Nino, ja fiz a mesma pergunta pro Tite, mas tamb‚m gostar¡a de saber se vc ja andou na MT-03. e se caso ja tenha andado qual sua opiniÆo pessoal sobre esta moto? E se caso ela chegue no Lisarb com pre‡o aproximado ao da Bandit 650 ou da Hornet, vo‡ˆ acha que valer¡a a pena deixar de adquirir as duas citadas e comprar a MT?
Fernando – Dourados-MS
R: Fernando, se nem o Tite, que tem acesso …s motos rec‚m-lan‡adas aqui e no exterior ainda pilotou essa moto, imagine eu? Basta olhar para a MT-01 e para as motos de motor quatro cilindros em linha para perceber que nÆo podem ter pre‡os semelhantes. A MT-03 tem o mesmo motor da XT 660, logo o pre‡o deve ficar pr¢ximo ao da XT 660, como j foi explicado na se‡Æo de cartas in£meras vezes!
250
ol , gostaria que vocˆs do motonline, devido ao vasto conhecimento e ao acesso a informa‡äes t‚cnicas, fizessem um “comparativo virtual” entre as trail 250 de hoje e as do passado, tal como a XL 250 e, ainda, a XLX 350, citando por exemplo peso, consumo, acelera‡Æo, velocidade, frenagem, dentre outros, para termos uma no‡Æo da evolu‡Æo das motos.
simon – belo horizonte mg
R: NÆo d para comparar motos de ‚pocas tÆo diferentes pois eram tecnologias e legisla‡äes diferentes. Nos anos 80 nÆo havia tanta restri‡Æo nos escapamentos e os motores rendiam mais, por‚m gastavam mais tamb‚m. Em termos de peso nÆo mudou muito nesse tipo de moto, porque os materiais sÆo praticamente os mesmos. O maior desenvolvimento foram nos freios e suspensÆo.
Quem?
Caro Nino, uma coisa me chamou a aten‡Æo: essa galera que sabe muito sobre motos e carros ‚ a mesma h d‚cadas: Tite, Bob Sharp, Josias Silveira, Douglas Mendon‡a. mas nÆo me lembro de ver o seu nome. Mas uma foto numa Duas Rodas antiga vocˆ se parece com o Sidney Levy. Ô vocˆ que est usando um pseudonimo?
Lucas – brasilia, df
R: Olha, agrade‡o me colocar no n¡vel desses profissionais, mas me comparar com Sidney Levy foi quase uma ofensa!
T‚cnicas
P“, vcs beberam? S¢ acesso o motonline por dois motivos: as respostas sobre d£vidas t‚cnicas e o humor do Tite. S¢ falta vcs pararem de responder d£vidas t‚cnicas agora. Acooorrrdeeeemmmm!
Renato – Arauc ria-PR
R: Devo lembr -lo que as cartas t‚cnicas sÆo responsabilidade do Biagio Ferrari, qualquer reclama‡Æo por eventuais atrasos deve ser encaminhada diretamente a ele.
Falcon 2008
Ol Nino! At‚ o momento a Honda nÆo divulgou nada sobre a Falcon 2008. Vocˆ acredita na possibilidade de alguma mudan‡a significativa nessa moto para o pr¢ximo modelo. H boas chances do modelo 2008 ser o £ltimo?
Christian – SÆo Jos‚ dos Campos
R: Christian, ambas questäes j foram respondias aqui mesmo na se‡Æo de cartas. Vc acha que se a Honda tivesse divulgado qualquer informa‡Æo sobre a Falcon 2008 essa informa‡Æo j nÆo estaria no Motonline? Parece que aqui todo mundo s¢ faz as mesmas perguntas!
Custom
Grande Nino. Parab‚ns pelo trabalho e ignore estes bo‡ais que fazem piadas e brincadeiras ofensivas. J fui esculachado uma vez mas insisto: como fa‡o para transformar uma Twister numa custom? Digo isso porque um amigo meu fez uma com uma 7 galo. Abra‡os meu caro.
Leonardo – Taguatinga Norte
R: Leonardo, se vc j foi esculachado por fazer essa pergunta est correndo s‚rio risco de ser esculhambado mais uma vez, porque nÆo faz o menor sentido transformar uma Twister em uma custom. Qualquer mudan‡a na estrutura exige um conhecimento tÆo profundo de mecƒnica, F¡sica e Geometria que certamente a chance de ficar ruim ‚ muito grande. Se seu amigo fez com a 750 dele sugiro que vc entregue a Twister a ele e tor‡a para nÆo perder sua moto.
