Publicidade

Mundial de Motocross volta ao Brasil dez anos depois

Depois de dez anos, o Mundial de Motocross volta ao Brasil em 2009. A cidade de Canelinha, em Santa Catarina, foi escolhida para sediar o Honda GP do Brasil, última etapa da mais importante competição de motocross do mundo. A prova acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro, no Motódromo Arthur Jachowicz.

Canelinha é considerada a “Mônaco Brasileira” quando o assunto é motocross. O Motódromo Arthur Jachowicz é o mais tradicional do país, tendo recebido os maiores nomes da história do motociclismo nacional. A cidade recebe o Campeonato Brasileiro há mais de trinta anos. “Todo piloto brasileiro sonha em vencer em Canelinha. A cidade é fanática pelo esporte, o público é apaixonado e vencer aqui é uma grande glória” completou o atual campeão brasileiro de motocross e piloto local João Paulino “Marronzinho”.

A etapa do Brasileiro, sediada anualmente em Canelinha, SC, sempre foi uma das que teve o maior público. Nos últimos cinco anos, a média é superior a 20 mil pessoas. O contrato do Grupo Lance com a Youthstream (empresa detentora dos direitos do FIM World Motocross Championship) é de cinco anos, sinal de que a prova deve permanecer no país por muito tempo.

Publicidade

“Canelinha, sem dúvida, é a escolha certa para receber o Mundial. A cidade fica em um dos estados mais bonitos do país e muito próxima de Florianópolis. Além disso, é um dos locais mais tradicionais de motocross no país e um local onde a população é totalmente apaixonada pelo esporte”, comentou Alexandre Guelman, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

As últimas provas internacionais da modalidade realizadas no Brasil foram em 1999, com o Mundial de 250cc em Belo Horizonte (MG) e de 125cc em Indaiatuba (SP). De lá pra cá, o esporte cresceu muito no país. A presença brasileira no cenário internacional consolidou-se principalmente com a classificação inédita para a final do Motocross das Nações por dois anos consecutivos e com os bons resultados do piloto brasileiro Jorge Balbi no exterior, que é o maior nome do esporte no País.

“A vinda do Mundial de Motocross para o Brasil é mais um passo no sentido de colocar o país entre as principais potências do esporte. Esta prova no Brasil vai facilitar o intercâmbio dos nossos pilotos e ajudará a elevar o nível técnico deles”, explicou Rafael Rocha, gerente do Grupo Lance, responsável pelo projeto.

Para o diretor de projetos especiais do Grupo Lance, Toni Lotar, “o patrocínio da Honda e o apoio do Governo de Santa Catarina estão sendo fundamentais para viabilizar o retorno do Campeonato Mundial ao Brasil, dando visibilidade internacional ao nosso país e ao belo estado de Santa Catarina. Temos a convicção de que com o sucesso da prova em Canelinha, ela ficará definitivamente inserida no calendário esportivo nacional” disse o diretor. Ao todo o evento será transmitido para 133 países e com audiência estimada em mais de 500 milhões de pessoas. No Brasil a ESPN e Bandsports transmitirão ao vivo.

Publicidade

O Honda GP do Brasil é patrocinado pela Honda, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, além de contar com a parceria de midia do Grupo RBS. O evento é realizado pelo Grupo Lance e Youthstream e supervisionado pela FIM-Federação Internacional de Motociclismo, Confederação Brasileira de Motociclismo e pela Federação Catarinense de Motociclismo.