A equipe de competição de fábrica da Ducati deve anunciar nesta sexta-feira que Cal Crutchlow será o seu piloto nas temporadas de 2014 e 2015 no Campeonato Mundial de MotoGP, em substituição a Nick Hayden (EUA) que já anunciou a sua aposentadoria e deve estrear no Mundial de SuperBike na próxima temporada.
Há tempos que Cal vinha tentando uma moto de fábrica, preferencialmente dentro da própria Yamaha, cujas cores já defendia em uma equipe satélite, a Tech 3, mas devido isso não ser possível por conta da longa vigência dos contratos com Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, fato que inviabilizou as pretensões de Crutchlow na equipe japonesa. No mundial há somente três equipes de fábrica (Yamaha Factory Racing, Repsol Honda e Ducati Team), apenas 6 motos e Cal pode se sentir feliz pois vai pilotar uma delas nos próximos dois anos a partir da próxima temporada.
Crutchlow falou sobre o seu futuro: “No momento, minha carreira parece estar em alta pois estou ficando mais perto dos caras da frente e começando a lutar por vitórias. Eu quero andar para a frente, por isso a próxima coisa a fazer é estar em uma equipe de fábrica, mas tem que ser aquela com a máquina certa”.
Consciente de que está no melhor momento da sua carreira, época que passa rápido, Cal resolveu não esperar mais e selou seu destino dentro da MotoGP para os próximos dois anos, com um contrato cujo valor gira em torno de 2,5 milhões de Euros. Este é mais um esforço da Ducati na busca da solução para a “crise técnica” que vive desde 2010, quando teve a última vitória na MotoGP, com Stoner.
Cal Crutchlow, de 27 anos, foi Campeão Mundial de Supersport em 2009 e 2011 no MotoGP e sempre mostrou uma pilotagem agressiva, o que despertou o interesse da Ducati. Admirado e querido pelos membros de sua equipe pela a simpatia e humildade, ele é atualmente o quinto lugar na classificação do Campeonato Mundial, depois de estar três vezes no pódio nesta temporada com a Yamaha da Tech 3, terminando algumas corridas à frente das Yamaha oficiais de fábrica. Os últimos pilotos britânicos em equipes de fábrica na MotoGP foram Jeremy McWilliams eo Shane Byrne naAprilia Racing em 2004.
Agora cabe à Audi, dona da Ducati, dar-lhe uma moto para competir com os melhores.