Foto: Suzuki Biplane

Motos do futuro – Tokyo Motor Show

Foto: Suzuki Biplane

Foto: Suzuki Biplane

Maior feira automotiva do continente asi tico, a 40¦ edi‡Æo do Tokyo Motor Show 2007 apresentou v rios modelos de motos-conceito

O Tokyo Motor Show 2007, que acontece at‚ o dia 11 de novembro, pode ser considerado um grande laborat¢rio de novas tecnologias e propostas ecol¢gicas. No JapÆo, o futuro chegou mais cedo na maior feira automotiva do continente asi tico. Entre centenas de carros -verdes-, ou seja, ecologicamente corretos, as motos-conceito tamb‚m sÆo as estrelas deste grande evento. S¢ para se ter uma id‚ia, o salÆo japonˆs re£ne 71 marcas, 530 ve¡culos e mais de 250 expositores representando 11 pa¡ses.

As montadoras nip“nicas trouxeram para esta 40¦ edi‡Æo todo seu arsenal de novidades. Honda, Suzuki e Yamaha apresentaram novas tendˆncias, que poderÆo em breve estar nas ruas. Como o povo da -Terra do Sol Nascente- ‚ fan tico por tecnologia, sÆo esperados 1,5 milhÆo de visitantes at‚ o encerramento do SalÆo.

A Yamaha exp“s quatro modelos, um para cada tipo de motociclista. Do estritamente urbano, passando pelo aventureiro e chegando ao piloto com consciˆncia ecol¢gica. O Bobby, al‚m de ser um ve¡culo el‚trico, ‚ totalmente dobr vel (com guidÆo, roda traseira e pedaleiras retr teis). O -brinquedinho- da Yamaha liga com um simples toque no celular, al‚m de acessar uma variedade de servi‡os de Internet via celular. Isso se o motociclista tiver um celular Sony, com tecnologia FeliCa.
O scooter BWïS Concept ganhou roupagem off-road, com destaque para pneus de cravo, al‚m das novas suspensäes e freios. J  o radical Tesseract ‚ um ve¡culo h¡brido de quatro rodas, mix entre moto e quadriciclo. O diferencial ‚ que o modelo trabalha com dois motores – um em V, a gasolina, e outro el‚trico.

Foto: Honda EVO 6

Foto: Honda EVO 6

Para finalizar, o Luxair tamb‚m ‚ um h¡brido – meio moto, meio scooter. Est  equipado com um motor a gasolina e um outro el‚trico, que funcionam simultaneamente. Aparentemente muito confort vel, o Luxair apresenta tamb‚m um completo sistema de  udio.

Suzuki e Honda
A Suzuki mostrou em T¢quio dois prot¢tipos que deixaram o p£blico de queixo ca¡do: a Biplane e a Crosscage, que est  equipada com motor el‚trico, movido a c‚lula de hidrogˆnio. Com cara de dragster (motos de arrancada), a musculosa Biplane conta com o mesmo motor da spot-touring GSX-1300R Hayabusa – propulsor de 1.340 cmü, quatro cilindros e 16 v lvulas, que bate a casa dos 300 Km/h. A radical moto da Suzuki traz ainda m£ltiplas regulagens, pe‡as de acabamento em kevlar e transmissÆo por eixo-cardÆ.

Para o motociclista que quer uma street-figther com um potente motor, a Honda apresentou a EVO 6. Al‚m do desenho radical, a moto-conceito est  equipada com o mesmo motor da GL 1800 Gold Wing – 1832 cmü e seis cilindros opostos, al‚m do cƒmbio autom tico de seis velocidades.

Muitos desses modelos ainda sÆo conceitos, como a Honda DN-01 apresentada na edi‡Æo passada do SalÆo e mostrada novamente. Com transmissÆo autom tica, a DN-01 promete revolucionar a categoria grÆ-turismo. Segundo o fabricante ‚ f cil de pilotar e muito confort vel, j  que oferece uma boa posi‡Æo de pilotagem (banco baixo e largo, como nas motos custom). A grande novidade ‚ que a DN-01 com visual futurista e cƒmbio autom tico deve ser comercializada em breve. Provando que o futuro ‚ agora.