Publicidade

Nem em sonho poderíamos imaginar o desfecho surreal da corrida da Categoria Rainha no Grande Prêmio da Holanda neste domingo (26) no circuito de Assen. Os deuses da motovelocidade endoideceram e provocaram um resultado impensável, com uma surpreendente vitória de Jack Miller, seguido por Marc Márquez e Scott Redding.

Jack Miller à frente de Márquez, nos momentos finais do GP da Holanda

Jack Miller à frente de Márquez, nos momentos finais do GP da Holanda

Com a pista ainda molhada, depois da forte chuva que “encurtou” a corrida da Moto2™, foi dada a largada da MotoGP™ com condição de “pista molhada”, obrigando todos a usarem pneus de chuva. A corrida começou com Andrea Dovizioso (Ducati Team) na pole, Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) na segunda posição e Scott Redding (OCTO Pramac Yakhnich) no terceiro posto do grid. Antes do final da primeira volta Rossi assumiu a liderança e acelerou forte para o que parecia ser mais uma vitória fácil. Lêdo engano do Doutor pois muita água ainda passaria sobre a pista até que fossem conhecidos os vencedores do GP da Holanda.

Rossi cai a poucas voltas do final e dá enorme vantagem no campeonato para Márquez

Rossi cai a poucas voltas do final e dá enorme vantagem no campeonato para Márquez

Publicidade

Com a chuva voltando a apertar, Rossi viu-se obrigado a optar por uma pilotagem mais cautelosa, o que deu chance para que Dovizioso lhe tomasse a ponta, momentos antes da prova ser interrompida pelas péssimas condições meteorológicas na 14ª volta. Acreditava-se que ali seria o fim da corrida, mas como ainda não haviam sido cumprido os dois terços de prova previstos no regulamento, a direção de prova decidiu que a prova seria continuada assim que as condições de tempo melhorassem.

Mais tarde a chuva parou e os pilotos voltaram à pista para uma segunda largada e mais 12 voltas, com o grid formado pela ordem de posicionamento registrada quando a corrida foi interrompida, ou seja, com Dovizioso, Petrucci e Rossi formando a primeira fila. Redding, Marquez e Pedrosa formavam a segunda fila. Lorenzo alinhou na 19ª, depois de um início desastroso na primeira corrida.

Márquez mais uma vez mostrou que a sorte está ao seu lado e dispara na liderança do campeonato

Márquez mais uma vez mostrou que a sorte está ao seu lado e dispara na liderança do campeonato

Rossi novamente fez ótima largada e tinha tudo para cruzar a linha de chegada na frente, mas mais uma vez a estrela de Marc Máquez (Repsol Honda Team) brilhou colocando a sorte ao seu lado com os incidentes envolvendo seus principais adversários na busca ao título. Primeiro foi Dovizioso que perdeu a frente da moto, caindo e tendo que abandonar. Uma volta mais tarde foi a vez de Rossi cair, cedendo todas as chances para Máquez que em menos de uma volta pulou de quarto para a liderança.

Publicidade

Foi nesse momento em que o australiano Jack Miller (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS) viu crescerem suas chances de conquistar a primeira vitória e partiu na caçada ao líder Márquez, passando-o algumas voltas adiante, mantendo a posição até a bandeirada final. Conhecido por sua habilidade no molhado, Millerfez progresso constante e logo estava em segundo lugar, atrás Márquez. Muller não vacilou e partiu para cima, aproveitando a oportunidade e assumindo a liderança da corrida na última chicane na quarta volta.

A vitória de Miller é a primeira vitória de um australiano na MotoGP ™ desde a vitória final de Casey Stoner em Phillip Island em 2012. Ele também se torna o primeiro piloto em uma motocicleta não-de-fábrica a vencer uma corrida desde que Toni Elias venceu o GP de Portugal em 2006.

Resultado da corrida – MotoGP™

MotoGP_corrida_26_06

Márquez usou a cabeça e optou em não disputar a posição com Miller, contentando-se em garantir o segundo lugar, posição em que cruzou a linha de chegada. Foi uma decisão sábia do jovem MM93, pois assim assegurou a manutenção da liderança do campeonato ficando com 24 pontos de vantagem sobre o segundo colocado (Lorenzo) e 42 pontos sobre o terceiro (Rossi). Mesmo não tendo vencido, Márquez foi o vencedor do dia.

Publicidade

Situação do campeonato – MotoGP™

MotoGP_campeonato_26_06

Separador_MotoGP

Copyright by Dorna

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.