Publicidade
Foto: MuZ 660

Foto: MuZ 660

Ol  mais uma vez, Tite, D.K. dos contistas! Menino, um colega me ligou hj p/ perguntar sobre uma tal de MuZ 660 GT. Ele nÆo sabia o ano da moto, e eu s¢ me recordo de ter visto um exemplar dela em 2007, se nÆo me falha a mem¢ria, no SalÆo daquele ano. Respondi isso p/ ele e comentei q a marca tem reputa‡Æo de construir motos s¢lidas, mas q a dele provavelmente era bem velhinha e ele teria muitos problemas p/ encontrar pe‡as, ao q ele me respondeu q o motor ‚ o MESMO da XT 660. Posso estar enganado, mas esse motor, embora da mesma cilindrada, nÆo ‚ o mesmo, ‚? S¢ p/ ter uma referˆncia, vc tem alguma opiniÆo sobre a marca? Outra coisa, visto q eu adquiri o livro (recebi hj e estou me divertindo c/ ele), tem alguma forma de evitar o preenchimento deste nÆo pouco extenso cadastro?
Luis – TaboÆo da Serra, SP

R: Essa ‚ uma moto feita na ex-Tchecoslov quia que continua com fÆs at‚ hoje. Sim ela usa o mesmo motor da XT 660, que nÆo ‚ feito pela Yamaha, mas por uma f brica italiana que nÆo lembro o nome. Essa f brica fornece o motor tamb‚m pra MuZ sob outro nome, mas ‚ basicamente o mesmo. Eles tˆm versÆo naked, esportiva, trail e supermotard, tudo com o mesmo motor.

Foto: Curso SpeedMaster

Foto: Curso SpeedMaster

Publicidade
SpeedMaster
Caros amigos parab‚ns pela volta do curso SpeedMaster de pilotagem, fato de suma importƒncia que contribuir  muito para a forma‡Æo e cria‡Æo de uma mentalidade motociclista s‚ria, consciente, sempre com muita responsabilidade al‚m ‚ ¢bvio, do aprimoramento de uma pilotagem muito mais segura – e at‚ mais divertida por que nÆo? – da motocicleta, “esta coisa m gica” que tanto amamos, mas que precisa sempre ser muito respeitada, pois elas nÆo tem limites, e n¢s temos – e muitos, precisando estar atentos a eles, conhecˆ-los e nunca ter a m¡nima inibi‡Æo de querer aprender com pessoas que fazem tudo de modo muito s‚rio e consciente como vocˆs. E j  podem colocar meu nome na lista da pr¢xima turma, apesar de j  ter feito trˆs vezes o curso do Tite, pois em cada um deles aprendi mais e tamb‚m senti que cada vez mais tenho sempre mais para aprender. Desejo que tenha filas e filas de inscri‡Æo, pois vocˆ e o Leandro merecem todo respeito e apoio em seu trabalho pelo conhecimento, seriedade. E ‚ claro pelo humor sarc stico e impag vel, que nÆo devem perder nunca !
Julio Carone – SP

R: P“, Juliones, vc ‚ aluno-cativo! Valeu pela for‡a!

Roubo
Gostaria de sugerir uma mat‚ria sobre o roubo de motos. a policia de SP acaba de prender uma quadrilha especializada em roubos de motos com valor acima de R$50.000
Fabio – SÆo Paulo – SP

R: Rapaz, pra fazer essa mat‚ria ‚ preciso se meter em um meio contaminado e hostil, prefiro ensinar a como nÆo ter a moto roubada.

Publicidade

Fabinho
Tite! Escrevo para parabenizar a todos do Motonline pelo ¢timo trabalho! O site ‚ o melhor de todos sobre motociclismo. Tamb‚m quero expressar aqui a tristeza de todos aqui da regiÆo pelo falecimento do piloto Fabinho Andole.
Andr‚ – Crissiumal-RS

R: O piloto de motocross, F bio Andole faleceu v¡tima de um acidente de carro. Realmente muito triste!

TW
Gostaria de saber se ‚ boato ou verdade a historia qua a honda lan‡ara a twister com o motor enjetado em outubro? Estou negociando a minha CG Sport e quero realizar meu sonho de comprar a twister so nao sei se posso ir essa semana ou espero por mais 3 meses?
Adriano – Belo Horizonte, MG

R: Olha, eu j  nÆo acredito em mais nada. Em todo caso, espere mais um pouco.

