Publicidade

Uma certa Associa‡Æo Nacional de Inventores est  criando verdadeiras armadilhas para motociclistas.

Vocˆ nÆo imagina a quantidade de informativos que recebemos por dia. O n£mero cresce em progressÆo assustadora, mas a qualidade das informa‡äes cai vertiginosamente. Neste ano recebi dois informativos da Associa‡Æo Nacional de Inventores dirigidas aos motociclistas (que eles chamam de motoqueiros).

A primeira delas era uma mochila porta-capacete. A id‚ia partiu de um “inventor” que levava a esposa ao trabalho e depois se via …s voltas com um capacete pendurado no cotovelo. A mente brilhante do inventor criou uma mochila para abrigar o capacete nas costas, livrando os movimentos do bra‡o.

 claro que este inventor nÆo entende absolutamente nada de seguran‡a no trƒnsito, nem de motos em geral. Nem jamais ouviu falar de bauletos ou bagageiro e menos ainda de um el stico muito £til, chamado de aranha e que serve perfeitamente para prender o capacete no banco.

Publicidade

Qual o problema da mochila porta-capacete? Imagine o motociclista sofrendo uma queda ou uma colisÆo. O corpo dele pode ser arremessado ao ar, indo cair de costas. Com o capacete preso …s costas, o equipamento vai fazer a alavanca necess ria para partir a coluna em duas partes. Simples, n‚?

Outra inven‡Æo “genial”, que nos chegou hoje, ‚ o acelerador no p‚ direito acionado pelo calcanhar!!! Podiam aproveitar e passar a embreagem para o p‚ esquerdo e o cƒmbio em uma alavanca na mÆo direita, igualzinho aos carros.

A sandice dessa id‚ia vai mais al‚m. O acelerador vai passar para o p‚ para deixar a mÆo direita livre para pegar objetos!!! Leia a preciosidade do press-release “ comum, motoqueiros enquanto estÆo dirigindo precisarem pegar algum objeto, mesmo com o ve¡culo em movimento. Com isso, surge o perigo de ter que ao mesmo tempo acelerar e controlar o guidÆo da moto”. De onde tiraram tamanha barbaridade! Como assim “‚ comum tirar a mÆo do guidÆo!  PROIBIDO POR LEI!!!  EXPRESSAMENTE PERIGOSO TIRAR UMA MÇO DO GUIDÇO!!! NÇO PODE!!!

A proposta ‚ tÆo amalucada que s¢ pode ser obra de algu‚m que desconhece completamente os princ¡pios do equil¡brio dinƒmico de uma moto. Acelerar faz parte da pilotagem, inclusive para manobras de emergˆncia. Em muitos casos ‚ o acelerador que nos salva de um tombo. Tente acelerar na dosagem certa e no momento crucial usando o calcanhar do p‚ direito.

Publicidade

Outra alega‡Æo dos “inventores” ‚ que o acelerador no p‚ alivia as dores causadas no punho direito depois de longa jornada sobre a moto. Oh, fiquei comovido! Lembro aos inventores que fui um dos primeiros motoboys de SÆo Paulo, em 1976. Naquela ‚poca eu costumava fazer manuten‡Æo b sica na moto o que inclu¡a lubrifica‡Æo dos cabos e troca peri¢dica, quando come‡ava a “estalar”. Se o punho est  doendo pode jogar grafite, ¢leo, WD40, qualquer lubrificante no cabo do acelerador que vocˆ vai ver como melhora!

Por favor, leitor de Motonline, nÆo acredite em inven‡äes.