Motores eletromagnéticos e injetores de plasma

Motores eletromagnéticos e injetores de plasma

Motores eletromagnéticos e injetores de plasma

O pedido de patente número 20090091138, de um certo Bill Gates, de quem não se deve duvidar muito, descreve projetos e desenhos que não se enquadram no desenho comum de geradores tradicionais – ele tem uma fonte de energia própria, que aciona um gerador eletromagnético separado.

Num gerador típico hoje conhecido, um magneto oscilante ou permanentemente giratório é acionado externamente e se move dentro de uma bobina fortemente enrolada, um grupo de fios cuidadosamente desenhado, que cria um campo magnético que induz uma corrente elétrica.

O pedido de patente em questão descreve dois tipos diversos de motor, que utilizam as oscilações normais de um motor a pistão, com o magneto permanente induzindo corrente nos enrolamentos colocados ao redor do cilindro ou da biela.

O primeiro motor usa um conjunto simplificado de pistão, com uma bobina geradora enrolada abaixo da câmara de combustão através de algo muito parecido com um magneto enrolado numa biela

O segundo usa um pistão único oscilando entre duas câmaras de combustão em lados opostos, com o sistema todo enrolado por fios. O próprio movimento do pistão tem magnetos embutidos que são utilizados como um magneto oscilante dentro do sistema.

Motores eletromagnéticos e injetores de plasmaO pedido de patente descreve também um injetor de plasma, que substitui as velas de ignição e gera uma ignição confiável e previsível, necessária para -controle fino- da frente de queima – importantíssimo num motor com duas câmaras de combustão opostas, já que se uma delas falhar, o pistão poderá calmamente bater nela com força explosiva e acabar com o motor.

Aparentemente, há protótipos sendo fabricados, mas não há, pelo menos agora, quaisquer planos de produção.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.