Publicidade

O site Motonline prepara algumas boas mudan‡as na pauta a partir da pr¢xima semana, quando entrarÆo no ar duas novas editorias: avalia‡Æo e picapes. A editoria de avalia‡Æo vai inaugurar em grande estilo com a apresenta‡Æo da Honda CBR 600RR. NÆo se trata de um teste, mas a avalia‡Æo, sensa‡Æo de pilotagem, dados de mercado, detalhes t‚cnicos e fotos. Optamos por nÆo realizar testes com medi‡äes por questäes de seguran‡a, j  que no Brasil nÆo dispomos de uma pista segura o bastante para medir dados como velocidade final. Segundo o jornalista especializado Geraldo Tite Simäes, “os n£meros apresentados pelas f bricas sÆo absolutamente confi veis e realizados em condi‡äes perfeitas de clima, vento e pressÆo atmosf‚rica”.

Com 23 anos de experiˆncia em testes, Geraldo j  teve a oportunidade de confrontar os dados fornecidos por fabricantes com os resultados obtidos com instrumenta‡Æo pr¢pria e as diferen‡as sÆo desprez¡veis: “geralmente o piloto de teste da f brica procura um local ao n¡vel do mar, com temperatura pr¢xima de 25§C e umidade relativa do ar alta, o que favorece alguns parƒmetros de desempenho, por‚m nÆo chegam a representar nem 5 km/h a mais de velocidade m xima ou um d‚cimo de segundo em avalia‡äes de acelera‡Æo e retomada, para valores como 250 km/h ou 2,3 segundos. Basta uma rajada de vento para que apare‡am diferen‡as. Al‚m disso, os pilotos das f bricas conhecem profundamente o produto a ponto de saber como tirar a melhor performance. J  foi o tempo que as f bricas escondiam os dados de desempenho, hoje o interesse ‚ se aproximar o m ximo poss¡vel da clareza de informa‡Æo”.

Por outro lado podemos usar as ferramentas do Motonline para comentar detalhes como o posicionamento do produto no mercado, os n£meros de venda, cota‡Æo de usados e at‚ abrimos espa‡o para que os leitores comentem na se‡Æo de cartas.

A outra nova editoria ‚ sobre Picapes. O mercado oferece um bom leque de produtos neste nicho, por‚m ultimamente as montadoras estÆo fortalecendo o segmento das picapes cabine dupla, o que limita o compartimento de carga e at‚ impede o transporte de motos dentro dos preceitos da lei. Algumas poucas montadoras ainda mantˆm os modelos de cabine simples que podem levar at‚ trˆs motos, como ‚ o caso da Ford F250, que transporta at‚ 1.020 kg, ou da Toyota Hilux cabine simples, que leva at‚ 1.235 kg. Vamos avaliar tamb‚m as picapes pequenas, como Fiat Strada. A informa‡Æo mais importante para n¢s ‚ a capacidade e dimensäes da ca‡amba, mas vamos mostrar tamb‚m o conforto, acabamento, opcionais, consumo, desempenho (dados dos fabricantes) etc.

Publicidade

Portanto, prepare-se para uma turbinada no Motonline a partir da pr¢xima semana e nÆo perca as novidades.