Publicidade

O Campeonato do Mundo de MotoGP ™ no circuito de Barcelona – Catalunya deste domingo (5) começou com um dia ensolarado, anunciando uma prova daquelas de arrepiar. E não deu outra, vimos um Valentino Rossi encapetado largando da 5ª posição do grid, disposto a mostrar para os jovens pilotos como é que se corre na categoria Rainha. Rossi foi soberbo, perfeito, deu uma aula como só ele sabe dar, mostrando que apesar da idade ainda tem muitas alegrias a proporcionar à sua apaixonada torcida.

O "Doutor" mostrou na Catalúnya que ainda tem muita lenha pra queimar

O “Doutor” mostrou na Catalúnya que ainda tem muita lenha pra queimar

Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, isso depois de uma guerra de titãs com o jovem espanhol Marc Márquez (Repsol Honda Team) que chegou a 2,65s atrás, seguidos por Dani Pedrosa (Repsol Honda Team) a 6,31s do líder. A alta temperatura da pista obrigou os pilotos a serem cautelosos quanto à escolha dos pneus. Todos, exceto os três pilotos da Monster Yamaha Tech, Dani Pedrosa e Tito Rabat, alinharam com pneus duros.

Rossi deu uma aula de pilotagem

Rossi deu uma aula de pilotagem

Publicidade

Máquez, apesar de mais uma vez largar da pole, pela primeira vez em casa, não fez uma boa largada, permitindo que Lorenzo assumisse a ponta antes mesmo da primeira curva, ficando em segundo.

Foi também na largada que Rossi meteu-se em um enxame de pilotos e acabou caindo para sétimo. No início da segunda volta Rossi e Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar) fizeram uma ultrapassagem espetacular sobre Andrea Iannone (Ducati Team), rebaixando o italiano para sexto. “The Doctor” estava “em chamas” e ficou grudado na rabeta da moto de Pedrosa, passando-o na terceira volta. Na sétima volta, The Doctor assumiu a liderança, ultrapassando seu companheiro de equipe Lorenzo, que demonstrava estar tendo problemas com sua moto.

Apesar da largada perfeita, Jorge Lorenzo, o atual Campeão do Mundo de MotoGP ™ parecia confortável na frente, mas sua liderança não iria durar. Na sétima volta, aparentemente teve problemas na moto e passou de primeiro para terceiro em apenas uma volta. Seu ritmo continuou a cair e ele se viu na quarta posição, ultrapassado por Pedrosa e por Viñales logo depois. Depois da corrida ele disse que seus pneus se acabaram precocemente, prejudicando o desempenho da sua moto. Para completar o azarado dia de Lorenzo, Iannone perdeu o ponto de frenagem na 17ª volta e colidiu na traseira dele, indo ambos ao chão.

Resultado da corrida – MotoGP™

MotoGP_corrida_05_06

Publicidade

Nas últimas cinco voltas viu-se uma feroz batalha entre Rossi e Márquez. Apesar do espanhol buscar todo o seu talento, não conseguiu superar o italiano, tendo que se contentar com a segunda posição. As duas últimas voltas mostraram um Rossi disposto a vencer sem dar chances para nenhum de seus adversários. E foi o que ele fez, com maestria.

Mesmo não vencendo, Márquez conquistou os pontos necessários para ser líder na classificação geral, com dez pontos de vantagem sobre Lorenzo em segundo. Rossi, Márquez e Pedrosa foram para o pódio vestindo camisetas com homenagem à memória do falecido Luis Salom.

Situação do campeonato de MotoGP™ após 7 etapas

MotoGP_campeonato_05_06

Separador_MotoGP

Publicidade
Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.