Publicidade

Esp¡rito natalino! Poxa Tite tu queres me fazer chorar? Nessa ‚poca todos n¢s estamos sens¡veis lembrando de amigos que se foram, dos tempos melhores e piores que pasamos, menino Jesus, Etc; a¡ vem essa mensagem de Natal redigida por vocˆ, me fez refletir sobre a vida!!! Desejo a vocˆs a paz necess ria e o conhecimento para melhorar o mundo, mesmo que seja com um simples gesto! Curioso, estou me tornando desempregado esse mˆs, m s estou feliz e esperan‡oso, PQ ser ?
Lincoln – SP-SP
Pois trate bem da Laurinha e nÆo se preocupe porque eu tb sou um solene desempregado!

ConfusÆo
Tite! P“, kara, vc confundiu a carta de Lincoln de SP com a Tha¡s que ‚ minha filha! Ela est  irada contigo, mas aproveita e manda um beijinho do Noel (nÆo sou eu) e te faz mais uma perguntinha: Vc aconselha protetor de motor numa Yes? Forte abra‡o. Ah, te vi numa revista especializada brasileira em foto do SalÆo de MilÆo. Pelos trajes ‚s um pobre mo‡o rich! Òta vidÆo!
Osmar – Rio de Janeiro, RJ
Cara, fiz uma bagun‡a com as suas filhas, mas j  est  corrigido: vc ‚ o paizÆo da Tha¡s e o Lincoln ‚ papi da Laurinha. As duas sÆo minhas sobrinhas queridas! NÆo precisa protetor pra Yes, aquela carca‡a ‚ tÆo dura quanto meu saldo banc rio. Aqueles trajes foram alugados!

Rela‡Æo
Como havia dito em outro t¢pico, ao viajar percebi que estrada nÆo ‚ para a CG Sport. Conversando com alguns amigos mecƒnicos vi que havia a possibilidade de fazer altera‡äes no kit de rela‡Æo da moto, tudo simples. Depois de um monde de “disse me disse” resolvi testar e tirei as seguintes conclusäes. O kit de rela‡Æo original ‚ composto por uma Coroa com 42 dentes, Corrente de 16 gomos, PinhÆo de 15 dentes. Eu troquei a Coroa de “Turuna” (38 dentes). A fura‡Æo da coroa ‚ a mesma da Sport o que elimina adapta‡äes. O consumo de combust¡vel est  na casa dos 34,5 km/l e o desempenho est  perfeito. Nenhuma Titan me passa, d  pra andar junto da Honda Strada 200cc. Incr¡vel! O problema foi achar essa Coroa. S¢ achei em Feira de Santana, 100 km de Salvador e era filha £nica.
MARK – PORTO ALEGRE, RS
Por que todo ga£cho escreve Porto Alegre em caixa alta! Karaka, vc achou uma pe‡a na Bahia? Isso ‚ globaliza‡Æo! E como ficou o rendimento na subida? A rela‡Æo original ‚ 2,800:1 e vc passou para 2,533:1, ‚ uma diferen‡a bem grande que pode atrapalhar a retomada de velocidade e a for‡a nas subidas.

Cola
Em resposta ao Luis – ViamÆo, RS, sobre a cola do tanque, para adesivos, e acredito que o protetor tamb‚m, eu uso secador de cabelo para derreter a cola e depois fica muito mais facil de tirar.
Jos‚ – Mogi das Cruzes – SP
 mesmo, aprendi isso com o Alexandre Barros!

Publicidade

MotorzÆo
Tite, tenho visto muitas propagandas que falam de mexer no pistÆo das motos para aumentar potˆncia. Hoje, vi uma que promete aumentar uma Tornado para 330cc, Twister para 289 cc, Titan para 180cc e etc. J  vi uma Tornado a venda com 330cc, escape alterado e acelerador com apenas 1/4 de volta e ainda fez ela virar super motard. Mexer desse jeito nÆo estraga a moto? NÆo compromete a seguran‡a? Vocˆ mexeria numa Tornado desse jeito?
M rcio – RibeirÆo Preto/SP
A resposta para suas perguntas ‚ DEPENDE!. Se o kit for de boa procedˆncia e a oficina honesta, manda bala, mas saiba que seu cilindro nÆo aceitar  mais ret¡ficas. Ou seja, se babar ter  de trocar todo o cilindro. Por isso eu acho que um kit de 289 j  t  de bom tamanho. A Tornado tem freio superdimensionado, a seguran‡a nÆo ser  afetada.

Vento
Tio tite, gostaria de saber sobre a marca de motocicletas vento, que est  instalando-se em nosso querido lisarB. Sou Tarado por motos estilo cruiser e aquela v-thunder ‚ linda fico salivando s¢ em olhar para as fotos. Voce teria mais informa‡äes?
Alex – Palmeira dos Öndios, AL
J  citamos a Vento aki, ‚ uma montadora americana, que compra pe‡as na China, monta l  nos EUA e vende no Brasil. NÆo sei nada sobre a V-Thuner.

Solto
Lendo sua mat‚ria sobre amaciamento, vc citou que algumas motos ficam com o motor “solto” vc poderia me explicar melhor isso.
Paulo – Fortaleza- CE
 quando o motor nÆo fica preso! Motor amaciado de forma errada fica “amarrado”, pregui‡oso. E isso nÆo tem nada a ver com a velocidade no amaciamento, mas com o respeito …s recomenda‡äes.

Natal
An“nimos, acompanhamos de longa data esse site, sempre com admira‡Æo e tb aproveitando as inf t‚cnicas e o modo prazeroso com q tratam a galera amante das duas rodas. Lendo o Editorial de 13.12 – uma perola de composi‡Æo/mensag, digna de q manifestemos congratula‡äes e, com carinho, amplificados desejos de q as bˆn‡Æos divinas tb estejam sempre entre essa eq e familiares.
Silas – Cascavel PR

Publicidade

FMX
Olha, eu at‚ julho tinha uma Falcon, gostava dela pelo torque e maciez, mas era muito ruim de curvas, consumia muito e baixa velocidade de cruzeiro entre outras coisas. Gostaria de saber se caso a Honda encerre sua produ‡Æo ano que vem, se h  chances reais da Honda por no nosso mercado a FMX 650 e/ou a derivada desta moto, que seria um modelo NX ou XR. E tb gostaria de saber se na It lia estes modelos fazem sucesso.
Juarez – Apucarana Paran 
Deus te ou‡a, Juarez! Na It lia a categoria supermotard cresceu 140% nos £ltimos 10 meses.

Amaciamento
Gostaria de encaminha uma d£vida ao Sr. Geraldo Tite Simäes. Comprei uma honda biz 125 (minha primeira moto!) e estou achando-a excelente. Por‚m tenho d£vidas quanto ao “amaciamento do motor” nos primeiros quil“metros. Quais os cuidados necess rios? E tamb‚m como tirar o melhor proveito da moto na estrada e como se comportar com ela nesse tipo de ambiente. Sua resposta ser  de grande valia!
Rafael – tAUBAT – sp
Sr. Rafa, eu perdi horas preciosas de sono para escrever uma mat‚ria sobre amaciamento, mas parece que foi em vÆo. Por favor leia, est  bem na capa!