Publicidade

Em mais uma espetacular corrida na categoria rainha da MotoGP™, Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) venceu após largar em terceiro no grid e tomar a liderança antes mesmo da primeira curva, mantendo-se à frente até cruzar a linha de chegada. Em segundo ficou seu companheiro de equipe Valentino Rossi, seguido por Andrea Dovizioso da Ducati Team. Com esse resultado Lorenzo assumiu a vice-liderança do campeonato.

Dobradinha Yamaha no GP da França em Le Mans

Dobradinha Yamaha no GP da França; Lorenzo em primeiro e Rossi em segundo

Largando na pole, Marc Márquez (Repsol Honda Team) errou na largada, cedendo a posição para Lorenzo, Doviziozo e Andrea Iannone (Ducati Team). Rossi, que largou em sétimo no grid, ao final da primeira volta já ocupava a quinta posição, coladinho na rabeta da moto de Márquez. Dani Pedrosa (Repsol Honda Team), que retornava de longo período de recuperação de uma cirurgia sofrida no início do ano, caiu no início da segunda volta, não tendo um bom retorno às corridas, amargando terminar a corrida na 16ª colocação.

Decididamente não está sendo um bom início de temporada para a Honda. Enquanto Pedrosa ainda se recupera, o jovem bicampeão Marc Márquez aparenta estar sofrendo com a grande pressão que lhe recai nos ombros e dá mostras de estar precisando de alguma assistência psicológica para melhorar seu controle emocional. Márquez, diferente das duas temporadas anteriores (2013 e 2014), quando foi campeão em ambas,  tem errado, muito e com frequência: não tem largado bem, mostra-se afoito e sem planejamento nas ultrapassagens e perde constantemente a tangência de curvas, o que lhe custa preciosas posições de corrida.

Publicidade
O que acontece com Marc Márquez?

 

Marc Márquez não está tendo um bom início de temporada em 2015

Marc Márquez não está tendo um bom início de temporada em 2015

Ao final da terceira volta, Rossi faz uma ultrapassagem impressionante sobre Márquez, daquelas que ficarão marcadas para sempre na história da MotoGP. Com isso Rossi assumiu a quarta posição e abriu a temporada de caça a Iannone, terceiro. conseguindo finalmente outra bela ultrapassagem poucas voltas adiante, pegando a terceira colocação, tendo à sua frente Lorenzo, que passeava na pista e Doviziozo.

Para Cal Crutchlow a temporada 2015 também não está sendo das melhores. O piloto da CWM LCR Honda “comprou terreno” no meio da corrida e abandonou, situação semelhante à que passaram Jack Miller, Karel Abraham, Scott Reddind, Mike di Meglio, Aleix Esparagaró e Stefan Bradl. Dos 25 que iniciaram a corrida, somente 18 cruzaram a linha de chegada.

Publicidade

Rossi bem que tentou ir atrás de Lorenzo mas viu que seria uma tarefa quase impossível e contentou-se com a segunda colocação, que lhe mantem a liderança do Campeonato Mundial. Esse alívio no acelerador fez com que que Dovizioso se aproximasse de Rossi quando se iniciou um espetacular duelo entre ambos, que durou até o final da prova.

Resumindo: mais uma corrida eletrizante do início ao fim. Era tirar os olhos da TV e perdia-se um grande lance da corrida. Com corridas desse nível a MotoGP tem conseguido aumentar ano a ano o número novos seguidores apaixonados por esse esporte fascinante que é a motovelocidade. Veja a galeria:

Situação do campeonato após 5 etapas – MotoGP:

MotoGP™ - situação do campeonato após 5 etapas

MotoGP™ – situação do campeonato após 5 etapas

Publicidade

Banner GP Dorna

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.