Publicidade
Foto: Scooter S1000

Foto: Scooter S1000

Ecologicamente correto, o scooter S1000, da Motor-Z, conta com dois motores el‚tricos – um em cada roda – e custa R$ 5 200,00

Aumento da emissÆo de COý na atmosfera, diminui‡Æo da camada de oz“nio, al‚m do vilÆo do aquecimento global. Estes trˆs temas nunca foram tÆo discutidos pela sociedade mundial. A preserva‡Æo do meio-ambiente ‚ uma preocupa‡Æo de todo o mundo. Hoje, h  v rias alternativas para diminuir a agressÆo … natureza como, por exemplo, amplia‡Æo das linhas do Metr“, uso do etanol como combust¡vel e a utiliza‡Æo de ve¡culos el‚tricos. Um bom exemplo ‚ o scooter S1000, da Motor-Z. O ve¡culo traz como grande novidade a utiliza‡Æo de dois motores el‚tricos de 500 Watts, bateria remov¡vel e recarreg vel, indicador de carga no painel, rodas aro 12″, porta-objetos e porta-luvas. Al‚m de nÆo polir, a S1000 ‚ autom tica – ou seja – ‚ s¢ acelerar.

Para quem est  acostumado a pilotar motocicletas com motores a combustÆo, subir em um scooter el‚trico ‚ um pouco estranho. NÆo h  “ronco” do motor, al‚m da falta de torque e baixa velocidade final – cerca de 60 Km/h. Temos que pensar para que finalidade este ve¡culo foi constru¡do? Para pequenos trajetos, claro! Como por exemplo rodar em condom¡nios, circular pelo bairro, ir … faculdade ou ao clube. Nestas circunstƒncias, o S1000 cumpre bem seu papel.

Publicidade

Foto: Scooter S1000

Foto: Scooter S1000

O torque (traduzindo, a for‡a) dos dois propulsores el‚tricos de 500 Watts ‚ transferido diretamente para os eixos das rodas dianteira e traseira. Em terrenos planos ou em descidas o scooter da Motor-Z at‚ que roda bem, mas em uma subida ‚ preciso um pouco de paciˆncia. Neste caso, o ve¡culo el‚trico nÆo tem a mesma agilidade de um movido … gasolina. Os propulsores el‚tricos tˆm acionamento nas rodas e sÆo alimentado por um conjunto de baterias de 48Volts. A autonomia ‚ de 40 Km.

Cicl¡stica e Design – Com rela‡Æo a sua parte cicl¡stica, nenhuma novidade: bra‡o oscilante na dianteira e duplo amortecedor na parte traseira. J  os freios sÆo … tambor em ambas as rodas. Em fun‡Æo de sua utiliza‡Æo e velocidade final, o conjunto de suspensÆo e freios est  de acordo com as necessidades. Para ajudar na absor‡Æo de impactos com o piso, o modelo conta com rodas de aro 12″. Um pouco maior que os outros modelos el‚tricos da Motor-Z, a S1000 tem 1,8m de comprimento e 1,3m de largura.
Feito na China, o S1000 tem o desenho inspirado nos scooters europeus, j  que traz carenagem maior, que oferece conforto e prote‡Æo para o piloto. Na frente, o scooter tem duplo farol em formato “V”. O painel ‚ completo e conta com veloc¡metro, indicador de carga da bateria, luzes-espia e controle de tra‡Æo, no qual o piloto pode acionar quaisquer um dos motores (traseiro ou dianteiro) ou os dois simultaneamente para as subidas ¡ngremes ou simplesmente para obter maior velocidade.
Mas h  outras vantagens de se pilotar um ve¡culo el‚trico: nÆo sÆo necess rias revisäes peri¢dicas, muito menos esticar a corrente, limpar o filtro de ar ou trocar o ¢leo. Apesar de tanta facilidade, o S1000 demora de 2 a 8 horas para carregar. Por‚m, o ve¡culo de duas rodas pode ser ligado em qualquer tomada 110/220 Volts. O gasto com energia el‚trica ‚ infinitamente menor se o ve¡culo rodasse com gasolina. Al‚m disso, a emissÆo de poluentes ‚ zero. O meio ambiente agradece!

FICHA TCNICA – Motor-Z S 1000
Motor Dois motores el‚tricos de Corrente Cont¡nua
Potˆncia m xima 1000W (500W em cada eixo/motor)
Torque m ximo 0,7 Kgf,m (cada motor) 520 rpm
TransmissÆo Motor aplicado diretamente nas rodas diant/tras
Sistema de Partida Sem assistˆncia – Chaveamento Liga / Desliga
SuspensÆo dianteira Bra‡o oscilante / duplo amortecedor (190mm)
SuspensÆo traseira Duplo amortecimento (165mm)
Freio diant/tras Tambor, de acionamento manual
Pneu diant/tras 12″ x 3.0″
Bateria 48Vdcx24AH (Tipo Selada-Chumbo/Solu‡Æo µcida)
Autonomia At‚ 40 Km
Carregador 110 ou 220 Volts
Tempo para Recarga 02 – 08 horas
Velocidade M xima 65 Km/h
Comprimento 1800 mm
Largura 700 mm
Altura 1300 mm (c/ retrovisores)
Altura do assento 800 mm
Peso 83 Kg
Tanque de combust¡vel
Cores Azul, amarela e preta
Pre‡o R$ 5.200,00

Publicidade