 de outubro: GP da Austrália, Phillip Island
  • 29 de outubro: GP da Malásia, Sepang
  • 12 de novembro: GP de Valência

Testes em Sepang

Bi-campeão mundial de motovelocidade, o australiano Casey Stoner voltou a ser notícia na MotoGP. Hoje piloto oficial de testes da Ducati, Stoner cravou o tempo mais rápido no primeiro dia de testes no circuito de Sepang, na Malásia, ontem, com 1:59.680. Hoje foi a vez de Andrea Iannone baixar este tempo para 1:59.452 e estabelecer um novo melhor tempo para a pista neste ‘oficial test’ que inicia a temporada 2017.

Mais uma vez, CS 27 no topo! Tava com saudade deste logo? Nós também

Mais uma vez, CS 27 no topo! Tava com saudade deste logo? Nós também

Publicidade

“Hoje foi um dia positivo e a melhor coisa sobre isso foi que tivemos um bom tempo de pista seca. É ótimo saber que nós chegamos lá esta manhã e começamos a fazer voltas boas, reconfirmando o que sentimos no início da semana, mas ainda temos muito mais trabalho a fazer. Foi uma pena que choveu, mas espero que na quarta-feira, quando voltarmos à pista, possamos fazer a moto ser ainda melhor, especialmente na área do chassi”, comentou Casey Stoner após sua volta rápida, ontem. O piloto faturou as temporadas de 2007 e 2011 da MotoGP e se aposentou em seguida, em 2012. Atualmente é piloto de testes oficial da Ducati, equipe que estará representada pelo tri-campeão Jorge Lorenzo e por  Andrea Dovizioso em 2017.

Recém chegado ao Team Suzuki Ecstar, onde é colega de Alex Rins (que está vindo da Moto2, onde foi terceiro colocado em 2016), o ‘Maníaco’ Andrea Iannone levou sua nova – e linda – moto ao máximo no segundo dia de testes oficiais na Malásia, obtendo um resultado fantástico. No dia anterior, ele havia cravado 2:00.489, o que lhe rendera a quinta colocação, número que foi aniquilado na manhã desta terça-feira, que amanheceu com a pista de Sepang úmida. Claramente, Rins ainda está ‘domando’ sua nova moto, notoriamente mais potente que aquela que ele usava antes na Moto2. No primeiro dia ele fez sua melhor volta em 2:01.890, e no segundo 2:00.876, obtendo o 20º e o 13º posto, respectivamente.

'Maníaco' e bom de braço. Vestido de azul, Andrea Iannone abocanha melhor tempo no segundo dia de testes da MotoGP

‘Maníaco’ e bom de braço. Vestido de azul, Andrea Iannone abocanha melhor tempo no segundo dia de testes da MotoGP

Outro destaque destes primeiros dias de testes oficiais da MotoGP 2017 foi a familiaridade impressionante de Maverick Viñales com sua nova moto. Logo no segundo dia representando equipe Movistar Yamaha MotoGP, na qual é estreante, o piloto obteve um P2, com um tempo logo abaixo do obtido por Iannone: 1:59.858. No primeiro dia, ele havia conquistado a terceira volta mais rápida, atrás apenas de Casey e Dovizioso. Esse garoto promete.

Publicidade

Uma temporada da MotoGP com início diferente

Enquanto as promessas surpreendem, os ‘best-sellers’ ainda ajustam suas motos. Jorge Lorenzo – agora na Ducati -que o diga. O tri-campeão fora apenas o 8º mais rápido no segundo dia de treinos e o 17º no primeiro. Atual campeão, Marc Márquez apresentou números similares: fora o 9º ontem e o 10º hoje. Dani Pedrosa, companheiro de Marc na Honda, veio um pouco mais atrás, habitando no 13º posto ontem e no 14º hoje. Aliás, isso não é um bom começo para quem fez uma temporada apagada no ano passando, concluíndo-a na sexta colocação.

Grandes nomes da MotoGP, como Lorenzo, Márquez e Pedrosa obtiveram desempenhos tímidos na Malásia

Grandes nomes da MotoGP, como Lorenzo, Márquez e Pedrosa obtiveram desempenhos tímidos na Malásia

Valentino Rossi, preparando-se para mais uma temporada representando a Movistar Yamaha MotoGP, ficou com o 8º lugar ontem e o 4º hoje, mostrando o melhor desempenho entre os favoritos da torcida. Talvez o que esteja por trás – ou no caso ‘embaixo’ – dos bons resultados da equipe os “entradas de ar” que estão equipando o protótipo Yamaha, substituindo as grandes ‘asas externas’ que o time usou no ano passado, e que agora estão proibidas pelo regulamento. Os testes da MotoGP em Sepang terminam hoje, 1º de fevereiro. Novos testes oficiais na Austrália (15 de fevereiro), Espanha (08 de março) e Qatar (10 de março).

No ano passado, as 'asas dianteiras'. Em 2017, as 'entradas de ar'. A Yamaha sempre inventando coisas... e geralmente obtendo êxito

No ano passado, as ‘asas dianteiras’. Em 2017, as ‘entradas de ar’. A Yamaha sempre inventando coisas… e geralmente obtendo êxito

Publicidade

Copyright by Dorna

Separador_MotoGP

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza