Publicidade

Quando nÆo est  na Igreja Nossa Senhora Imaculada Concei‡Æo, em Cachoeiras de Macacu/RJ, rezando missa para os fi‚is, padre Krzysztof Sopicki, mais conhecido como CristovÆo, est  nas trilhas da regiÆo de Guapemirim/RJ onde mora, treinando para participar de competi‡äes de mountain bike.

O pr¢ximo desafio dele ser  o MTB 12 Horas, a maior competi‡Æo do gˆnero na Am‚rica Latina que vai ser realizada dias 8 e 9 de novembro. Como o pr¢prio nome diz, a corrida ter  12 horas de dura‡Æo e vai ser disputada em trilhas e estradas de terra pr¢ximas ao Shopping SerrAzul, no quil“metro 72 da rodovia dos Bandeirantes, na regiÆo de Campinas/SP. Cerca de 500 atletas devem se inscrever para a competi‡Æo. A largada ser  … meia-noite de s bado para domingo e chegada ao meio-dia.

Para participar da prova, a rotina de Padre CritovÆo, um polonˆs de 44 anos, ‚ de tirar o f“lego. Toda semana ele se reveza entre a batina e as trilhas. Chega a fazer uma missa por dia, administra uma loja de artigos religiosos e ainda arranja tempo para treinar em m‚dia duas horas di rias e percorrer cerca de 30 quil“metros de trilhas entre paus, pedras, buracos, subidas e descidas. “Preciso ganhar for‡a para agentar o pique dos competidores que participam do MTB 12 Horas, a maioria ‚ pelo menos 20 anos mais jovens do que eu. NÆo tenho a pretensÆo de me igualar aos mais novos, mas ‚ preciso ter um bom condicionamento f¡sico para chegar ao final de uma prova como essa, que exige muito dos bikers”, diz o padre.

Esta ‚ a quarta vez que o padre CristovÆo participa do MTB 12 horas. No ano passado ele correu na categoria Solo (individual) e ficou em 19§ lugar, uma boa classifica‡Æo j  que era o mais velho dos 60 competidores da categoria.

Publicidade

Este ano padre CristovÆo vai competir pela equipe Amazonas- Sundown, com quatro integrantes. “Optei em correr em equipe porque essa categoria exige menos esfor‡o e podemos nos revezar, embora seja preciso ter mais velocidade para cumprir as voltas e nÆo atrasar a entrega da bike aos outros integrantes do grupo”, diz. Como j  virou tradi‡Æo, pouco antes da largada do MTB 12 horas, padre CristovÆo Sopiki subir  ao palco para fazer uma oracÆo aos competidores. Se for poss¡vel, levo a batina e fa‡o uma missa tamb‚m,” diz ele.

O MTB 12 horas ‚ uma realiza‡Æo do Sampa Bikers com patroc¡nio da Reebok, Power Bar. Co-Patroc¡nio: Caloi. Apoio: ExpressWeb, Camelbak, Aventura e A‡Æo, Adventure, Wet’nWild, Spec, µgua Crystal, Rock Shox, Sram, Fox, By Roupas Esportivas, Wurth, Alfameq, Peda‡os de Minas, Shopping SerrAzul, Scott, Castelo Trailer.