Publicidade

O tricampeão mundial Dani Pedrosa (Repsol Honda Team), , surpreendeu a todos com sua vitória no Grande Prêmio de San Marino de MotoGP ™, realizado neste domingo (11) no Circuito Marco Simoncelli, em Misano. O espanhol que estava ausente do pódio desde junho, no GP da Catalunia, resolveu ressuscitar, dando uma aula de pilotagem e uma grande força para seu companheiro de equipe Marc Márquez. Em segundo e terceiro chegaram Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, ambos da Movistar Yamaha MotoGP respectivamente.

Dani Pedrosa retorna ao pódio dando aula de pilotagem em Misano

Dani Pedrosa retorna ao pódio dando aula de pilotagem em Misano

Ao final da primeira volta, Pedrosa ocupava a sexta colocação, enquanto Lorenzo mantinha a ponta após largar da pole, sendo perseguido de perto por Rossi, Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar), Andrea Dovizioso (Ducati Team) e Marc Márquez (Repsol Honda Team). Na sequência da segunda volta Rossi gruda na rabeta de Lorenzo mostrando muita disposição para brigar pela liderança, posição que assumiria após uma ultrapassagem arrojada sobre o companheiro de equipe na segunda volta, deixando-o à mercê de Lorenzo e Márquez.

Pedrosa, percebendo que seu equipamento estava melhor que o dos adversários, abriu a temporada de caça aos líderes, entretanto, fazendo uma corrida planejada para conquistar posições no decorrer da corrida, sem atropelos. O que se viu a partir daí foi Pedrosa subindo de posições gradativamente. Faltando 24 voltas para o final, ele era quinto, a 22 voltas era quarto, a 14 voltas era terceiro, a 12 voltas era segundo e faltando nove voltas ele literalmente cola em Rossi que tentava sem sucesso se defender de todas as formas.

Publicidade

Resultado da corrida

motogp_corrida_11_09

Faltando sete voltas Pedrosa assume a ponta e não a larga mais até cruzar a linha de chegada, tornando-se o oitavo vencedor diferente da temporada, atestando o crescente equilíbrio entre as várias marcas que disputam a MotoGP ™, o que é ótimo para o campeonato e excelente para o torcedor.

Com esse inesperado resultado, Pedrosa deu uma enorme força para o companheiro de equipe Marc Márquez, ao tirar do vice-líder do campeonato (Rossi) a chance de marcar pontos que reduziriam a diferença que separa o líder do campeonatodo do segundo colocado. Faltando 5 corridas para o final da temporada, a diferença que os separa é de confortáveis 43 pontos a favor de Márquez.

Situação do campeonato – MotoGP ™

motogp_campeonato_11_09

Publicidade

Márquez ficou com a quarta colocação, seguido por Viñales completando os cinco primeiros. Na sequência, chegaram Dovizioso e Michele Pirro, ambos pilotos da Ducati Team, em sexto e sétimo, respectivamente, Cal Crutchlow (LCR Honda) em oitavo, Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3) em nono e Álvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini) fechando o Top Ten.

Não completaram a prova: Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar), Javier Fores (Avintia Racing) e Alex Lowes (Monster Yamaha Tech 3).

O próximo encontro da MotoGP ™ acontece em 25/9 no circuito de Aragão na Espanha.

Separador_MotoGP

Publicidade

Copyright by Dorna

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.