A MV AGUSTA Brasil confirmou hoje que montará em Manaus (AM) a partir do início de 2014 a nova linha de motocicletas com motores de 3 cilindros e 800 cc, composta pelos modelos Brutale, F3 e Rivale.
Além das novas motos que chegarão no primeiro semestre de 2014 ao mercado, a linha atual já à venda sofrerá atualizações, começando pela Brutale 1090RR ABS e a importada F4RR ABS “Drive by Wire”. “A Brutale 800 chegará em março, a esportiva F3 800 em abril e a Rivale 800 apenas em julho, pois ela começará a ser fabricada na Itália nos primeiros meses do ano”, informa Marcus Vinícius S. Santos, gerente de operações da MV AGUSTA Brasil.
A empresa também planeja nacionalizar a sua motocicleta mais cara – F4 RR ABS – a partir de março do próximo ano. “Em julho do ano que vem teremos todas as motos da linha MV Agusta nacionalizadas”, falou Creso Franco, presidente da Dafra, que monta e representa a MV Agusta no Brasil.
A chegada das motos de três cilindros também marca um novo momento da operação da marca, com um maior sincronismo com a matriz italiana e com o foco no desenvolvimento e reforço daquilo que já está em operação. “Queremos fortalecer nossa rede de concessionárias, que hoje conta com 9 lojas e ter os produtos mais atualizados em termos de tecnologia e com preços mais competitivos com as concorrentes da mesma classe faz parte desse trabalho e torna-se fundamental para nosso crescimento”, explica Vinícius.
Confira a seguir algumas das principais características das novidades da MV Agusta
BRUTALE 1090RR ABS (Chega em outubro/2013)
• Motor 1078 cm3 quatro cilindros
• Potência máxima: 158 cv a 11.900 r.p.m.
• Torque máximo: 100 Nm (10.2 kgm) a 10.100 r.p.m.
• Velocidade máxima: 265 km/h
• Controle de tração ajustável em oito níveis
• Estrutura modular com seção tubular de treliça de aço e chapas de alumínio
• Braço oscilante único com amortecedor ajustável
• Garfos invertidos de 50 mm (diâmetro)
• Freios dianteiros monobloco Brembo com pinças radiais
F4 RR ABS Drive by Wire (Chega em outubro/2013)
Esta moto passará a ser produzida no Brasil a partir de março do próximo ano e atualmente o modelo é importado e vendido apenas sob encomenda.
• Motor 998cm3 Corsa Corta (curso curto) quatro cilindros
• Bielas de titânio;
• Potência máxima: 201 cv a 13.600 r.p.m.
• Torque máximo: 111 Nm (11.6 kgm) a 9.600 r.p.m.
• Velocidade máxima: 297,5 km/h
• MVICS Technology (Motor & Vehicle Integrated Control System)
• Sistema de acelerador Ride by Wire;
• Sistema eletrônico ELDOR com 4 mapas de injeção, regulagens de:
– Sensibilidade do acelerador (Normal, Sport e Rain), torque máximo (Normal, Sport e Rain), resposta de motor variável (Normal, Sport e Rain), freio motor (Normal, Sport e Rain), limitador de RPM (Normal, Sport e Rain);
• ABS de última geração com modo Race;
• Pinças de freio tipo MotoGP M50;
• Suspensões dianteira, traseira e de esterço Öhlins com ajuste eletrônico pelo painel
• Controle de tração em 8 níveis com uso de sensores de velocidade de roda dianteiro e traseiro; sensor de inércia
• Anti- Wheeling
• EAS – Eletronic Assisted Shifter
• Faróis realçados com LED
• Rodas forjadas com baixo peso
Brutale 800 (Lançamento em março/2014)
• Motor 798 cm3 três cilindros em linha com virabrequim contra rotativo
• Potência máxima: 125 cv a 11.600 r.p.m.
• Torque máximo: 81 Nm (8.25 kgm) a 8.600 r.p.m.
• Velocidade máxima: 245 km/h
• Tecnologia CIVM (Motor & Vehicle Integrated Control System)
• Controle de tração ajustável em oito níveis
• Estrutura modular com seção tubular de treliça de aço e chapas de alumínio
• Braço oscilante único com amortecedor ajustável
F3 800 (Lançamento em abril/2014)
• Motor 798 cm3 três cilindros em linha com virabrequim contra rotativo
• Potência máxima: 148 cv a 13.000 r.p.m.
• Torque máximo: 88 Nm (8.97 kgm) a 10.600 r.p.m.
• Velocidade máxima: 269 km/h
• Tecnologia CIVM (Motor & Vehicle Integrated Control System)
• Controle de tração ajustável em oito níveis
• Estrutura modular com seção tubular de treliça de aço e chapas de alumínio
• Braço oscilante único com amortecedor ajustável
Rivale 800 (Lançamento em julho/2014)
Esta moto aborda um novo segmento: Hypermotard ou Funbikes. A produção da nova motocicleta começa no último trimestre de 2013, mas ela já ganhou prêmios, como sua eleição como a motocicleta mais bonita do Salão de Milão/EICMA em 2012. Basicamente ela vai compartilhar chassi e motor das suas irmãs de 800 e 3 cilindros, mas outros detalhes técnicos serão conhecidos apenas quando a moto chegar efetivamente ao mercado.