Publicidade

A Psic¢loga T rcia Falbo, 40, ‚ a primeira mulher no estado a vencer uma prova de enduro, ela foi a £nica mulher inscrita sobre duas rodas, e entre v rios marmanjos foi a mais precisa da classe Novatos e ficou com o lugar mais alto do p¢dio.

A abertura do Campeonato Pernambucano de Rally-Enduro, que aconteceu no final de semana passado em Vit¢ria de Santo AntÆo, trouxe muitas surpresas. A prova foi marcada pelo dom¡nio dos pilotos que vieram de outros estados e que fizeram os pernambucanos comerem poeira. Mas a honra dos anfitriäes foi salva pela paciˆncia e determina‡Æo de uma psic¢loga de 40 anos que, se superou, superou os obst culos do percurso e venceu.

Pilotos da Para¡ba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Cear  marcaram presen‡a na abertura da temporada 2005 do Pernambucano de Rally-Enduro. Al‚m de prestigiar a nova fase do campeonato, que se inicia em 2005, eles se deram bem e ficaram com os t¡tulos nas principais categorias.

George Hamilto de Alagoas, venceu na Categoria Sˆnior. Na J£nior, o paraibano Roberto Moreira levou a melhor e venceu. J  na Categoria M ster, a Top sobre duas rodas, foi S‚rgio Vieira, do Rio Grande do Norte, o grande vencedor.

Publicidade

Mas a vit¢ria pernambucana na £nica categoria das motos veio em grande estilo. Na Categoria Novatos, para aqueles que estÆo iniciando na modalidade, a vit¢ria ficou com a piloto T rcia Falbo. T rcia entrou pra hist¢ria como a primeira mulher a vencer uma prova de enduro no estado. “Fiquei muito feliz quando anunciaram meu nome. J  tinha disputado algumas provas, mas nunca imaginei que pudesse chegar ao topo do p¢dio. Pra mim ‚ uma honra”, disse Falbo. Ela que corre sempre em companhia do marido, J£lio e do cunhado Luiz, estava afastada das provas a cinco meses, devido a um pequeno acidente que lhe fez romper os ligamentos do tornozelo. “NÆo tenho um condicionamento f¡sico de atleta, principalmente agora que fiquei todo esse tempo parada. Essa prova seria pra adquirir novamente o ritmo mas, acabei superando o medo, as dificuldades do percurso e venci. Que bom!”, comentou, ainda gelada de emo‡Æo.

O Campeonato Pernambucano de Rally-Enduro ‚ organizado pela Federa‡Æo Pernambucana de Motociclismo (FEPEM) e supervisionado pela Federa‡Æo Pernambucana de Automobilismo (FPEA) e conta com o patroc¡nio da Pit£ e do SabÆo Lavarte. A pr¢xima etapa ser  dia 29 de maio em local ainda a ser definido.

Classifica‡Æo final
Categoria M ster: 1§ S‚rgio Vieira – RN; 2§ Te¢filo Souza – PE; 3§ Jos‚ Vieira – PE
Categoria Sˆnior: 1§ George Hamilton – AL; 2§ Tiago Soares – AL; 3§ Gustavo Alcantara – PE
Categoria J£nior: 1§ Roberto Moreira – PB; 2§ J£lio Falbo – PE; 3§ Fernando Luiz – PE
Categoria Novato: 1§ T rcia Falbo – PE; 2§ Luiz Falbo – PE; 3§ Charles F‚lix – PE