Publicidade

Todo motociclista que se preza anda bem equipado. No mínimo uma bota de cano acima do calcanhar, jaqueta de couro ou  “cordura,” calça do mesmo material, luvas e capacete, de preferência fechado.

Andar equipado tem que fazer parte do dia a dia do motociclista

Andar equipado tem que fazer parte do dia a dia do motociclista, então o conforto é fundamental

Mas andar assim equipado diariamente não é assim tão simples. A maioria das profissões exige que o profissional se apresente ao trabalho adequadamente trajado e as roupas próprias para andar de moto nem sempre são as mais apresentáveis ao trabalhador. Assim, quem usa motocicleta no dia a dia depara-se com um problema. Andar equipado e levar outra roupa para trabalhar?

Sim, pois usar toda a roupa adequada e segura para andar de moto é desconfortável, muitas vezes pouco apresentável para ir ao trabalho ou a reuniões sociais e termina por ser inviável manter uma quantidade suficiente para ter roupas limpas a cada dia da semana. Além de ser quente e, mesmo se você colocar uma camisa social, a jaqueta apertada para motociclista amassa a camisa e o suor atrapalha um pouco.

Publicidade

Então a realidade das ruas é o que se vê por aí. No máximo o que a grande maioria usa é uma jaqueta de cordura ou de couro, combinando-a com roupas comuns: calça jeans ou social, sapatos, tênis ou botas e mais raramente um par de luvas. Mas isso se for no frio, porque no calor a jaqueta fica no cabide e ele estará de camiseta ou camisa leve.

Calça jeans mais resistente, confortável e com proteção nos joelhos e quadril

Calça jeans mais resistente, mais confortável e com proteção nos joelhos e quadril, sem perder o visual casual

É importante destacar que ainda há uma parcela que anda nu de motocicleta, ou como se estivesse nu, pois a bermuda, o chinelo e a camiseta amarrada no pescoço não fazem qualquer efeito se proteção em caso de acidente. Há ainda as mulheres, cada vez em maior número nas ruas que usam baby look, sandálias ou sapatos sociais.

O primeiro a perceber esse problema para os motociclistas foi o Ronaldo da HLX. Ele, por ser da área de confecções, percebeu o fato quando passou a usar a moto no dia a dia. Nada mais coerente do que um motociclista de confecções desenvolvendo equipamento para uso diário do motociclista. Ele começou com a calça, porque era o problema maior, segundo ele mesmo. Um jeans apropriado, mais resistente traria muito desconforto. Então, ele desenvolveu um tecido que veste bem, com conforto e que ainda tem uma resistência maior do que os jeans normais.
Definiu um corte que privilegia a posição na moto, com detalhes como bolso para celular na perna, para rápido acesso – “parado” como ele diz, tecidos mais leves e adaptáveis ao corpo em pontos estratégicos e um visual casual para tirar o peso e a aparência pesada dos equipamentos normais de motociclistas.

Publicidade

As calças HLX são feitas com tecido que possui elasticidade para ajustar-se ao corpo e as jaquetas de verão ou impermeáveis, ambas com as proteções nos ombros, costas e cotovelos, não causam aquele efeito “sauna”. Uma vantagem adicional das calças da HLX é que o motociclista pode tirar as proteções dos joelhos e do quadril facilmente e deixá-las guardadas quando estiver trabalhando fora da moto. Ao voltar para andar com a moto, basta recolocá-las com a mesma facilidade com que fora retiradas.

Veja o vídeo no qual o Ronaldo explica seus produtos:

Hoje a HLX passou a desenvolver capa para chuva, mas aí também esbarra no problema do material. Nesta caso, algo permeável bastante para o corpo respirar, mas que impedisse a passagem da água. Esse tecido não existe, mas há um meio termo que a HLX está usando e tem feito bem a função. A mais nova “invenção” HLX é o protetor de pescoço, contra cerol. As antenas nem sempre funcionam bem e há o problema de deteriorar o visual de uma bela moto. Um tecido resistente, com enxertos de aço protegem in-loco o piloto de um corte fatal pelo cerol.

Publicidade

Hoje ele já tem uma linha completa de roupas para o motociclista, com seu gênio inventivo e determinado a pesquisas de novas alternativas “fora da caixa” permitiu o desenvolvimento de uma roupa mais segura, sem abrir mão do conforto e da apresentação. A maioria dos motociclistas, ligados nas novidades da área já aderiram aos seus produtos. Já é possível andar protegido com sua moto, mas manter o look casual e até esporte-fino, dependendo do calçado escolhido. Confira a loja da HLX na internet.