Motor de seis cilindros em linha Twin Turbo da BMW conquista título de Motor Internacional do Ano

Com seis prˆmios para cinco motores conquistados no –Motor Internacional do Ano – 2008– , a BMW defendeu com sucesso sua posi‡Æo como o principal fabricante de motores eficientes de alto desempenho do mundo. Pela segunda vez consecutiva, o motor de seis cilindros em linha e 3 litros com Twin Turbo e HPI (Inje‡Æo de Alta PrecisÆo) venceu na classifica‡Æo geral deste significativo campeonato internacional de motores. O motor de 225 kW/306 bhp utilizado no BMW S‚rie 3, no BMW S‚rie 1 Coup‚ e Conves¡vel, assim como no novo BMW X6, tamb‚m repetiu a vit¢ria do ano passado na categoria de motores entre 2,5 e 3 litros.

Apenas um motor havia anteriormente conseguido repetir a vit¢ria geral na competi‡Æo de –Motor Internacional do Ano–: o motor V10 de 5 litros e alta rota‡Æo utilizado nos modelos BMW M5, BMW M5 Touring, BMW M6 Coup‚ e BMW M6 Convers¡vel conquistou o primeiro prˆmio em 2005 e 2006. Este ano o motor de 373 kW/507 bhp venceu na categoria acima de 4 litros. A BMW M GmbH conseguiu emplacar mais um vencedor: o motor V8 de 309 kW/420 bhp utilizado no novo BMW M3 venceu na categoria de motores entre 3 e 4 litros. Al‚m disso, o motor a diesel de 2 litros e quatro cilindros com Twin Turbo Vari vel usado no BMW 123d recebeu o prˆmio de –Melhor Novo Motor– de 2008. E o motor de quatro cilindros e 1,6 litro com Twin Scroll Turbocharger e inje‡Æo direta de gasolina usado no MINI Cooper S conseguiu repetir a vit¢ria do ano passado na categoria de motores entre 1,4 e 1,8 litro.

Pela primeira vez na hist¢ria da competi‡Æo, o t¡tulo de –Melhor Novo Motor do Ano– foi para um motor a diesel. O motor a diesel de quatro cilindros e 150 kW/204 bhp com Twin Turbo Vari vel conquistou o t¡tulo gra‡as a uma rela‡Æo £nica entre desempenho e eficiˆncia. Como o primeiro motor a diesel totalmente de alum¡nio do mundo, ele gera uma potˆncia espec¡fica de mais de 100 bhp por litro de deslocamento. Ao mesmo tempo ele possibilita que o BMW 123d apresente um consumo m‚dio de combust¡vel de 5,2 l/100 km em um ciclo de teste EU e um n¡vel de emissÆo de CO2 de 138 g/km. Isso ‚ um ¢timo exemplo dos resultados eficientes da estrat‚gia de desenvolvimento BMW EfficientDynamics.

Com a atual conquista de seis trof‚us, o BMW Group continua a dominar de forma impressionante a competi‡Æo de motores, que ocorre h  dez anos. O sucesso repetido do motor de seis cilindros em linha com Twin Turbo representa a sexta vit¢ria geral para a empresa desde a primeira edi‡Æo do prˆmio –Motor Internacional do Ano– em 1999. A gama atual de motores bem sucedidos do BMW Group ‚ tamb‚m incr¡vel. Ela compreende desde o motor de quatro cilindros e 128 kW/175 bhp do MINI Cooper S at‚ os dois motores de alta rota‡Æo fabricados pela BMW M GmbH.

A premia‡Æo de –Motor Internacional do Ano– ocorre desde 1999 e a escolha ‚ feita por um j£ri internacional formado por proeminentes jornalistas ligados ao setor automotivo. Este ano a equipe de especialistas era formada por 65 importantes jornalistas de 32 pa¡ses, entre eles os EUA, JapÆo, China, R£ssia, Öndia, Alemanha, Fran‡a, Nova Zelƒndia, Cor‚ia e µfrica do sul, e este ano, Romˆnia e Pol“nia. SÆo concedidos prˆmios em onze categorias, assim como um prˆmio para o vencedor na classifica‡Æo geral. A cerim“nia de premia‡Æo acontecer  no dia 7 de maio durante a –Engine Expo 2008– em Stuttgart.