Publicidade

MotoGP - Oito anos de corridas espectaculares em Valência

Sendo uma das mais recentes pistas do Campeonato do Mundo de MotoGP, Valˆncia tem, mesmo assim, sido palco de excelentes corridas da categoria rainha desde que abriu as portas …s 500cc em 1999. Seguem-se os resumos das corridas disputadas no Ricardo Tormo:

1999 – O francˆs Regis Laconi assinou o seu primeiro triunfo na molhada corrida de 500cc, a primeira de Valˆncia. O piloto de f brica da Honda Thoru Ukawa ganhou nas 250cc, enquanto as 125cc foram ganhas por Gianiuigi Scalvini, a sua estreia em termos de vit¢rias.

2000 – A vit¢ria nas 500cc foi uma vez mais para a Red Buli Yamaha – desta feita para Garry McCoy, que somou o terceiro triunfo do ano. A corrida de 250cc foi ganha por Shinya Nakano que bateu o companheiro de equipa da Yamaha Olivier Jacque. Roberto Locatelli foi o mais forte nas 125cc a caminho do t¡tulo mundial.

Publicidade

2001 – O piloto da casa Sete Gibernau assinou a primeira vit¢ria da carreira num GP de 500cc molhado aos comandos de uma Suzuki. Daijiro Kato triunfou nas 250cc a caminho do t¡tulo e Manuel Poggiali levou a melhor numa das mais disputadas corridas de sempre das 125cc, com apenas 2,078s a separarem os dez primeiros classificados.

2002 – O veterano brasileiro Alex Barros ganhou a primeira corrida da era de MotoGP disputada em Valˆncia depois de  rdua batalha com Valentino Rossi. Menos de um quarto de segundo foi a diferen‡a entre os dois na linha de meta. Marco Melandri continuou a dominar nas 250cc com a nona vit¢ria em 2002 e o jovem de 17 anos Dani Pedrosa assinou a primeira vit¢ria em casa nas 125cc.

2003 – Valentino Rossi estreou-se a ganhar em Valˆncia na sua £ltima corrida com a Honda de MotoGP e que lhe deu o terceiro Campeonato do Mundo. Randy de Puniet ganhou nas 250cc com menos de um d‚cimo de margem sobre Toni Elias. O jovem de 18 anos Casey Stoner assinou a primeira vit¢ria nas 125cc aos comandos de uma Aprilia.

2004 – Valentino Rossi repetiu o triunfo, desta feita com a Yamaha Ml. O publico da casa teve muito que festejar nas classes mais baixas, com Dani Pedrosa a levar a melhor nas 250cc, batendo o compatriota Toni Elias e com Hector Barber  a triunfas nas 125cc.

Publicidade

2005 – Marco Melandri ganhou a corrida de MotoGP por menos de um d‚cimo de vantagem sobre Nicky Hayden. Valentino Rossi veio de 15ø da grelha para o mais baixo do p¢dio. Dani Pedrosa repetiu o triunfo nas quarto de litro. Mika Kailio triunfou nas 125cc, mas perdeu o t¡tulo por cinco pontos para Thomas Lthi.

2006 – Troy Bayliss, em substitui‡Æo do lesionado Sete Ginernau, levou a melhor sobre o companheiro de equipa da Ducati Loris Capirossi na primeira dobradinha da marca italiana. Nicky Hayden fechou o p¢dio, tornando-se no £ltimo CampeÆo do Mundo das 990cc depois de Valentino Rossi ter ca¡do na 5a volta e nÆo ter ido al‚m da 13a posi‡Æo. Alex de Angelis somou a £nica vit¢ria num GP de 250cc e o actual candidato ao ceptro de 125cc Hector Faubel venceu nas 125cc em casa.