Publicidade

EstÆo se tornando comuns os casos em que motoristas transferem a pontua‡Æo de suas multas de trƒnsito para o cadastro de pessoas mortas.

Para coibir esse golpe, o Departamento Estadual de Trƒnsito (Detran) vai bloquear o cadastro dos motoristas que tˆm mais de 85 anos e dos que nÆo renovam a carteira de habilita‡Æo h  mais de dez anos.

Ainda nÆo h  previsÆo de quando isso ocorrer . O delegado Rafael Rabinovici, da DivisÆo de Habilita‡Æo do Detran, solicitou … Companhia Estadual de Processamento de Dados um levantamento entre os 13 milhäes de condutores cadastrados que tenham nascido antes de 1920. “Estimamos que existam 219 mil motoristas no Estado com idades acima dos 85 anos e precisamos evitar que seus cadastros sejam usados indevidamente.”

Tamb‚m foi solicitada uma pesquisa para saber quantos motoristas nÆo renovam h  pelo menos dez anos a carteira de habilita‡Æo. “Essa pessoa pode ter morrido, ficado inv lida ou deixado de dirigir por algum motivo. Isso permite que gente da pr¢pria fam¡lia ou amigos lancem as multas em seu prontu rio”, justificou. Rabinovici pediu ao diretor do Detran, delegado Jos‚ Francisco Leigo, a realiza‡Æo de estudos para viabilizar uma forma de os cart¢rios de registro informarem on-line o Detran sobre o falecimento de condutores.

Publicidade

As “medidas profil ticas” foram tomadas ap¢s a imprensa divulgar a den£ncia da fam¡lia de A.L.R., que, apesar de ter morrido em 2001, recebeu 25 multas, num total de 140 pontos, em seu prontu rio at‚ 2003. A Delegacia de Crime de Trƒnsito est  investigando a den£ncia e procurando pessoas que foram multadas e transferiram as infra‡äes para o cadastro de motoristas mortos. Os culpados serÆo indiciados por falsidade ideol¢gica e, se forem condenados, podem pegar de 1 a 5 anos de prisÆo.