Publicidade
Foto: Copyright DORNA

Foto: Copyright DORNA

MotoGP – Parab‚ns pelo site! Gostaria de saber quantas cilindradas tem uma moto de MotoGP, do tipo daquela que o Valentino Rossi pilota.
maiquel
Canela-RS
Boa pergunta, Maik, as motos Honda e Yamaha tˆm cerca de 990cc, mas a Yamaha YZF M1 tem motor de quatro cilindros em linha, enquanto a Honda usa a configura‡Æo de V5. A potˆncia nÆo ‚ divulgada oficialmente, ms calcula-se algo perto de 250 cv para uma velocidade m xima de 360 km/h. A Yamaha do Rossi pesa 145 kg.

Honda CB 400
Gostaria de saber se existe alguma not¡cia se a Honda vai substituir a antiga CB 500 por alguma outra, mais especificamente se pretende trazer a CB 400 Super Four.
Franz Hadmann Jasper
Bras¡lia, DF
Franz, o n£mero 400 nÆo ‚ muito significativo para os motociclistas brasileiros. No mercado japonˆs, as motos de 400 cc sÆo populares porque l  a habilita‡Æo para motos acima de 400 ‚ mais cara e dif¡cil. O brasileiro tem o p‚ssimo h bito de confundir cilindrada com potˆncia e acha que uma moto 400 obrigatoriamente ‚ menos potente do que uma 500 e mais potente que uma 350. Pura bobagem, porque a cc ‚ apenas UMA das vari veis que determinam a potˆncia. A Falcon, por ex., tem motor 400 e a mesma potˆncia da Sahara 350. Com base nesta caracter¡stica, nÆo creio que a Honda investiria em uma CB 400Four, pois o pre‡o seria muito pr¢ximo ao da Hornet e a maioria iria achar “a mesma coisa” que a Falcon. Acredito que a Twister pode receber um plus no motor para se afastar da CG 150 Sport e se aproximar da extinta CB 500.

Agradecido
Agrade‡o a aten‡Æo em responder, realmente estou esperando como se comportar  a Yamaha Fazer 250, as expectativas sÆo boas acredito que o modelo sera mais potente que a outra (Honda) mas temo que o pre‡o seja salgado demais pra este segmento de moto.
andr‚ luiz damiÆo
Falou, Andr‚, vamos esperar!

Publicidade

TEC e pontinhos
Prezado Tite, o ru¡do que um leitor comentou quando desliga a moto, o famoso “tec”, nÆo seria do sistema de partida? Pelo que sei, em carros h  uma engrenagem do tipo catraca que acopla o motor de partida quando o motor desliga. Acho que isso existe em motos tamb‚m, ou nÆo? NÆo seria o acoplamento do sistema de partida o barulho de “tec” quando desliga? Tive algumas motos como Virago 250 e Falcon em que esse “tec” acontecia sempre, no momento em que o motor desligava. Outra d£vida: por que… vocˆ… nÆo gosta… de… pontinhos… no texto?
Pedro Piccoli
Porto Alegre – RS
Este polˆmico som (TEC) que pessoal t  falando, e zuando do cara que colocou a mensagem aqui, ‚ verdade mesmo. E o barulhinho, realmente ‚ um (tec). Eu tamb‚m tenho uma Titan ESD e faz este mesmo barulho quando eu desligo. Tenho quase certeza de que este TEC seja do motor de partida, pois a KS nÆo faz este barulho. E quem tem outro tipo de moto fica dando risada.
Alan Ricardo
Ara‡atuba SP
Tio Tite, acho que eu sei decifrar o motivo do “TEC” na moto do nosso colega, na Twister q tamb‚m ‚ monocilindrica o barulho ‚ bem forte. Eu sempre entendi como a parada brusca do motor ao se desligar a igni‡Æo, a¡ vc est  certo ‚ mola da v lvula, pistÆo parando de repente com compressÆo e sem fa¡sca, virabrequim parando por falta de combustÆo etc etc e tal. to certo? S¢ q na TW faz TOC.
Eduardo Mammini
SÆo Paulo – SP
Karaka, quanta polˆmica por causa do TEC! Pois eu fiquei pensando nesse tec e continua achando que ‚ normal. Dentro do motor tem um monte de molinhas e garfinhos, principalmente na caixa de cƒmbio. Al‚m disso o tensor de corrente “relaxa” quando o motor ‚ desligado. Tamb‚m as engrenagens do motor de arranque voltam … posi‡Æo “stand-by”. Tudo isso pode provocar um TEC. Alan, a gente nÆo tava zuando, s¢ que nÆo tem como identificar um som por escrito. Gra‡as aos outros leitores j  sei que ‚ um som normal, como ali s eu j  havia previsto e divulgado na primeira resposta. Piccoli, cada ponto que vc coloca no texto representa um caracter, como se fosse uma letra. Se vcs colocam as “reticˆncias” (…) pelo texto, ocupam espa‡o que poderia ser melhor usado com letras que formam palavras. NÆo sei porque os internautas tˆm mania de encher o texto de pontinhos. A mesma coisa com a mania de escrever em mai£scula, que ocupa espa‡o. Entendeu agora?