Publicidade

R‚
Tite, sobre a MZ andar de r‚, na carta do Emilio: andei pesquisando sobre motores dois tempos e descobri que eles podem funcionar normalmente em qualquer sentido – seja com rota‡Æo normal ou com o virabrequim girando ao contr rio. Isso ‚ por causa do formato do motor, sem v lvulas nem nada e que permite a rota‡Æo livre. MAAAS acho q deve ser coisa s¢ dos primeiros motores assim. Nunca ouvi dizer de RD andando pra tr s, por exemplo.
Mauricio – Jundia¡ SP

Cores
Grande Tite, vocˆ percebeu que a hornet vem seguindo o padrÆo de cores da cbr600? Ano passado a cbr vinha nas cores laranja e cinza, a hornet esse ano veio assim ano retrasado, era amarela e preta, a hornet tb veio assim ano passado. EntÆo, de acordo com essa dedu‡Æo, a hornet pra este final ano, deve vir nas cores: AZUL, VERMELHA E BRANCA! A sua bola de cristal est  animada nestes £ltimos dias????
F bio – Ourinhos/SP

R: Rapaz, cores ‚ um assunto que eu nÆo palpito nunca, mal sei como ‚ um vermelho!

Hornet 250
Tite loca a hornet 250 j  tinha ouvido falar dela mas nÆo achei a ficha t‚cnica nem sabia que ela era 4 cicindros muito loca,Tite umas perguntas para vc: vc j  andou nela, que pais ela ‚ vendida,vc acha que ela vem para o Brasil
Daniel – SÆo Bernardo do Campo , SP

R: Sim, muito louca. NÆo pilotei, porque ela ‚ vendida em alguns pa¡ses da Europa e no JapÆo. Acho que nunca vir  ao Brasil.

Laudo
Dr. Tite e toda equipe do motonline, parab‚ns pelos servi‡os prestados a todos aqueles que buscam informa‡äes neste site que ‚ excelente. Seguinte pedi p/um determindado fabricante de escapes esportivos q me enviassem um lado do seu produto q segundo eles atendiam as solicita‡äes dos orgÆos competentes. S¢ q j  se passaram uns 6 meses e nada, eu ja enviei um monte de vezes o msm e-mail e nada. Ser  q tÆo querendo enganar a gente!
Adailton – Cascavel – Pr

R: Se estiverem tentando te enganar vc vai no Procon ou Decon e denuncia os caras!

Pre‡os
Depois de ver as cartas de 25/7, cheguei a conclusÆo que certos tipos de moto deveriam ter a venda diretamente vinculada ao holerite do pretendente a comprador.  brincadeira nego comprar moto cara e, depois, se assustar com pre‡o de pe‡a. Sou dono de uma Falcon e paguei R$ 175,00 no filtro de ar SEM RECLAMAR. Trouxa? NÆo, apenas um cara consciente que coisa boa tem seu pre‡o.
Leonardo – Santos -SP

Ba£
Tite, se eu colocar um bauleto de 45 litros na minha CG 150 ESD, vai aumentar o arrasto aerodinƒmico? A dirigibilidade poder  ser muito afetada quando enfrentar um vento lateral, por exemplo?
Jorge – Ipu – Ce

R: Sim, aumenta o arrasto e o consumo, mas ‚ insignificante. Sim, fica mais sens¡vel aos ventos laterais, mas vc se acostuma.

Agrale
Ol . Nunca testou uma Agrale? Sou motivo de risos de amigos porque estou casado com uma Elefantre 30.0 e penso em reforma-la. Mas o fato ‚ que a motinho, al‚m de vibrante (em todos os sentidos) ‚ boa de curva e nÆo perde em acelera‡Æo pras 250 Honda e Yamaha que considero muito caras.
Iraj  – Taquara, RS

R: Eu tamb‚m gosto dessa motoca: cl ssica italiana com motor 2T!

Motor
Tite, me falaram que as motos de quatro cilindros tem funcionamento com acionamento de 2 e 2 cilindros (como o 1o e o 3o num ciclo e o 2o e 4o em outro). Isso ‚ verdade? Se sim pq nÆo funcionam sequencialmente cada um girando o vibrabrequim 90 graus? Outro pergunta seria se dentre as 4 op‡äes de Bandit dispon¡veis qual delas vc compraria/acha melhor neg¢cio?
Marcelo – SÆo Paulo, SP

R: Desde que o mundo ‚ mundo a ordem de detona‡Æo do motor quatro cilindros em linha ‚ 1-4-3-2, isso nÆo ‚ novidade. Os motivos sÆo a redu‡Æo da vibra‡Æo e aproveitamento t‚rmico. Entra as 4 Bandits eu prefiro a 650S.