Foto: Piaggio MP3

MP3, comparativo, ATENÇÃO, ram-air, etc

Foto: Piaggio MP3

Foto: Piaggio MP3

Tite, embora eu goste muito de motos, sou entusiasta de scooters (tenho uma Burgman AN 125) e estou sempre em busca de not¡cias e novidades. Como eu deve ter muita gente. Vi uma novidade pouco divulgada (scooter de 3 rodas) e achei interessante enviar para vocˆs: http://www.mp3.piaggio.com/
S‚rgio – Rio de Janeiro – RJ
Obrigado, S‚rgiÆo, pena que nossas ruas sejam tÆo esburacadas pra rodar de scooter.

Comparativo
A respeito do teste da Yamaha Lander em todo tipo de terreno, quando o Tite fala que rodou 2000km ele se esqueceu de dizer que tamb‚m “ROLOU”, pelo menos em um tipo de terreno ha ha ha. Para comprar a Yamaha Lander ou Honda Tornado existe QualquercoisaCard, ver o Tite todo sujo de terra se levantando, nÆo tem pre‡o!
Sapo – SP SP
Tite, Enquadro-me na categoria de “Yamahista” (atualmente com uma XT660R, oh tratorzinho bom!) e obviamente estes dois £ltimos meses comprei toda e qualquer revista com reportagens sobre a nova Yamaha Lander e os esperados comparativos Lander vs. Tornado. Quanto a esses testes comparativos concordo com vocˆ, nÆo devem ser entendidos como a escolha da melhor moto e sim como uma forma que pessoas experientes tem de identificar os pontos fortes e fracos das motos. No meu caso particular que utilizo a moto muito pouco em trilhas o fato do flex¡vel do freio traseiro passar por debaixo da balan‡a nÆo representaria qualquer problema. De qualquer forma, a pesar de Yamahista confesso que esperava um pouco mais dela.
Nestor – Bras¡lia – DF
Vai rindo, Sapo batr queo sem gra‡a, depois tem cara que nÆo acredita quando digo que testo tudo, at‚ a resistˆncia da minha epiderme no chÆo de terra! Nestor, finalmente algu‚m entendeu a fun‡Æo dos comparativos!

ATENۂO*ATENۂO
Prezados Motonliners: em fun‡Æo de um acidente cibern‚tico perdi todas as cartas do dia 20 de outubro at‚ 8 de novembro. Se vocˆ nÆo teve sua carta respondida diretamente para seu endere‡o ou aqui pelo Motonline, envie novamente. Obrigado e j  providenciei uma marreta pra esse maldito PC! Tite.

Ram-air
Tite, estava pensando em for‡ar o ar a entrar mais, como por exemplo colocar umas entradas de ar, diretamente na frente, como se fossem de enfeites, mudaria alguma coisa eu for‡ando o ar pra entrar mais, funcionaria como um turbo certo, pois esava lendo algumas reposragens que vc postou, e percebi que nÆo ‚ viavel colocar turbo na minha Twister, ai li que for‡ando a entrada de ar pelo carburador teria o praticamente o mesmo objetivo, com menor custo e nÆo ira ficar barulhenta, sei que precisaria aumentar a giclagem, mandar mais combustivel e colocar um filtro de ar, para que qualquer monstro nÆo queira aparecer no carburador, mas tem alguns problemas que eu li: Em alta a mistura ficaria pobre, em baixa ficaria rica, nÆo tem como mudar isso? Obs: Minha twiter ‚ um modelo 2006 com praticamentes 7.000Km, comprei um filtro esportivo e coloquei, nÆo senti nenhuma mudan‡a, o que poder  ter acontecido.
Renato – Sbc/Sp
Vc quer fazer um Ram-air na sua Twister, mas em motores pequenos essa solu‡Æo quase nÆo muda nada. Vc obt‚m o mesmo resultado simplesmente abrindo buracos na tampa do filtro de ar. Sim, se a mistura ficar boa para alta velocidade, ficar  rica em baixa, o que aumenta muito o consumo. Em motores de baixa potˆncia essas solu‡äes trazem pequeno ganho de potˆncia, quase impercept¡vel. Vc precisa testar com aparelhos para saber se melhorou ou se ‚ apenas impressÆo sua.

Carburador
Minha Yes est  com 6000 rodados e hoje tenho certa dificuldade dela aquecer pela manhÆ. Pode ser a mistura? Mais uma: normalmente vemos carburadores Kehin e Mikuni. Qual o melhor, confi vel? Ambos apresentam as mesmas caracter¡sticas no tempo de aquecimento? Ah, nÆo estou mais no ramo de caminhÆo VW. Agora parei na Honda Motos. Espero que dˆ tudo certo. Tha¡s colocou seu p“ster ao lado dos Rebeldes! Vc tb ‚ RBD?
Osmar – Rio de Janeiro, RJ
Diga, Osmar Melado, em se tratando de carburador, as duas marcas sÆo rigorosamente iguais, ‚ como escolher um tˆnis Nike ou Adidas. Essa pregui‡a em aquecer pode ser desde sujeira no filtro de ar at‚ a qualidade da gasolina e lembre que h  pouco tempo ganhamos mais  lcool na gasolina e o  lcool tem ponto de detona‡Æo mais baixo (demora mais pra queimar). Agora, quanto … Tha¡s, ela pode tudo que eu continuo fÆ dela do mesmo jeito! Ali s, o que ela achou do t¡tulo do Nicky Hayden?

Lei
Tive uma palestra sobre transito no meu bairro onde um guarda comentou que que a moto ‚ o £nico ve¡culo autorizado a fazer ultrapassagens sobre a mesma faixa. Vc confirma isso? Isso pode ser feito mesmo onde as faixas sÆo cont¡nuas?
Rodrigo – Crici£ma, SC
Maomenos, porque a rigor, faixa cont¡nua (branca ou amarela) indica proibido mudar de faixa. Mas como os policiais sabem que as motos precisam usar o corredor, entÆo fica uma coisa assim, meio proibido mas nÆo muito! Esse policial ‚ um caso raro de bom senso.

400
Gostaria em primeiro lugar de lhes dar os parabens pelo site que tem muitas informa‡äes importantes.Tive dando uma olhada no site da suzuki do japÆo e vi a GSR-400, que moto show em!Sera que ha alguma possibilidade desta moto vir para lisarb? Seria uma boa para substituir a GS-500E!
Fabiano – paran 
FabÆo, vc deve ser novo por aqui, n‚? J  expliquei que nÆo tem chance de uma 400 dessa no Brasil. Mas aguarde pq a JToledo j  anunciou a volta da GS 500.

Qual
Tive uma XL 250R 1983, tive que vender. Gostava dela. Moto de macho! Mas agora eu quero uma com motor 2 tempos, ou uma DT ou TDR. S¢ vou usar no fim de semana, nÆo me vai ser caro. Entretanto gostaria de saber qual me seria menos custosa; e qual a melhor pra cidade e pista.
Saulo – Castilho-SP
Se vc nÆo for pegar terra, a TDR 180 ‚ show, senÆo tem de ser a DTzinha mesmo. A manuten‡Æo de ambas ‚ muito barata.

2Tempos
Tite, Sou um apaixonado pelas motos de dois tempos, particularmente pela DT200R e pela RD350R. Acho que j  devo ter um pouco deste ¢leo misturado na corrente sangu¡nea. Gostaria de saber qual o motivo para a proibi‡Æo da fabrica‡Æo destes motores e o que vai acontecer com quem tem motos 2T? Ficar  sem o ¢leo para rodar? Se sim , quando? Adorei ler as reportagens publicadas sobre a RD. Manda a¡ alguma reportagem sobre a DT.
C‚lio – Contagem, MG
Òita, mas mineiro ‚ chegado num 2T mess! àia, ningu‚m proibiu a fabrica‡Æo de motor 2Tempos, inclusive tem muito scooter 2T na Europa, (e tamb‚m cada queijÆo que ocˆ ia babar!). I tam‚m num isquenta com os z¢ios 2Tempos, por causa di que vai continuar fabricano por um montÆo de tempo, s“!