Publicidade

Junto às férias de julho, chega também a vontade de curtir momentos de lazer na estrada. Por meio de práticas simples e rápidas é possível verificar itens básicos em uma motocicleta para evitar eventuais inconvenientes e assegurar um passeio tranquilo e seguro.

Antes de iniciar a viagem, separe os equipamentos de segurança: o capacete, acessório indispensável, precisa estar dentro do prazo de validade e com o selo de certificação do INMETRO, órgão de normatização que atesta a qualidade do produto. Verifique se a viseira está limpa e sem riscos – caso contrário pode prejudicar a visão em dias de chuva ou à noite. Roupas apropriadas também são importantes: luvas, calças e jaquetas de materiais resistentes, além de calçados fechados, são os mais indicados.

SegurancaMoto_1_10_07

Preparação de moto e motociclista é fundamental para uma viagem sem surpresas desagradáveis – imagem de arquivo

Cheque se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do manual do proprietário. Lembre-se que alguns modelos, quando utilizados com garupa, devem ter pressão maior no pneu traseiro para compensar o peso extra. Consulte também no manual o nível recomendado para o óleo do motor. Se estiver abaixo, preencha ou efetue a troca completa. Outra medida importante é lavar e lubrificar o sistema o sistema de transmissão, corrente, coroa e pinhão após o uso da moto em estradas de terra.

Publicidade

O sistema de freios também é indispensável para a sua segurança. Por isso, verifique se está devidamente regulado. Se for hidráulico, é importante checar o nível do fluido. Se a indicação estiver abaixo do mínimo, pode significar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Nesse caso, é fundamental levar a uma oficina para avaliá-lo.

Outro item importante é o sistema elétrico. A inspeção inclui conferir o funcionamento da buzina e das luzes (freio, piscas, lanterna, farol e painel). Lembre-se que qualquer tipo de problema nesses equipamentos poderá configurar uma infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Para ficar ainda mais tranquilo, avalie levar sua motocicleta a uma oficina antes de colocá-la na estrada. Lá o mecânico fará uma avaliação visando a segurança e prevenção de problemas, além de garantir que as peças se mantenham em ótimo estado.

Atenção e planejamento na pilotagem: o roteiro de viagem também precisa ser organizado para evitar imprevistos. Confira com antecedência se haverá algum posto de combustível no percurso e faça paradas a cada 90 minutos para alongar os músculos e evitar cãibras e fadiga. Procure saber se em seu caminho há cobrança de pedágio, pois há rodovias que a motocicleta também paga tarifa. Portanto, cheque se há cobrança e qual o valor, deixando separadamente o dinheiro em local fácil da jaqueta para facilitar o pagamento. A pilotagem deve seguir com o máximo de atenção. Todas as manobras devem ser sinalizadas. Evite trafegar nos pontos cegos e, durante ultrapassagens, tome cuidado com o deslocamento de ar.

Publicidade

Na chuva, a atenção deve ser total. É preciso ficar atento para as faixas brancas e amarelas demarcadas no asfalto. Elas se tornam escorregadias quando molhadas. Em manobras evasivas ou freadas bruscas nestas condições, a chance de acidentes é maior, portanto, todo cuidado é pouco.

Separador_motos