Publicidade

O que vimos hoje no GP da Argentina não foi coisa de seres humanos, foi coisa de algum extraterrestre ou algum “deus do motociclismo”. Não cremos que voltaremos a ver tão cedo outra corrida tão soberba como a que Valentino Rossi nos proporcionou neste domingo (19) no Circuito de Termas do Rio Hondo. “The Doctor” mostrou porque é nove vezes campeão do mundo e, mesmo com idade muito superior à de muitos pilotos da MotoGP, ainda tem muita bala na agulha para gastar, com reais chances de chegar ao décimo título. O público superior a 50 mil pessoas no circuito foi brindado com uma prova inesquecível, que vai ficar para a história do Campeonato Mundial de MotoGP™.

Rossi foi soberbo em Termas do Rio Hondo

Rossi foi soberbo em Termas do Rio Hondo

Apesar de Pol Espargaró ter pulado à frente do pole Marc Márquez, não teve moto para manter-se à frente, perdendo a posição para Márquez antes mesmo da primeira volta. A partir daí Márquez passou a abrir distância do segundo pelotão composto de Crutchlow, Dovizioso, Iannone. Lá atrás, largando na oitava posição, Rossi abria temporada de caça aos que estavam à sua frente, conquistando posições uma a uma, passando seu companheiro de equipe, Lorenzo, na 6ª volta, continuando sua batalha até que chegou a segundo na 10ª volta, com Márques a 4 segundos na sua frente. Rossi não esmoreceu e enrolou o cabo atrás do líder, ganhando preciosos décimos de segundo a cada volta.

Apesar da enorme superioridade de Márquez, a escolha de pneus foi decisiva para o desfecho da corrida. O abrasivo piso de Termas de Rio Hondo foi implacável com os pneus escolhidos por Márquez (duro na frente e duro atrás), o que fez com que o campeão de 2013 e 2014 começasse a perder aderência nas curvas. Rossi que optou por outro tipo de pneu na traseira (duro na frente e extra-duro atrás) levou vantagem pois seus pneus demoraram mais para se desgastar. A vantagem de Márquez foi sendo reduzida a cada volta, levando o público à loucura, torciam apaixonadamente por Rossi.

Publicidade

Nas últimas voltas Rossi zerou a diferença e saiu à caça do líder, protagonizando um duelo de tirar o fôlego de qualquer amante dos esportes de velocidade em duas rodas. Espetáculo daqueles em que os batimentos cardíacos vão a mil e a adrenalina sobe como se estivéssemos pilotando também, de garupa na moto de Rossi. Na penúltima volta Márquez foi infeliz e tocou a roda traseira da moto de Rossi por duas vezes, mas no último toque perdeu o equilíbrio, indo ao chão e tendo que abandonar a corrida tão perto de vencer ou ficar com uma honrosa segunda colocação que lhe renderia precisos pontos pela disputa do campeonato.

Marc Márquez cai após tocar duas vezes a roda traseira da moto de Rossi

Marc Márquez cai após tocar duas vezes a roda traseira da moto de Rossi

A partir daí Valentino Rossi seguiu em frente para receber a bandeirada com cinco segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Andrea Dovizioso, enquanto Cal Crutchlow roubou o último lugar do pódio de Andrea Iannone a poucos metros da linha de chegada. O colega de equipe de Rossi, Jorge Lorenzo, foi quinto, à frente de Bradley Smith. Aleix Espargaró terminou em sétimo, à frente do irmão Pol, com Scott Redding e Maverick Viñales completando o top 10.

Mais uma vez se confirma a evolução das Ducati de Doviziozo e Iannone, que conquistaram a 2ª e a 4ª posição, com Cal Crutchlow, que fez uma ótima corrida, de penetra entre eles. Rossi conta agora com mais seis pontos de vantagem sobre Dovizioso no Campeonato do Mundo de MotoGP™ e 30 a mais do que Márquez, 5º colocado na classificação.

Publicidade

Resultados da etapa argentina – MotoGP™:

Resultado

Resultado da MotoGP™ – GP da Argentina

Posição do campeonato após 3 etapas – MotoGP™:

SSS

Posição do campeonato após 3 etapas – MotoGP™

Publicidade

Banner GP Dorna

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.