Publicidade

Depois de ficar longe do degrau mais alto do pódio desde outubro de 2014 no GP do Japão, Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) voltou finalmente a vencer com um consistente desempenho neste domingo no Grande Prêmio da Espanha, em Jerez de la Frontera, com mais de cinco segundos de vantagem para o segundo colocado, Marc Márquez (Repsol Honda Team), que correu sob o efeito de analgésicos em decorrência de operação para correção de fratura no mindinho esquerdo, sofrida no GP da Argentina. Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP), que largou em quinto, terminou a corrida na terceira posição e subiu ao pódio pela 200ª vez.

Lorenzo faz as pazes com a vitória no GP da Espanha

Lorenzo faz as pazes com a vitória no GP da Espanha

Os 120.000 expectadores presentes em Jerez viram Lorenzo e Márquez abrirem quase dois segundos de vantagem para o segundo pelotão formado por Pol Espargaró, Rossi, Aleix Espargaró e Cal Crutchlow. Na volta seguinte Rossi ultrapassa Pol e parte na caça de Márquez, mas desta vez não deu para se aproximar e teve que se contentar em ficar na terceira posição até o final da corrida.

O pelotão atrás dos três líderes protagonizaram muitas eletrizantes disputas de posições, tendo casos em que as alternâncias de posições ocorriam curva a curva dando um sabor especial para quem assistia aos embates ferozes mas limpos entre os competidores. A pista curta e estreita de Jerez mostrou-se traiçoeira e levou vários pilotos ao chão, entretanto, nenhum com gravidade.

Publicidade

O Top 10 foi completado por Cal Crutchlow (CWM LCR Honda), em quarto, em quinto Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech3), Andrea Iannone (Ducati Team) em sexto, Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar) em sétimo, Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3) em oitavo, Andrea Dovizioso (Ducati Team) em nono e Yonny Hernandez (Pramac Racing) em décimo.

A decepção do dia foram as Ducati que não repetiram a ótima campanha mostrada nas três corridas anteriores, obtendo somente o sexto e nono lugares, mas na classificação geral tem Dovizioso na vice-liderança com 15 pontos atrás do líder Rossi e 5 pontos à frente de Lorenzo.

Classificação do campeonato após 4 etapas – MotoGP™:

Classificação do campeonato após 4 etapas - MotoGP™

Classificação do campeonato após 4 etapas – MotoGP™

Publicidade

Sobre o circuito de Jerez

Circuito de Jerez

Construído em 1986 e palco do primeiro GP um ano mais tarde, o circuito de Jerez é agora dos mais populares da MotoGP e o centro de uma cidade fanática por motociclismo. Situado num pequeno vale no Sul da Espanha, Jerez conta com bom tempo e cenário espetacular e com arquibancadas dotadas de privilegiada visibilidade para cerca de 250.000 espectadores.

Com dois traçados alternativos (4,423m e 4,428m) totalmente re-asfaltados durante o Inverno, Jerez é um circuito popular e utilizado por muitas equipes para testes durante todo o ano. As recentes melhorias na zona VIP e de imprensa provaram ser positivas as alteração para o complexo. Outras instalações como a Torre de Controle e boxes também foram sensivelmente melhoradas.

Publicidade

O próximo encontro da MotoGP™ será dia 17 de maio no GP da França, no Circuito de Le Mans.

Banner GP Dorna

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.