Publicidade

Dia triste no Rally Paris-Dakar; o navegador francˆs Bruno Cauvy morreu hoje depois de sofrer grave acidente na d‚cima etapa da competi‡Æo, entre Zilla e Sarir, uma base petrol¡fera no deserto da L¡bia. Um helic¢ptero foi acionado e chegou ao local em 27 minutos. Os m‚dicos encontraram o carro Toyota n£mero 280 capotado. O piloto, Daniel Nebot, tem quadro cl¡nico considerado satisfat¢rio. A organiza‡Æo do evento ainda nÆo tem detalhes de como foi o acidente.

Cauvy e Nebot nÆo eram competidores de destaque. Ontem eles terminaram em 46o lugar, mesma posi‡Æo ocupada quando eles passaram pelo primeiro posto de controle neste s bado no quil“metro 132. Depois daquele ponto, os nomes dos franceses nÆo apareceram mais na listagem que ‚ atualizada v rias vezes ao dia com as posi‡äes de cada competidor.

A etapa de hoje era uma grande reta no deserto e alguns ve¡culos, como o novo Mitsubishi Pajero Evolution do japonˆs Hiroshi Masuoka, o vencedor na categoria carros, chegaram a quase 190 km/h.

A boa not¡cia do dia foi a vit¢ria de Andr‚ Azevedo na chegada a Sarir ao lado dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, os outros dois ocupantes do caminhÆo da equipe Petrobras Lubrax, na categoria caminhäes, um excelente resultado para o Brasil. Andr‚ completou o roteiro em 4h54m04s. Ele mant‚m a 3a posi‡Æo na classifica‡Æo geral acumulada da competi‡Æo desde a largada, dia 1o de janeiro. Os russos Vladimir Tchaguine e Firdaus Kabirov, do time oficial da f brica Kamaz, ficaram em 2o e 3o na etapa de hoje.

Publicidade

Nas motos Jean Azevedo irmÆo de Andr‚, garantiu o 2o lugar na categoria motos Production e aparece em 7o na geral. Na classifica‡Æo acumulada, ele continua na 5a posi‡Æo. O sueco PG Lundmark acelerou forte e terminou em 1o. Klever Kolberg e Lourival Roldan, de Mitsubishi Pajero Full, ficaram em 4o na categoria Super Production Diesel e 21o entre todos os carros.

Na etapa deste s bado os competidores nÆo puderam usar GPS, aparelho eletr“nico que mostra a localiza‡Æo exata com a ajuda de sat‚lites, uma dificuldade a mais para os navegadores, que tiveram que achar o caminho apenas por b£ssola.

A caravana da competi‡Æo entra amanhÆ no Egito, £ltimo pa¡s do Dakar 2003. A etapa entre Sarir e Siwa ter  586 quil“metros no total, sendo 438 cronometrados, e ser  a £ltima antes do dia de descanso, na segunda-feira. Ainda faltam 3.284 quil“metros at‚ o final da prova, dia 19 de janeiro, em Sharm El Sheik, …s margens do Mar Vermelho.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Sat‚lite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Inform tica, Nera Telecomunica‡äes, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promo‡äes, Vista Cria‡äes Gr ficas, Adventure Gears, Kodak Professional e Mercedes-Benz Caminhäes.

Publicidade