Publicidade

A Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, se transformou em uma grande rampa ao ar livre de Motocross Freestyle, com um duelo entre os supercampeões brasileiros de motocross, Jorge Negretti e Joaninha,  e levou cerca de 400 expectadores ao delírio. A dupla deu um super show de manobras radicais sobre duas rodas durante o Floripa Moto Show neste sábado, dia 24.Nem o forte vento foi capaz de diminuir a intensidade das apresentações, que não poupou em saltos, fazer acrobacias no ar com a moto em movimento em alturas que variavam de 10 a 25 metros. Os movimentos variavam  entre No Floot, No Hands, Super Mam e o famoso backflip (espécie de mortal) de Joaninha.

“O que garante a beleza do espetáculo não é a velocidade e sim a precisão e a técnica do piloto”, explica Negretti. Um dos seus grandes desafios, no entanto, está fora dos palcos. “Hoje temos que mostrar a diferença entre o uso da moto como passeio e o uso da moto para esporte. Para ser um esportista sobre duas rodas, tem que ter preparação de pista e saber usar corretamente os equipamentos de segurança”, afirma ele. O campeão de frestyle, Gilmar Flores, mais conhecido como Joaninha, é da mesma opinião. “Não existem incentivos a eventos de competição. Não há campeonatos. Não vejo fomento nesta área”, lamenta Joaninha.

Para desafiar as leis da gravidade, realizar saltos radicais em frações de segundo e fazer os atletas alertam que é necessário muito preparo, treinos e equipamentos, para garantir a total segurança dos pilotos e do público presente. Capacete, óculos, colete, camisa, calça, cinta abdominal, cotoveleiras, joelheiras, e botas são acessórios indispensáveis dos pilotos. Tudo isso somado ao cuidado com as motos, que vão para revisão antes de todas as competições e exibições.

Para contribuir sobre a conscientização da segurança no trânsito, Joaninha vai participar da campanha “Trânsito Consciente, pra vida seguir em frente” junto com o Detran de Mato Grosso. Ele vai percorrer 20 cidades dando palestras e falando sobre a importância de respeitar as regras de trânsito em escolas, universidades e empresas.

Publicidade