Publicidade

Silverstone, com pista molhada, voltou a ser palco de uma corrida absolutamente imprópria para cardíacos e que, no final de contas, poderá muito bem ter decidido o título após a quarta vitória da temporada do “mestre no molhado” Valentino Rossi, à frente de um surpreendente Danilo Petrucci e de Andrea Dovizioso, com Jorge Lorenzo em quarto e Marc Márquez abandonando após sofrer queda no meio da corrida.

Rossi muito perto do seu décimo título na MotoGP™

Rossi muito perto do seu décimo título na MotoGP™

Valentino Rossi: “Quando vi no telão gigante que o Marc tinha caído abrandei porque pensei que tinha uma grande vantagem. Mas na MotoGP não se pode descansar, todos querem te vencer! Estava à espera de que o Danilo não arriscasse demais porque era o primeiro pódio dele. Mas tive de manter a concentração por causa das condições, não queria cometer erros. Corri de forma muito suave e a minha moto esteve fantástica, gostei mesmo muito. Tive apenas de correr pelas curvas”.

Inicialmente, com a corrida declarada como “pista seca”, a chuva resolveu aparecer na volta de apresentação, antes da largada, e obrigou todos os pilotos a entrarem na via de boxes o que, por sua vez, levou a direção de prova a atrasar a largada por questões de segurança e depois declarar a corrida “com pista molhada”, isso depois de todo o grid ter trocado para motos com pneus de chuva.

Publicidade

Vinte e cinco minutos passados os pilotos largaram sem problemas, com Rossi, Márquez e Lorenzo ocupando as três primeiras posições após uma primeira volta liderada pelo espanhol da Movistar Yamaha MotoGP.

Com a liderança da geral em jogo, Rossi tratou de responder ao colega de equipe assim que pôde e na segunda volta era já líder. Enquanto isso Lorenzo perdia terreno devido a problemas com a viseira do capacete a ficar embaçada, chegando mesmo a estar em sexto. Com isso o italiano isolava-se na frente com o bicampeão do Mundo da Repsol Honda colado na sua rabeta.

Contudo, Marc Márquez acabou caindo na 13ª volta, na Curva 1. Se com esse episódio Rossi ficava então tranquilo para correr isolado até o final, o espanhol Márquez pode muito bem ter acabado com as aspirações de chegar ao tricampeonato. Ao mesmo tempo, o que até então era uma luta a dois pelo terceiro lugar do pódio entre os Petrucci e Dovizioso convertia-se em uma batalha pela segunda posição.

Danilo Petrucci: “Não compreendi porque é que o Valentino começou a ficar tão perto a cada volta. Mas depois o Dovizioso surgiu e a chuva começou a cair mais forte e comecei a temer ‘perder a frente da moto’. Nas últimas duas voltas o Dovi recuperou um pouco, mas na última volta, na última curva, comecei a rir sozinho dentro do capacete porque nem acreditava!”

Publicidade

Dovizioso, com sua Ducati, ainda chegou a impor-se sobre o piloto da satélite da Octo Pramac Racing, o que não durou muito. Petrucci respondeu ao compatriota e após uma volta em terceiro, passou Dovi para garantir que a estreia no pódio do MotoGP seria feita com a segunda posição. Petrucci ainda esboçou um ataque à liderança, chegando a aproximar-se perigosamente de Rossi durante algumas voltas, mas o líder da geral acabou por responder de forma contundente, mostrando que tinha muitas cartas na manga para gastar.

Andrea Dovizioso: “Foi muito, muito duro. A chuva chegou forte e a roda traseira perdeu rendimento – para todos. Lutamos muito. O Petrucci é como um cão, não larga o osso. Tive medo porque ele freia mesmo muito tarde e forte. Estava esperando vê-lo cair em todas as frenagens. Ele correu  mesmo muito forte, pelo que está de parabéns. Estou mesmo contente por este pódio. Foi um fim‑de‑semana positivo e estou satisfeito por ir forte para a corrida em casa”.

Enquanto isso, Lorenzo minimizava as perdas com o quarto lugar, a 5,7s de Rossi, passando agora a ocupar a segunda posição no Campeonato. Atrás dele e fechando a lista dos cinco primeiros ficou Dani Pedrosa. O piloto da Repsol Honda não tirou proveito da terceira posição da grid e levou a cabo corrida discreta para terminar já a mais de 11 segundos do líder.

Scott Redding (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS) foi o melhor entre os pilotos da casa ao terminar em sexto e relegar Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3) para para sétimo. Andrea Iannone, da Ducati Team, não conseguiu tirar vantagem da queda de Márquez em termos de Campeonato ao terminar em oitavo, enquanto Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar) e Álvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini) completaram a lista dos dez primeiros.

Publicidade

Ao longo das 20 voltas de corrida registaram-se ainda as quedas de Yonny Hernández (Octo Pramac Racing), dos pilotos da LCR Honda Jack Miller e Cal Crutchlow, Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini) e Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech3). Crutchlow foi ao chão na sequência de toque do colega de equipe; o australiano não teve como voltar à corrida, enquanto o britânico conseguiu trocar de moto para voltar à prova. Contudo, nova queda duas voltas depois colocou ponto final antecipado na sua prova em casa.

Em termos de Campeonato do Mundo, Rossi é agora o líder isolado com 236 pontos, seguido de Lorenzo (224), Márquez (159), Iannone (150) e Dovizioso (120).

Situação do campeonato após 12 etapas – MotoGP™:

MotoGP_campeonato_30_08

Banner GP Dorna