Publicidade

Você sabia que os catalisadores são responsáveis por converter cerca de 85% dos gases poluentes em substâncias inofensivas? Isso claramente torna esse item relativamente novo na composição de nossas queridas motos uma peça fundamental. Como as motos exigem mais do motor para ter um desempenho satisfatório, sobretudo as motos menores, que são maioria nas ruas, elas podem se tornar mais poluentes. Segundo a Umicore, fabricante de catalisadores, as motocicletas podem emitir até oito vezes mais gases tóxicos caso a peça seja retirada.

Componente é essencial para o controle da qualidade do ar

Componente é essencial para o controle da qualidade do ar

Levando em conta uma frota de 20 milhões de motocicletas em circulação no Brasil, conforme dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os cuidados com as emissões se tornam essenciais para garantir a qualidade do ar e controle da poluição. Mesmo assim, alguns motociclistas insistem em retirar o catalisador por acreditarem que a peça diminui a potência das motos, o que de fato não ocorre, é um mito.

“Esses equipamentos não comprometem o desempenho das motocicletas, pois são desenvolvidos para gerar pequena contrapressão”, explica o Gerente Comercial da Umicore, Cláudio Furlan. O especialista alerta ainda que a remoção da peça é infração grave e passível de multa, conforme o (CTB) Código de Trânsito Brasileiro. “O recomendado é que ao trocar o escapamento, seja por razões de durabilidade ou estéticas, o motociclista certifique-se de que o novo produto seja dotado de catalisador”, acrescenta Furlan.

Publicidade
0

Catalisador transforma gases tóxicos em inofensivos

De acordo com o gerente de Aplicação do Produto da Umicore, Miguel Zoca, os catalisadores de motocicletas têm também dimensões reduzidas para não interferir no design da motoca. “As composições das matérias-primas são adequadas às condições específicas da moto, tornando o catalisador mais leve e de menor inércia térmica, aquecendo-se e esfriando-se mais rapidamente”.

O catalisador presente nas motocicletas é composto por uma colmeia metálica que, em meio à reação química, transforma em inofensivos os gases tóxicos produzidos pela queima do combustível.

Veja mais sobre este assunto:

Publicidade

Cinco curiosidades sobre o catalisador
Catalisador reduz a potência do motor, mito ou verdade?

Separador_motos

 

Jan Terwak
Publicitário, curte motos desde que se conhece como gente, é piloto de motocross, enduro, cross-country e trilhas. Empresta sua experiência no off-road para as avaliações de motos no Motonline.