Publicidade

As empresas concessionárias de rodovias estão finalizando um projeto onde todas passarão a cobrar pedágio das motos. Principalmente Autoban (via Anhanguera e Bandeirantes), Dersa (Ayrton Senna), Viaoeste (Castelo Branco) e Ecovias (Imigrantes e Anchieta).

As alegações são:

– no Rio de Janeiro já se cobra pedágio de motos há muito tempo;
– a quantidade de motos apreendidas é grande, quase sempre por falta de documentação e de habilitação;
– o número de motos nas rodovias aumentou consideravelmente pois as empresas que mandavam malotes por carro passaram a fazê-lo com motos;
– o número de acidentes com motoboys é muito grande, sendo a maioria com v¡timas fatais;
– o custo para atendimento de um acidente com v¡tima é grande e se for fatal, demanda muita gente operacional;
– os motivos dos acidentes, em geral, são:
– excesso de velocidade
– excesso de peso e velocidade
– a luz de iluminação traseira é fraqu¡ssima e o ve¡culo que vem atrás percebe somente quando está praticamente em cima;
– luz traseira queimada
– manobras perigosas nas rodovias
– atropelamento de pedestres ou animais

Concordo com as alegações acima mas chamo a atenção que estamos falando de motoboys e na grande maioria, motos de 125 at‚ 250 cilindradas.

Publicidade

No meu entender, não se pode generalizar e comparar pessoas que se utilizam da moto como lazer, motos de grande cilindrada com preço muito mais alto, pessoas com mais idade e experiência.

Portanto, além de defendermos nossos interesses para não pagarmos mais essa punição, devemos nos movimentar a fim de:

– conscientizar as concessionárias que são as motos abaixo de 250 cilindradas que criam todos esses problemas;
– as concessionárias nos dão isenção e, se for o caso, paramos nas laterais das praças de pedágio para apresentar o documento da moto comprovando a cilindrada (acima de 250);
– buscar apoio em todos os setores como jur¡dico, governamental, empresarial, etc para nos apoiarem nessa defesa;
– forçar as fábricas de motos a ampliarem as lanternas traseiras, de forma que a luminosidade se torne mais eficiente. Como uma sugestão, envio uma foto de um equipamento do tipo brake-light, fabricado nos Estados Unidos. Com ele, percebe-se que a possibilidade de ampliar a visão noturna é muito grande.
– apresentar … sociedade, os benef¡cios que a moto pode trazer ao pa¡s como redução de combust¡vel, melhoria consider vel no trânsito das grandes cidades, resolução no problema de locomoção na grande maioria, estacionamentos, etc.

Como em tudo na vida, há os contras, e são muitos mas os benef¡cios são bem maiores para calar a boca da maioria que ‚ contra moto e qualquer coisa ligada a ela.

Publicidade

Não há nada decidido e também nada foi ventilado para o público externo porém devemos começaar a nos mobilizarmos (quem tem moto acima de 250 cilindradas) para evitar mais essa surpresa e termos o contra-ataque preparado.