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O licenciamento de veículos novos e usados é um bom indicador sobre como anda o nível de interesse do público pelos produtos. No caso de motocicletas, os números da ANEF – Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras – mostram que, apesar da queda geral dos licenciamentos, a participação das motocicletas usadas nos negócios vem crescendo ano após ano.

Licenciamento de motos usadas cresce

Licenciamento de motos usadas cresce

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Participação das motos usadas no bolo total vem aumentando

Os dados de 2015 em relação à 2014 mostram que, enquanto o licenciamento de motos zero km cai em média 10,6%, o de motocicletas usadas cresce 5,0%. O crescimento da participação das motos usadas no total geral desde 2012 é expressivo. Em 2012, o licenciamento de motos usadas representava 59,18% do total de motos licenciadas, índice que cresceu para 68,75% em 2015 até o mês de agosto, segundo o levantamento da ANEF.

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Chama atenção ainda a forma de pagamento das motocicletas pelos consumidores. A queda vertiginosa dos financiamentos, que eram responsáveis por 56% das vendas em 2007, hoje detém apenas 33% do total. Quem ocupou o espaço perdido foram os pagamentos à vista e o sistema de Consórcio, que saltou de 24% em 2007 para 35% em 2015, ficando com a maior fatia do bolo. O Leasing, que chegou a deter 8% em 2008, desapareceu completamente. Resumo do cenário: queda nas vendas totais, com avanço das motos usadas e equilíbrio entre as formas de pagamento.

Equilíbrio total entre as formas de pagamento de motocicletas

Equilíbrio total entre as formas de pagamento de motocicletas

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.