Publicidade

OS NÚMEROS DO GP APEROL DE SAN MARINO E RIVIERA DI RIMINI

É a 13ª etapa de 2013, em Misano, a apenas dez quilómetros da terra natal de Valentino Rossi. Se você pensa que são apenas números, está enganado…

MotoGP™

MotoGP™

120 – O terceiro lugar de Dani Pedrosa em Silverstone foi o seu 120º pódio em Grandes Prêmios. Trata-se de apenas menos um que os conseguidos por Phil Read em toda a carreira, a mesma em que conquistou sete títulos mundiais (dois nas 500cc, quatro nas 250cc e um nas 125cc).

Publicidade

50 – O segundo lugar de Marc Márquez em Silverstone foi o 50º pódio da sua carreira de GPs, o que faz dele o mais jovem a atingir o feito, com apenas 20 anos e 196 dias de idade. Ele bateu o recorde do companheiro de equipe Dani Pedrosa, que tinha 21 anos e 162 dias de idade quando marcou o 50º pódio da carreira, na primeira corrida de 2007 no Qatar.

50 anos – No dia da corrida em Misano passam exatamente 50 anos do dia em que Giacomo Agostini estreou nos Grandes Prêmios na classe de 250cc, no GP das Nações de 1963, em Monza, pilotando uma Morini. Ele liderou a corrida nos momentos iniciais antes de ser ver forçado a abandonarr com problemas mecânicos.

45 anos – No dia da corrida em Misano terão passado exatamente 45 anos do dia em que Giacomo Agostini venceu a corrida de 500cc do GP das Nações de 1968, em Monza. Ele terminou à frente de Renzo Pasolini, Angelo Bergamonti, Alberto Pagani e Silvano Bertarelli – a única ocasião em que o Top 5 da categoria rainha foi ocupado apenas por pilotos italianos.

15 – Já se disputaram 15 Grandes Prémios de São Marino; o primeiro em Imola em 1981. Foram três os circuitos a receber o GP de São Marino: Imola duas vezes (1981 e 1983), Mugello quatro (1982, 84, 91 e 93) e Misano por nove vezes (1985, 86, 87, 2007, 08, 09, 10, 11 e 12).

Publicidade

15 – Os pilotos KTM venceram as últimas 15 corridas consecutivas da Moto3™. Esta é a terceira mais longa sequência de vitórias consecutivas de uma só marca na categoria mais pequena dos Grandes Prêmios; apenas a Honda tem sequências mais longas: 19 entre 1990 e 91 e 17 entre 1992 e 1993.

3 – Os mesmo três pilotos (Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa e Marc Márquez) estiveram no pódio nas últimas três corridas de MotoGP. Esta é a primeira vez que o pódio de três corridas consecutivas da categoria rainha é sempre composto por pilotos espanhóis.

0 – Após o Grande Prêmio de Inglaterra já não há pilotos na categoria de MotoGP com pontos somados em todas as corridas. Andrea Dovizioso foi o único piloto a pontuar nas primeiras 11 corridas do ano, mas sofreu queda na penúltima volta em Silverstone. Por coincidência, esta foi a primeira vez que Dovi ficou com zero ponto desde o GP de Inglaterra do ano passado.

0 – Nenhum dos pilotos da presente temporada da Moto3™ já venceu no Grande Prêmio de São Marino, no circuito de Misano.

Publicidade

YAMAHA E TECH3 RENOVAM PARCERIA
A Yamaha confirmou a renovação da parceria com a Tech3 de Hervé Poncharal na categoria rainha para 2014 e 2015

O acordo de dois anos verá a Monster Yamaha Tech3 continuar a correr com protótipos Yamaha YZR-M1 no Campeonato do Mundo de MotoGP™ nas próximas duas temporadas. A Tech3 e a Yamaha são parceiras há mais de uma década, com a Tech3 tendo utilizado máquinas YZR-M1 pela primeira vez no final da temporada de 2002.

EXPECTATIVA CRESCE E A BATALHA CONTINUA EM MISANO
Como reduzir a diferença para o líder do Campeonato Marc Márquez? Esta é a grande preocupação dos rivais

Na última etapa em Silverstone foi o Campeão do Mundo Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, quem levou a melhor sobre o estreante sensação da Repsol Honda Team com uma manobra corajosa na curva Luffield. Lorenzo vai tentar repetir a dose enquanto busca reduzir a diferença para os dois pilotos da Repsol Honda, incluindo Dani Pedrosa que vai tentar converter o seu bom ritmo numa vitória para voltar a se colocar no caminho do título. Contudo, Márquez pode ser difícil de ser batido  no Misano World Circuit Marco Simoncelli, já que terá recuperado do ombro deslocado na queda que sofreu no Warm-Up de domingo em Inglaterra.