Descontente
Acho que quem nÆo gosta do modo como o Tite respondia as cartas que v ler o site da revista contigo. Lan‡o aqui o movimento “VOLTA TITE” ! P.S.: Nada contra o Dr Rosinha, mas todos j estÆo acostumados ao jeitÆo Tite de ser.
Gustavo – Curitiba – PR
R: A julgar pelo n¡vel das cartas que leio todos os dias, creio que nem precisarÆo fazer campanha. Estou come‡ando a me arrepender de ter aceitado esse cargo.
Raios
Sr Nino eu fiz duas perguntas e o sr repondeu apenas 1 delas. E tem algum problema em colocar o dobro de raios no aro da motoca? Ou quem sabe alguma vantagem, al‚m de ficar esteticamente mais bonita. Agrade‡o a resposta, mas ainda prefiro o Tite, e fala pra ele publicar o teste da XR 200.
Tiago – Foz do Igua‡u – PR
R: Tiago, se tivesse algum benef¡cio colocar mais raios em uma roda as f bricas j fariam isso nos modelos originais. s¢ questÆo est‚tica, mas imagine que a roda ficar menos flex¡vel (e a flexibilidade ‚ necess ria em alguns casos) e fazer o alinhamento da roda ser muito mais dif¡cil e demorado.
V¡deos
E ae Nino, pensa com carinho na sugestÆo que eu dei de botar uns videos no site,tipo do Tite e da equipe, com bate-papos, mini-testes, alguns coment rios, sei l , qualquer coisa. Eu acho que vai ficar muito legal. E como o Fabio Tor postou no f¢rum ” Recados pro Tite: Nino Rosa?”, tem que fazer pelo Youtube, com links no Motonline.
Rodrigo – Adamantina – SP
R: A questÆo dos v¡deos ‚ mais complexa do que parece. Sites com muita audiˆncia como ‚ o caso do Motonline precisa de um banco de dados gigantesco e os v¡deos ocupam muito espa‡o nesse banco. A op‡Æo de usar o Youtube ‚ interessante, desde que o Google nÆo comece a cobrar as postagens. Mas o problema maior ‚ PRODUZIR os v¡deos. Os custos sÆo altos e o Motonline nÆo conseguiu convencer nenhum patrocinador a financiar esses custos. Para fazer filmes ruins ‚ melhor nÆo fazer.
Viseira
Ol Nino, seja bem vindo! Em respota a carta do Ruy de curitiba-pr sobre acumulod e gua na viseira do capacete, o grande piloto de rally Juca Bala me falou, e o pr¢prio Tite confirmou que basta vocˆ passar uma fina camada de lustra m¢veis na viseira, que a gua nÆo se acumula. Outro benef¡cio tamb‚m que fica bem mais f cil de limpar a viseira, pois a sujeira nÆo adere tanto e nÆo fica encrustada. Sempre limpe a viseira dentro de uma bacia com gua, e passe papel higiˆnico para secar e dar um “brilho”, fica perfeito, o papel nÆo risca a viseira e limpa mais que qualquer pano macio.
Diego – Maring – PR
R: Sim, tem razÆo, ali s essa dica do lustra m¢veis tamb‚m j foi explicada aqui no Motonline in£meras vezes. Parece que h uma dificuldade generalizada de os leitores acessarem a ferramenta de busca ou ser que ‚ pura pregui‡a?
Reflexivo
Sobre as faixas refletivas nos capacetes, eu v¡ no site de um fabricante de capacetes nacional que foram verificar nas normas que regulam a fabrica‡Æo de far¢is de ve¡culos que, as luzes nÆo podem ultrapassar uma altura que est abaixo da altura em que se situam as cabe‡as dos motociclistas. SenÆo estariam ofuscando a visÆo de todos os condutores que trafegam em sentido contr rio. mais importante ter todas as lƒmpadas em bom estado (e us -las). Vamos ver se vai pr frente essa obrigatoriedade.
Luciano – Esp¡rito Santo
R: Sim, tem razÆo, nÆo adianta ter o reflexivo se os far¢is nÆo atingem a altura da cabe‡a do motociclista.