Lorenzo agora tem o mesmo número de pontos de Rossi mas lidera por ter maior número de vitórias na temporada

MotoGP™: Lorenzo vence e lidera o Campeonato

Jorge Lorenzo esteve imperial na morna corrida de MotoGP™ no Grande Prêmio da República Tcheca, ao liderar todas as voltas desde a pole, para bater Marc Márquez e Valentino Rossi no circuito de Brno.

Lorenzo agora tem o mesmo número de pontos de Rossi mas lidera por ter maior número de vitórias na temporada

Lorenzo agora tem o mesmo número de pontos de Rossi mas lidera por ter maior número de vitórias na temporada

O espanhol da Movistar Yamaha MotoGP não deu a menor chance aos rivais e depois de ter dominado os treinos livres, a qualificação e o warm up, Jorge Lorenzo começou a 11ª corrida do ano de forma dominadora ao assumir a ponta mal as luzes se apagaram, para vencer com significativos 4,462s de vantagem sobre o compatriota Marc Márquez.

O Campeão do Mundo da Repsol Honda, que largou da segunda posição do grid ainda tentou tudo nos momentos iniciais da corrida para acompanhar Lorenzo, mas o maiorquino mostrou-se em um nível bem superior e não só colocou ponto final na sequência de quatro vitórias consecutivas da Honda em Brno, como chegou também à liderança da classificação do Campeonato em igualdade de pontos com o colega de equipe Valentino Rossi, mas com mais vitórias é o atual líder da temporada.

Já o italiano Valentino Rossi fez uma péssima largada que o impediu de tirar vantagem da segunda presença do ano na primeira linha do grid. Rossi, que tem lutado com más qualificações este ano e tem tido de recuperar várias posições ao longo das corridas para ser o único piloto que subiu ao pódio em todas as corridas do ano, viu-se batido pelos rivais da Ducati Team, Andrea Dovizioso e Andrea Iannone, após largar  na quinta posição, o que o fez perder algum tempo. Rossi terminou a primeira volta em quarto e só na segunda volta conseguiu superar o compatriota, mas a essa altura era já muito tarde para ir atrás dos dois primeiros, que já tinham ganho significativa vantagem na frente.

Logo_MotoGP_150x77Enquanto isso, Iannone voltou a ser o melhor represente da formação de fábrica da marca italiana. O número 29 superou, uma vez mais, o colega de equipe e também a Dani Pedrosa para terminar em quarto, precisamente à frente do espanhol da Repsol Honda, que fez fantástica corrida desde nono do grid, lutando contra as dores no pé esquerdo em consequência da fratura contraída em queda nos treinos.

Atrás de ambos, e a fechando a lista dos seis primeiros, ficou Dovizioso. Depois de cinco corridas com três desistências, um 12º e um 9º lugares, Dovi conseguiu finalmente regressar ao Top 6, ainda assim longe dos pódios que conseguiu no início da temporada.

Bradley Smith levou a melhor na luta pela melhor posição entre os pilotos satélite. O britânico bateu o colega de equipe na Monster Yamaha Tech3, Pol Espagaró, ao terminar no sétimo lugar, enquanto Aleix Espargaró voltou a colocar a GSX-RR do Team Suzuki Ecstar entre os dez primeiros ao concluir a corrida na nona posição. Fechando o Top 10 ficou o colombiano Yonny Hernández, da Octo Pramac Racing.

Quem não chegou ao fim foram Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar), Cal Crutchlow (CWM LCR Honda), Eugene Laverty (Aspar MotoGP Team) e Alex de Angelis (E-Motion IodaRacing Team). Em temos de Campeonato do Mundo, Lorenzo é agora o líder com 211 pontos, os mesmo que Rossi, enquanto Márquez é terceiro (159) e Iannone mantém o quarto posto (142).

Situação do campeonato após 11 etapas – MotoGP™:

MotoGP_Campeonato_16_08

Banner GP Dorna