Na Rota do Rally Paris-Dakar 2004: Responsabilidade

O sonho de todo piloto, mesmo para quem est  imaginando em ser um, ‚ a melhor m quina, a mais r pida, a vencedora; alguns competentes, e porque nÆo dizer felizardos, chegam a esse n¡vel; s¢ que chegar a este patamar permite acesso a outras experiˆncias, al‚m da perspectiva de sucesso.

J  pensou chegar … F1 e sentar numa Williams ou numa Ferrari? Maravilhoso! S¢ que a seu lado, como companheiros e ao mesmo tempo advers rios, estÆo Schumacher, Barrichello, Montoya. Ser  um tremendo comparativo e nÆo d  mais para utilizar aquela famosa desculpa da falta de equipamento, de competitividade. A hora de mostrar a que vocˆ veio.

Esta situa‡Æo ocorre em qualquer categoria. Vocˆ luta para chegar l , mas o prˆmio traz na carona o “amigo da on‡a”. N¢s chegamos l  e estaremos disputando a F1 do rali, o Paris-Dakar, pela primeira vez com uma motocicleta semi-oficial, uma KTM 700. Ao colocar as mÆos no guidÆo desta m quina cresce a responsabilidade, a expectativa e diminui a liberdade para erros.

L¢gico que nÆo basta apenas o novo equipamento. O que vem agregado em volta tamb‚m precisa estar neste padrÆo, como a manuten‡Æo e a troca de pe‡as ou pneus. Tudo ‚ melhor e mais caro. E, sem d£vida, ‚ bom nÆo negligenciar na capacidade do piloto, que tamb‚m precisa seguir este movimento de supera‡Æo. Ser campeÆo na F¢rmula 3 nunca foi garantia de sucesso na F1. Infelizmente o mais importante, que ‚ o resultado, s¢ em teoria at‚ aqui ‚ melhor.

Assim serÆo nossos dias no deserto: cheios de pressÆo, de determina‡Æo e de orgulho de ser brasileiro. Estamos convictos e apostando nosso maior esfor‡o na rota certa, cientes de que os riscos sÆo enormes, mas ‚ nessa hora que se mede a confian‡a, atributo necess rio para um campeÆo e que se adquire com a prepara‡Æo.

Sabemos que esta ‚ uma grande oportunidade e, se for preciso, vamos utilizar unhas e dentes para nÆo deixa-la escapar. NÆo ‚ brincadeira a responsabilidade de mostrar que os brasileiros sÆo bons em muitas  reas, al‚m de futebol, samba e F1.

A equipe Petrobras Lubrax prepara sua 17¦ participa‡Æo consecutiva no Rally Paris-Dakar. EntÆo vou aproveitar para contar tudo o que acontece nestas competi‡äes.

Ajude-me a escrever o pr¢ximo artigo. Fa‡a perguntas, envie sugestäes e tire suas d£vidas atrav‚s do link abaixo.

Klever Kolberg, 41, ‚ piloto do Mitsubishi da Equipe Petrobras Lubrax e tem o patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Sat‚lite, Eurofarma, Planac Inform tica, Mitsubishi Koala, Mercedes-Benz Caminhäes, Nera Telecomunica‡äes, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promo‡äes.