Publicidade
Foto: EcoBike

Foto: EcoBike

Um Show de Tecnologia !

As mais renomadas marcas do mundo estão representadas no salão da motocicleta no Expo Center Norte. Se considerarmos que a Honda e Yamaha devam estar entre elas, não compreendemos a sua ausência. Verdade que, estiveram no salão do Esporte e Aventura, mas a representatividade do setor está presente neste salão específico para motocicletas e essas duas grandes marcas não estão lá. No mínimo estranho.

A gigante Japonesa Kawasaki veio plantar suas raízes no Brasil e se fez presente com uma linha completa, desde as grandes custom com transmissão por correia (como as Harleys) até a pequena Ninjinha 250, passando por esportivas e nakeds estilo Robocop de última geração. Especificamente a 250, uma bi cilíndrica quatro tempos 8 válvulas DOHC e refrigeração líquida, potência declarada de 32Hp a 11,000 RPM, injetada e toda carenada. Vai dar o que fazer às marcas ausentes.

Publicidade

Outra presença notável foi a renomada esportiva Bimota. Representada pela Bimotabrasil, conta com dois modelos, a DB6 e a DB6R assinadas pelo renomado designer italiano Robbiano trazem o que há de mais moderno e exclusivo na fabricação artesanal de motocicletas. Cada uma é produzida do primeiro ao último parafuso pelo mesmo operador, que assina pessoalmente o relatório de montagem de acordo com o pedido personalizado do cliente, assim é feito hoje com as marcas de automóveis mais exclusivas do mundo.

Foto: Bimota

Foto: Bimota

Entre esses dois extremos temos a gama mais completa dos últimos anos. Uma área exclusiva aos exportadores da China que vieram em comissão do seu governo mostrar toda a gama de peças e componentes disponíveis no mercado.

Uma das maiores áreas do salão pertence à Suzuki. Sua extensa linha cobre desde as maiores motos custom 1500, passando pelas grandes esportivas, Bandits (Nakeds), a pequena Yes, os Scooters e Quads. Nas Enduro temos a nova versão de rua da DRZ400 E com equipamento legal para emplacar.

Publicidade

Mas nessa grande segmentação que ocorre aqui vemos ainda nas grandes marcas representadas pela Izzo Motors uma presença marcante. Ocupando a maior área do salão estão: as americans Harley-Davidson e Buell, italianas: Ducati, MV Agusta, Huskvarna, Benelli que é a mais recente adição ao “clube” das grandes marcas da Izzo e os Scooters Malaguti que tem a versão Ducati-Xerox como uma mascote da especialíssima Ducati 999R. A inglesa Triumph traz novamente a sua linha completa que veio acompanhada da visita dos proprietários da marca ao salão. Podemos esperar grandes avanços na comercialização e no pós-venda dessa marca.

Na área de moto-peças temos uma associação interessante verificada na parceria da Moto Amazonas e a gigante multinacional Delphi. Resultando dessa parceria a primeira moto Flex injetada do mundo. Todos componentes da injeção, como bomba de combustível, Catalisador, corpo da borboleta, bico injetor etc. são aplicados no modelo AME300cc que poderá funcionar tanto no álcool quanto na gasolina.

Ainda na tecnologia de ponta vemos a aplicação da motorização elétrica numa bicicleta, a EcoBike City 250. Produzida em Novo Hamburgo, RS. Tem capacidade para 40Km entre cargas de 6 a 8 horas. Baterias de chumbo-ácido 36 Volts e motor de 250 Watts chega a 25Km/h sem a ajuda do pedal. Pode ser encontrada nos grandes magazines pelo preço aproximado de 2000 reais.