Foto: www.motogp.com

MotoGP, ergonomia, injeção, MP3 etc

Foto: www.motogp.com

Foto: www.motogp.com

Sobre MotoGP: 1) Caso os pilotos Capirex, Sete e Melandri nÆo retornem em tempo h bil, geralmente as equipes trazem quais?. 2)  indiscut¡vel que a acelera‡Æo e velocidade sÆo est£pidas. Ano que vem ser  de 800 cc. Ser  percept¡vel uma grande diferen‡a? Houve uma demora absurda ao socorro dos acidentados, principalmente Melandri.Marquei 5 minutos at‚ a chegada dos m‚dicos. NÆo deveria ser revisto este tempo tÆo longo?
Osmar – Rio de Janeiro, RJ
O primeiro socorro veio r pido, a remo‡Æo ‚ que demorou porque os socorristas avisaram que poderia ser feito por ambulƒncia. Caso fosse mais grave o helic¢ptero pousaria direto na pista. Caso Capirossi, Melandri e Gibernau fiquem no estaleiro o normal ‚ chamar os pilotos de teste, ou algum convidado, no do Gibernau, o substituo ser  Alex Hofmann. Creio que haver  diferen‡a pequena nas primeiras corridas, depois a tendˆncia ser  voltar aos mesmos ¡ndices de velocidade e acelera‡Æo.

Ergonomia
o que vc poderia me falar sobre a CB 450 TR ano 87, acha vantagem trocar uma cg 125 pois com a cg durante mt tempo pilotando me da dor nas costas, tenho 1.90 de altura e 90 kg a CB em questÆo de ergonomia ‚ mt melhor, so temo pela manuten‡Æo o que vc poderia me aconselhar?
daniel – jau – sp
Depende exclusivamente do estado da 450. Se for nova pode dar menos manuten‡Æo do que a sua coluna.

Inje‡Æo
Tite, o uso da IE nas motos implica em menor consumo de gasolina, ou isso ‚ irrelevante? Ser  que vai haver alguma materia na secao tecnicas sobre filtro de ar? Seria uma boa.
Lima – Fortaleza
Sim, a inje‡Æo ‚ sempre mais econ“mica. Boa sugestÆo de mat‚ria.

MP3
Fala grande Tite, eu comprei um mp4 (ouve m£sicas em mp3 com fone de ouvido), gostaria de saber se existe algo que impossibilita o uso deste aparelho? Alguma lei? E nem venha me dizer que isso distrai no trƒnsito, por incr¡vel que pare‡a eu fico mais ligado em tudo, ainda mais qdo rola um pink floyd, hahahahahahhaha. Aproveita e responda se vai surgir ainda no mercado brasileiro esse ano uma 400 four ou uma que preencha a lacuna entre as 250 e 600 (estilo naked)?
Igor – Salvador
A questÆo do MP3 j  foi respondida no site. Acho que uma 400 four teria quase o mesmo pre‡o de uma 600, por isso nÆo acredito que seja lan‡ada.

Big Bang
Caro Tite, 1)O que sÆo cilindros tipo “big bang”? 2)Qual a influˆncia da constru‡Æo do motor no comportamento das motos, por exemplo na MotoGP, Honda 5 em V, Yamaha 4 em linha e Ducati 4 em V?
Raul – Americana SP
NÆo sÆo os cilindros big bang, mas o tipo de igni‡Æo. Conforme ‚ adiantada ou atrasada a ordem de detona‡Æo dos cilindros o motor muda a curva de potˆncia. O motor tipo big-bang transfere a potˆncia de forma muito brutal e por isso os pneus nÆo resistiam. A questÆo dos cilindros da MotoGp pode ser alvo de uma futura mat‚ria t‚cnica.

Ansioso
Muito bom o site, est‚ de parab‚ns. gostei muito da maneira como os textos sÆo produzidos, com um pouco de com‚dia, mas sempre levando muito a s‚rio o assunto em questÆo. Espero ansioso por novas mat‚rias.
Kleyton – Fpolis – SC
Obrigado jogador de futebol!

Tuning
Ola Tite, li algumas de suas respostas aos internautas motociclistas e resolvi fazer algumas pergutnas a vocˆ tamb‚m. Comprei uma CG Titan 150 Sport (ano/modelo 2006) linda. Como ainda sou motociclista de 1¦ viagem, gostaria de saber se ‚ poss¡vel dar uma “tunada” na moto para deixar a “negona” (apelido carinhoso por mim colocado na minha moto) mais bonita ainda, sem que ela perca o desempenho que vocˆ j  conhece.
Jean – Uberlandia – MG
NÆo fa‡o id‚ia de tuning pra CG Sport. Tente nas comunidades e f¢runs de Sport.

