A MV Agusta também se move para aproveitar a onda das motos versáteis, as crossovers, e apresentou a sua Stradale 800. Feita para enfrentar diferentes situações do dia-a-dia. A MV Agusta a coloca como uma moto para todos os caminhos, qualquer caminho.
O chassi foi desenvolvido especificamente para ela e usa elementos treliçados em tubos de aço e a baçança traseira utiliza monobraço oscilante de liga leve de alumínio. Na frente a suspensão tem garfo Marzocchi “upside-down” com ajuste na compressão, retorno e pré-carga da mola com curso de 150 mm de curso, o mesmo curso da suspensão traseira também ajustável.
A distância entre eixos é de 1.460 milímetros e a altura do assento é de 870 mm o que procura oferecer mais conforto e segurança para longas jornadas. A moto ganhou um para-brisa que ajuda a proteger do vento e determina logo de cara o estilo da Stradale 800. O grande tanque de combustível com 16 litros de capacidade total (4 litros de reserva) garante longos trechos sem reabastecimento. Como equipamento de série há dois alforges laterais.
O motor é um três cilindros de 798 cc de capacidade cúbica que desenvolve 115 cv a 11.000 rpm e 7,9 kgfm a 9.000 rpm. Esse motor possui o virabrequim contra-rotação, o que reduz a vibração, e o circuito de refrigeração da moto (ar e óleo) é integrado para mantê-lo compacto e leve. Para comandar tudo isso, a Stradale 800 tem o CIVM (Sistema Integrado de Controle do Motor e do Veículo) que ajusta todos os sistemas automaticamente, controlando aceleração e tração de acordo com um dos quatro mapas estabelecidos pelo piloto.
Os freios são com duplo disco na dianteira e disco simples na traseira acompanhados do ABS 9 Plus da Bosch equipado com o RLM, que impede que a roda traseira saia do chão. A Stradale 800 tem ainda o EAS 2.0, o quickshifter (sistema de trocas rápidas de marcha para cima) no modo mais completo, com assistência eletrônica e que elimina a necessidade de operar a embreagem quando se reduz marchas.