Publicidade

Jorge Lorenzo pode não ter conquistado a pole no sábado no MotorLand Aragón, mas esteve imperial neste domingo para liderar todas as voltas do Grande Prêmio de Aragão, conquistando assim a sexta vitória da temporada (segunda consecutiva no traçado) à frente de Dani Pedrosa e do companheiro de equipe na Movistar Yamaha MotoGP, Valentino Rossi.

Lorenzo se aproxima perigosamente de Rossi; está a apenas 14 pontos do líder do campeonato

Lorenzo se aproxima perigosamente de Rossi; está a apenas 14 pontos do líder do campeonato

Lorenzo, que chegou a Aragão com 23 pontos atrás do líder Rossi, desde cedo deixou claro que não estava de brincadeira e com ritmo forte tratou logo de disparar na frente da corrida. O Campeão do Mundo Marc Márquez (Repsol Honda) ainda o acompanhou por algum tempo no que prometia ser uma emocionante luta pela vitória. Contudo, um erro do espanhol na Curva 12 acabou por praticamente colocar ponto final nas suas aspirações ao título. Márquez caiu n segunda volta quando era segundo e não teve como retornar à corrida.

Desta forma, Lorenzo viu-se sozinho na frente do pelotão e já com uma confortável margem sobre os demais. Mas quem começava por surpreender era Andrea Iannone. Mesmo lesionado no ombro esquerdo, o italiano da Ducati Team, que tinha se qualificado em terceiro, fez uma boa largada e chegou a estar no segundo posto. Contudo, na terceira volta começou a perder terreno para acabar a corrida em um merecido quarto lugar.

Publicidade

Na terceira volta Pedrosa chegou à segunda colocação, com Rossi na sua cola em terceiro para dar início a um duelo que acabaria por se revelar o centro de todas as atenções da corrida. Sempre colados desde essa altura, o italiano por várias vezes ameaçou o espanhol, mas só na fase final da prova conseguiu a primeira ultrapassagem.

Contudo, Pedrosa mostrou-se preparado e a cada ultrapassagem de Rossi respondia de imediato, sempre na curva seguinte, com manobra de igual mestria para recuperar a segunda posição para enorme alegria do público da casa. O italiano foi aumentando os ímpetos dos ataques e Pedrosa, que de forma que não lhe é peculiar, respondia com igual agressividade no que foi um espetáculo que seguramente irá para os anais da história como uma das mais emocionantes lutas do MotoGP. De tal forma, que no final Rossi não conseguiu tomar de Pedrosa o segundo lugar, tendo que contentar com a terceira colocação.

Dani Pedrosa: “Foi muito complicado manter-me concentrado nos tempos por volta e, ao mesmo tempo, fechar as portas porque o Rossi estava mais rápido em muitas curvas. Estava tentando não perder muita velocidade e não lhe dar muito espaço. As últimas dez voltas foram mesmo difíceis porque ele estava dando tudo pelo segundo lugar. Depois sabia que tinha menos aderência nas últimas voltas porque sentia sempre o motor dele atrás de mim. Tentei lutar e manter-me na frente porque sabia que era essa a chave para ser segundo. Foi uma boa luta, não sei quantas vezes nos ultrapassamos, mas foi bom chegar ao fim e terminar em segundo perante os meus fãs”.

Valentino Rossi: “Tentei tudo, mas infelizmente o Dani conseguiu sempre ultrapassar-me na curva seguinte. Seja como for, estou satisfeito; é um pódio e foi uma boa corrida. Melhorei muito o ritmo em comparação com os treinos. Foi difícil tentar bater o Dani porque ele tinha um ritmo muito bom, mas tentei. Não estou muito contente porque precisava daqueles cinco pontos extra do segundo lugar, mas hoje não foi possível. Seja como for, foi um bom resultado”.

Publicidade

Logo_MotoGP_150x77Mais atrás, a 7,858s do líder, terminou Iannone, em quarto, seguido do companheiro de equipe Andrea Dovizioso. Dovizioso, que está tendo uma temporada de altos e baixos após início promissor, fez uma excelente largada para cruzar a linha de chegada em sétimo no final da primeira volta e duas voltas depois era já quinto, posição em que terminou a 24,322s do líder frente.

Não muito longe, a mais de meio segundo, terminou Aleix Espargaró que assim voltou a dar ao Team Suzuki Ecstar mais um grande resultado com o sexto lugar. Enquanto isso, Cal Crutchlow (LCR Honda) levou a melhor na luta dos pilotos satélite ao concluir a corrida em sétimo, à frente da dupla da Monster Yamaha Tech3, Bradley Smith e Pol Espargaró, com Yonny Hernández (Octo Pramac Racing) completando o Top 10.

Em termos de Campeonato, Rossi continua a liderar com 263 pontos, 14 a mais que Lorenzo, enquanto Márquez está agora a 79 pontos de distância, com Iannone apenas a mais 12, em quarto.

Situação do campeonato a apenas quatro etapas:

Publicidade

MotoGP_campeonato_27_09

Banner GP Dorna