Publicidade

A partir do ano que vem, as máquinas da MotoGP oferecerão mais comunicação entre pilotos e equipes durante a realização das provas. Isso porque a Comissão de Grandes Prêmios aprovou uma série de medidas em reunião ocorrida no último final de semana, na Holanda, e dentre elas estava a pauta de painéis aptos a receber mensagens de texto.

Máquinas da MotoGP e da Moto3 receberão mensagens eletrônicas em seus painéis a partir do ano que vem

Máquinas da MotoGP e da Moto3 receberão mensagens eletrônicas em seus painéis a partir do ano que vem

Diferente do que acontece em competições como a Fórmula 1, por exemplo, onde existe uma comunicação direta com as equipes por rádio e os carros fornecem uma série de informações em tempo real, na MotoGP os pilotos correm praticamente ‘às cegas’, recebendo informações, basicamente, das placas posicionadas na reta principal ao final de cada volta. Além disso, atualmente, o painel trás apenas as informações de bandeira vermelha ou preta, por ordem da Direção de Prova, mas não permite envio de mensagens.

Na Moto2 a mudança chega em 2019, junto dos novos motores - que a partir de então serão fornecidos pela Triumph

Na Moto2 a mudança chega em 2019, junto dos novos motores – que a partir de então serão fornecidos pela Triumph

Publicidade

A Comissão de Grandes Prêmios informou que divulgará em breve uma lista exata com as mensagens que poderão ser exibidas no painel das motos. Acredita-se que elas devem levar em consideração o apelo dos pilotos, que solicitam comunicação também com as equipes, para ter mais informações sobre tempos de volta, clima e trocas de pneus.

Os novos painéis chegam à MotoGP no ano que vem, 2018, assim como para a categoria Moto3. Para a Moto2 o recurso eletrônico é previsto para 2019, quando as motos também receberão os novos motores Triumph de três cilindros e 765 cc – que substituem os atuais Honda de 600 cc e quatro cilindros. A Comissão é composta pelas autoridades composta pelos Carmelo Ezpeleta (Dorna), Paul Duparc (FIM, Federação Internacional de Motociclismo), Herve Poncharal (IRTA, Associação Internacional das Equipes de Corrida) e Takanao Tsubouchi (MSMA).

Separador_motos

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza