Foto: Yamaha MT-01

MT-01, RD 500, Fazer, coroa, Twister, Yes, etc

Foto: Yamaha MT-01

Foto: Yamaha MT-01

Tite, na ficha t‚cnica da MT-01 da Yamaha diz que ela tem refrigera‡Æo l¡quida, sendo que na Europa ela ‚ refrigerada a ar. E eu nÆo consegui localizar nenhum radiador nesta moto, nem do ¢leo que esta sendo citado. Onde esta o radiador da MT-01? Acho que ela nÆo ‚ refrigerada a  gua e sim a ar.
Wellington
Na verdade foi a Yamaha do Brasil que cometeu um engano na ficha t‚cnica. Vc est  certo a MT-01 ‚ arrefecida a ar+¢leo com radiador de ¢leo. Ali s, vale a pena visitar o site espec¡fico desta moto: http://www.yamaha-motor-europe.com/mt-world/

RD 500
Tite, hoje vocˆ fez meu cora‡Æo bater um pouquinho mais forte. eu venho procurando j  tem um tempo uma moto realmente dif¡cil e ao ver um leitor comentar sobre uma, vocˆ disse at‚ o nome do dono e a ‚poca, coisa incr¡vel. eu procuro uma Yamaha RD500 V4 2T para comprar. se o dinheiro der, muito bem, se nÆo, eu vendo uma moto minha e vou para cima. vocˆ acha que pode ajudar ? eu achei uma em Portugal, d  pr  sonhar com o pre‡o pedido, agora eu nÆo tenho a menor id‚ia sobre como trazer e como documentar uma moto entÆo importada e usada. conversei com uma pessoa hoje e ele disse ser quase imposs¡vel. e a¡, vai ajudar.
Ary – Ilhabela, SP
Isso que d  morar em Ilhabela, fica muito tempo pensando besteira! A £nica RD 500 que vi na vida era do Billy que hoje ‚ o executivo respons vel pela moto Vento no Brasil. Entre no site da Vento e pentelhe o Billy … vontade porque ele ‚ gente fina … be‡a! Ah, se cruzar o Braguinha na Ilha manda um chute pra ele!

Foto: Yamaha RD 500LC

Foto: Yamaha RD 500LC

Fazer
Tite! sou frequentador assiduo do site e li todos os testes. Tamb‚m costumo ler as peguntas do leitores, e em uma das respostas vc disse que no momento possui uma Fazer 250, no teste que apresentou, vc teceu algumas criticas e elogios ao modelo. Gostaria de saber oque, com o uso frequente da referida, mudou em sua opiniÆo. e se a XTZ 250 Lander tem o mesmo cambio (julgado curto) da Fazer, ou seja, se vai ser lenta pr  andar acima dos 120km/h como foi dito sobre a fazer em rela‡Æo … twister no teste.
Hadner – SebastiÆo do Para¡so – MG
vc entendeu errado, eu nÆo tenho uma Fazer, apenas USO uma de teste da Duas Rodas eventualmente. A Lander tem o mesmo cƒmbio, mas nÆo a mesma rela‡Æo, ela chega a 135 km/h. Al‚m disso, a roda traseira com pneu ‚ maior na Lander, o que significa rela‡Æo final mais longa.

Coroa
respondendo a a pergunta sobre a coroa da falcom e da saara , a da falcom tem 40 dentes e a da saara 38. s¢ que a fura‡Æo da falcom ‚ 10mm e a da saara ‚ 8mm. mas ‚ s¢ alargar o buraco que a coroa da saara serve na falcom. amarrada como ela ‚ a coroa menor ajunda um pouco, mas nÆo mas de 10km/h e de uma queda de 400rpm em 5¦ na mesma vel. nesse caso vale a pena elongar a rela‡Æo
bernahrd – campinas , sp
Tite, No dia 19 o Daniel pergunta sobretitulo de rela‡Æo sobre as coroas da Sahara e Falcon. Pois bem, a coroa da Sahara tem 38 dentes e a da Falcon 40 dentes, eu coloquei a da Sahara para que a moto ficasse com menos giro no motor em ultima marcha e assim mais economica, pois for‡a menos o motor. Assim quando aceleramos esticando as marchas normalmente no conta giros temos 1500 rpm a menos do que com a coroa original. Portanto desta forma a Falcon nao fica mais Trail e sim mais Street.
jose – juiz de fora – MG

Twister
Tite, minha twister t  bebendo muito e correndo pouco, trokei o filtro de ar por um de espuma e nada, eu sinto ela com pouca disposicao em rotacoes intermediarias (3 a 4.000 rpm) como se tivesse pregui‡a de subir de giros (escapamento original). outra coisa, o cambio quando ela ta fria ‚ mole feito manteiga e quando ela eskenta fica duro como pedra.
Eduardo – JoÆo Pessoa – PB
Òita, vc nÆo explicou qtos km tem sua moto! Pode ser apenas carburador sujo. Qto ao cƒmbio, pense que se o motor esquenta o ¢leo fica mais “fino” entÆo ‚ normal o cƒmbio parecer mais duro, verifique se nÆo passou a hora de trocar o ¢leo e use a especifica‡Æo do fabricante.

Yes
Tite eu possuo uma suzuki yes 2005 praticamente zerada. 1) vc acha q compensa troca-la numa intruder 250? eu pergunto pq ja esta fora de linha e nÆo sei qnto ao fornecimento de pe‡as. 2) a refrigera‡Æo liquida eh melhor do q a ar? pergnto em rela‡ao ao rendimento do motor
jeferson – joinville, SC
1) Sim, vale a pena uma 250 usada, mesmo que seja for a de linha, porque tem muita pre‡a pra ela. 2) j  expliquei isso: motor a  gua pode chegar a rota‡Æo mais alta e isso significa maior potˆncia.

CB 1300
geraldo , sobre essa cb1300 , a suspensÆo ‚ com duas molas? pq isso numa mota dessas? custava muito colocar uma monomola? (estragou a moto ) ela tem alguma coisa a ver com uma tal de cb 900? ou hornet 900 c nun me engano que tinha esse estilo mas nunca foi vendida na terra brasilis, pow e nossa ktm 950 spm vem ou nun vem?
Fabio – vitoria-es
Tio vocˆ acha que com o lan‡amento da cb 1300 sf n¢s podemos ter mais esperan‡a no lan‡amento de uma 400four? ou eles s¢ querem pegar o p£blico que tem (muita) grana?
Juliano – Ita£na MG
F bio, o monoamortecedor ‚ mais recomendado para motos fora-de-estrada ou esportivas, no caso da CB 1300 a suspensÆo por dois amortecedores nÆo prejudica nada. Juliano, nada a ver, pode esquecer uma 400 Four no Brasil, nÆo tem adequa‡Æo ao mercado.

Painel
Tite, nÆo sei se j  te perguntaram antes, mas l  vai: porque, ¢ diabos, PORQUE que todas as montadoras brasileiras adoram fazer aqueles paineis IMITANDO o da CG? todos tˆm dois mostradores redondos, sÆo praticamente iguais, exceto o da tornado e xtz250! o painel da Hornet europ‚ia ‚ mil vezes mais bonito que o da Hornet brasileira, mesmo a moto sendo igualzinha no ano passado. at‚ a Yes, que ‚ 125 e tinha um painel diferenciado, mudou e adotou essa coisa feia de dois cones pretos. OH, PORQUE?
Mauricio – Jundiai SP
Cara, na boa, nÆo sei!

Falcon
Tenho uma FALCON ano 2000, vocˆs nÆo acham que a HONDA DO BRASIL est  dormindo de toca, at‚ hoje nÆo ter modificado esta boa moto? Como por exemplo aumentar sua cilindrada e coloc -la bi-cilindrica?
PAULO – GOI¶NIA/GO
NÆo h  qualquer chance de uma Falcon de maior cc ou com dois cilindros, ‚ melhor fazer uma nova moto no segmento 500 cc.

Gozado
Kkk, Tite, algumas das resposta …s cartas dos leitores do dia 19/10/2006 tÆo hil rias. Primeiro a hora que vc fala “socar o sabugo na bichinha” e depois fala “epa”. E a outra piada boa foi em rela‡Æo a turbina na TW que vai parecer um vendedor de garapa. Kkk. Parab‚ns, dei boas risadas. E ali s, o site e o forum estÆo ¢timos.
Doug – Umuarama-PR
P“, eu estava escrevendo a s‚rio!

Marcha
Ol , gostaria de saber porque somente motos como Biz e suas concorrentes vem com passadores de marchas diferentes das de outras cilindradas? Minha moto ‚ uma XTZ 125cc e tive de adaptar o passador de machas para volta-las com o calcanhar pois haja sapatos…
Weber – Benedito CE
Nem todas, algumas 125 tamb‚m tˆm alavanca daquele tipo. E vc pode adaptar em outras motos, se quiser.