Publicidade

MotoGP - Quedas 2007: o ano em números

Quando os melhores pilotos do mundo rodam ao limite num potente prot¢tipo de competi‡Æo, como ‚ o caso de cada Grande Pr‚mio de MotoGP ao longo da ‚poca, as quedas sÆo uma desafortunada e espectacular consequˆncia.

Os pilotos tˆm consciˆncia do perigo sempre que deixam as boxes, mas a maior parte deles preocupa-se mais com nÆo perder pontos para o campeonato do que com fracturas e n¢doas negras. Mesmo assim, as quedas sÆo sempre analisadas todos os anos e sempre com a seguran‡a dos pilotos em mente.

As estat¡sticas no final de 2007 mostraram que se tratou de mais um ano de melhorias em termos de seguran‡a, com a redu‡Æo das quedas por Grandes Pr‚mios a ser uma tendˆncia.

Publicidade

Apesar do total de quedas ter aumentado de 647 em 2006 para 672 em 2007, o n£mero de Grandes Pr‚mios tamb‚m aumentou de 17 para 18. Assim, o n£mero de acidentes por Grande Pr‚mio passou de uma m‚dia de 40,3 para 39,5 em 2007 – sempre com Laguna Seca a fazer parte das contas apesar de ser uma pista onde apenas os pilotos de MotoGP correm.

Em termos de quedas por categoria, dos 672 acidentes de 2007, 117 verificaram-se no MotoGP (36 em corridas e o resto em treinos), 256 nas 250cc (81 em corridas) e 299 nas 125cc (91 em corridas).

Na maior parte dos circuitos assistiu-se a menos quedas que no ano anterior; Donington Park, Motegi, Sachsenring e Phillip Island foram as excep‡äes, em boa parte devido …s condi‡äes climat‚ricas que se fizeram sentir.

Randy de Puniet foi o piloto de MotoGP que mais quedas sofreu; foi ao chÆo por 12 vezes este ano – uma ligeira melhoria por parte do francˆs que em 2006 sofreu 14 quedas. Atr s de De Puniet surgiu Shinya Nakano, dez acidentes, e Carlos Checa, com nove.

Publicidade

Nas 250cc a lista foi tamb‚m encabe‡ada por um gaulˆs, Jules Cluzel e tamb‚m pelo jovem checo Karel Abraham com 16 quedas cada – Alex de Angelis e Marco Simoncelli sofreram 15 acidentes cada e o estreante espanhol µlvaro Bautista caiu por 14 vezes.

Enquanto isso, nas monocil¡ndricas Lukas Pesek e o estreante Pol Espargar¢ sofreram 15 acidentes, mais dois que Randy Krummenacher e Lorenzo Zanetti. Dado interessante foi o facto do cinco vezes CampeÆo do Mundo da categoria rainha Valentino Rossi e o novo CampeÆo do Mundo de MotoGP Casey Stoner terem sofrido o mesmo n£mero de quedas durante o ano – seis cada. Para Stoner foi um ano de significativas melhorias nesta mat‚ria depois de ter ca¡do por 14 vezes em 2006, enquanto para Rossi representou um aumento de quedas face ao ano anterior.

Tal como Stoner, os homens que ficaram na frente das 250cc e 125cc, Jorge Lorenzo e Gabor Talmacsi, respectivamente, sofreram poucas quedas – o espanhol caiu cinco vezes e o h£ngaro apenas duas.