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Foto: modelos S500

Foto: modelos S500

Nesta segunda, 05/03/2007, tivemos a honra de sermos convidados para a coletiva de lan‡amento das scooters el‚tricas da empresa Motor Z©, que pretende atender com estes modelos o p£blico em geral para que possam, passear, se divertir, usar como alternativa  gil e eficiente para os deslocamentos menores do cotidiano.

Temos ai a primeira incursÆo comercial em ve¡culos de duas rodas el‚tricos no Brasil, por uma tecnologia que j  presenciamos em varias outras modalidades de transporte; vide carros de golfe, veiculo de cadeirantes, entre outros exemplos.

Vale a referencia ainda dos saudosos ve¡culos el‚tricos do Sr. Amaral Gurgel no final dos anos 70 que, na ocasiÆo, nÆo deram frutos por conta do peso e dos custos das baterias.
Nos foi disponibilizado um dos trˆs modelos lan‡ados, no caso o S500 com seu design moderno e atual, dianteira com tra‡o em “V”, protetores de rodas dianteira e traseira, far¢is amplos, duplo retrovisor e carenagem que privilegia o conforto do condutor, e motor de 500 watts ligado diretamente na roda, que dispensa transmissÆo e confere agilidade para o scooter.
A primeira impressÆo ‚ a que teremos de aprender paulatinamente a usar essa tecnologia, pois a condu‡Æo difere contundentemente pela total ausˆncia de ru¡dos, alem de uma estranha diferen‡a que temos no uso de seus freios, tamb‚m fomentada pelo silencio.
Infelizmente, o modelo que mais me chamou a aten‡Æo, o V500, nÆo estava dispon¡vel para o test-drive, porem para os saudosistas de plantÆo como eu, este seria o modelo, que gra‡as as suas linhas rˆtro, nos levaria a um passeio el‚trico aos anos 50/60.
Tanto o modelo S500, bem como o V500 possuem propulsor de 500 watts, propiciando assim uma velocidade de at‚ de 40Km/h, e uma autonomia calculada em 40Km.

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Foto: modelo V500

Foto: modelo V500

O S800, tamb‚m com design moderno, maior que os demais, tamb‚m difere de seus outros irmÆos pela motoriza‡Æo, um motor de 800 watts.
O fabricante informa ainda que estes scooters tem uma manuten‡Æo irris¢ria pois dispensa o uso de ¢leos lubrificantes e dispensa a tradicional manuten‡Æo comum aos motores a combustÆo. Para abastecer, basta ligar na tomada, 110 ou 220 V durante o tempo m ximo de seis horas, e contribuir pela qualidade do ar, e pela diminui‡Æo do ritmo do tÆo mal‚fico ‘efeito estufa’.

Para aqueles que sonham em participar desse processo salutar, foi informado que os pre‡os sugeridos ficam em R$ 3,6 mil para o modelo S500, R$ 3,9 mil para o V500, e R$ 4,5 mil para o S800.
Da mesma forma que os projetos flex, fico feliz em poder ver novas op‡äes vi veis para a substitui‡Æo dos combust¡veis fosseis !