Comparativo
Estou para comprar minha primeira moto e como leigo ‚ muito bom, ap¢s alguma pesquisa, deparar com um local como esse, com testes completos e editoriais BEM ESCRITOS (coisa rara). Muito bom mesmo! De quebra, uma sugestÆo: NÆo h  como ter um comparativo entre as motos? NÆo opinativo, claro, mas t‚cnico, tipo comparar potˆncia, consumo etc. Senti essa falta ao querer comparar esses quesitos da Intruder 125 com outras “pr¢ximas” em cilindradas: XTZ, Bros, Fun.
pedro – rio de janeiro RJ
Somos politicamente contra comparativos. Vc mesmo pode fazer as compara‡äes visitando os sites de f brica e conferindo as fichas t‚cnicas.

Falha‡Æo
Ol  Tite, eu comprei uma CG Titan 125 ano:97 com 56.000 km. Andando em baixa rota‡Æo a moto se comporta normalmente, mas quando eu “puxo” ela come‡a a cortar. O que devo fazer? Ô problema no carbura? Ou filtro de ar?
Bruno – Rio Claro, SP
Comece verificando o filtro de ar, mas experimente tamb‚m trocar a vela que geralmente ‚ esquecida pelos mecƒnicos. Se continuar, a¡ sim v  pro carburador e por £ltimo a igni‡Æo.

GSX-F
Fala Tite! J  faz quase um mˆs que vocˆ prometeu publicar o teste da GSX 750F e at‚ agora nada. Publica logo a¡ “!
Jos‚ – Barueri – SP
NÆo publico! S¢ quando eu quiser, t ! tem outras na frente!

Agarrada
Possuo uma Intruder 125 e a acelera‡Æo dela est  ficando agarrada, nÆo ‚ o cabo do acelerador, o q pode ser e como resolver?
Bruno – Volta Redonda, RJ
Vc j  viu como anda o carburador? Qual a quilometragem da motoca?

Cruz da CG
Tite, venho a lhe agradecer pelas mat‚rias sobre a cruz na Cg. Este final de semana conversei com uma gurizada da regiÆo que tem cg150, e para minha surpresa todos tinha tirado, ou queimado a tal cruz. Ainda bem q pude orient -los sobre o assunto, e eles vÆo espalhar para o restante. Mais uma vez brigadao ai Tite!!( Motonline!).Tinha q pega o cara q invento essa hist¢ria (coisa de retardado) e bota ele na cruz.
Jonathan – Novo Hamburgo – rs

Motard
Tite, vc recomendou ao Jose nao transformar a moto em motard se ele for inexperiente. Fiquei curioso sobre o motivo. Outra duvida: pelo que sei, essa mudan‡a deve reduzir um pouco o “trail” da moto, e isso tem seus efeitos. Mas e se fosse poss¡vel somente reduzir o raio da roda dianteira, sem afetar nenhum outro parametro da moto, que diferen‡a seria sentida?
Vinicius – Rio de Janeiro – RJ
P“, o cara nem aprendeu a pilotar ainda e j  vai pegar uma moto adaptada? Primeiro precisa aprender com uma moto normal, depois pode arriscar a pele em uma moto alterada. Se mudar apenas o aro as medidas de trail tamb‚m se alteram porque sÆo medidos em rela‡Æo ao solo. NÆo h  como mexer no per¡metro da roda dianteira sem interferir na cicl¡stica da moto.

Parada
Ol  a todos! Se funcionar minha moto, Suzuki GN125 parada apoiada no suporte central e trocar as marchas como se estivesse andando, por uns 15 min. ‚ normal o motor ficar bem quente certo? Pelo que l¡, isso nÆo ‚ recomend vel (pois nÆo haver  arrefecimento) essa pr tica pode ter causado algum dano ao motor? Desculpem minha ignorƒncia, ‚ que haviam me dito que a moto nÆo podia ficar parada. J  nÆo fa‡o mais isso.
Raphael – Curitiba
Rapha, em primeiro lugar dˆ um chute no joelho de quem disse que a moto nÆo pode ficar parada. Pode sim. Segundo, manter o motor funcionando no cavalete central pode travar por falta de arrefecimento. NÆo fa‡a mais isso!