Publicidade
Foto: MT03 laranja s¢ no exterior

Foto: MT03 laranja s¢ no exterior

Salve Tite! Hoje acessei o site da Yamaha para apreciar a MT-03 e percebi que ela est  … venda apenas na cor preta. Interessante tamb‚m o fato da MT-01, TDM 900, FZ6N serem somente pretas e, pra nÆo ser unanimidade, a FZ6S vem apenas na cor azul… com detalhes pretos! Ser  que os marketeiros da Yamaha incorporaram a filosofia monocrom tica de Henry Ford? “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto”
Luciano – Bras¡lia, DF

R: Tens toda razÆo de citar o genial Henry Ford, porque olha o que virou a ind£stria de carros: s¢ preto, prata e cinza! Karaka o que aconteceu com as cores? At‚ um dalt“nico como eu acha isso um saco! Mas acho que o site est  errado porque tem MT-03 branca tamb‚m. L  fora tem uma laranja linda de morrer. Laranja como um abacate!

Verniz
Tio tite pergunta r pida, nÆo d  nem fome: ‚ vantagem invernizar os plasticos da Lander visto que o uso ser  estritamente on-road? E quando vier pra costa esmeralda avisa que te pago uma rodada de mariscos!
Paulo – Tijucas – SC

Publicidade

R: Olha, s¢ nÆo sei se vai ficar bom, porque tem de ser um verniz muito aderente pra grudar no pl stico.

Tempo
Adquiri uma NX4 Falcon zero km. O manual do propriet rio (p g. 5-11) recomenda que “nÆo pilote por longos per¡odos em velocidade constante”. Pergunto: Qual tempo devo considerar longo; 10 min, 30 min, 1 hora, duas horas, quatro horas? Por quˆ dessa recomenda‡Æo? A partir dessa recomenda‡Æo, ‚ correto dizer que manter a velocidade constante em viagens (velocidade de cruzeiro) resulta em economia, mas prejudica o motor?
JUAREZ – RIO DE JANEIRO / RJ

R: Jujuba, como a reda‡Æo do Manual ‚ responsabilidade do fabricante, sugiro que vc entre em contato com o SAC da empresa, uma vez que j  dizia Einstein “o tempo ‚ relativo”.

Titeciclo
Caro Tite. Gostaria que me esclarecesse qual a fun‡Æo da ABRACICLO. Segundo o editorial ela tem “as preocupa‡äes e o comprometimento relacionados … QUALIDADE dos produtos e … seguran‡a do trƒnsito”. SÆo realmente essas as fun‡äes? Olha que estÆo nos vendendo cada porcaria de moto com um p¢s-venda ris¡vel e at‚ agora eu nÆo soube de alguma interven‡Æo dessa entidade junto … qualquer montadora. Sugiro at‚ que cries a TITECICLO, arrecades um bom dinheiro e o resto, deixa pr  l .
A prop¢sito, o teu livro ‚ excelente. Agora vou comprar o DVD.
Gilberto – Os¢rio-RS

Publicidade

R: Giba, a Abraciclo zela pela qualidade dos produtos de suas FILIADAS e nÆo de tudo que desembarca em terras brasileiras. J  ofereci os servi‡os da Titeciclo para eles v rias vezes, no entanto foram todas recusadas.

Freada
E ai tite faz tempo que nÆo escrevo, ai vai uma pergunta. Tava andando de moto com meu pai ai um cara jogou o carro do lado da moto nÆo sei como ele nÆo viu, ele viu meu pai entrando junto na rua ainda tinha o filho dele olhando a moto ai o cara joga o carro do lado da moto, cara cego. A pergunta ‚ pra freia mais r pido ‚ melhor travar a roda traseira ou quase travando , fiz esse teste na bike e parece freia mais r pido sem travar a roda.
Daniel – SÆo Bernardo do Campo – SP

R: Daniel, leia um artigo intitulado “vocˆ sabe frear” publicado aqui mesmo no Motonline.

Banco
Tite! Estou querendo trocar de moto (tenho uma bros 125cc), por ter 1,82m nao consigo me adaptar as motos baixas tipo fazer e twister, alem do que nao possuo grana pra uma lander, entao la vai a questao: existe a possibilidade de alguma alteracao no banco da tornado pra que possa ficar mais confortavel ou algum modelo no mercado paralelo tipo o que vc utilizou na lander do teste?
Marcelo – salvador,ba

Publicidade

R: Sim, existem empresas especializadas em modificar os bancos, basta pesquisar na Internet.

Baloo
Depois de ler na se‡Æo de cartas uma cita‡Æo sobre o Baloo, h£ngaro que perdeu um bra‡o num acidente com uma Suzuki de 1000cc, resolvi pesquisar no Google e achei esse v¡deo. Olha esse v¡deo: http://www.youtube.com/watch?v=fPfTtP66nO4
Daniel – Alvorada, RS

tica
Tenho verificado neste site a quantidade de pessoas que escrevem criticando o governo federal. Penso que algumas expressäes usadas (ex.: “governo criminoso” de um missivista no £ltimo dia 31/1) desrespeita a regra n£mero 9 para envio de mensagens. Se continuar assim, penso que estaremos no limite da ‚tica neste f¢rum. Sou motociclista por paixÆo desde menino, mas jamais criticarei um governo por nÆo olhar para a nossa classe quando existem in£meros assuntos mais nobres a resolver no pa¡s.
Yuri – Fortaleza

R: Yuri, o item 9 diz respeito … ofensas e adjetivar algo abstrato como “governo” de criminoso nÆo ‚ falta de ‚tica, mas leg¡tima defesa. NÆo passamos um dia sequer de nossas vidas sem ouvir, ler e ver not¡cias sobre desvio de verbas p£blicas para enriquecimento de administradores p£blicos (vide reitor da Universidade Federal de Bras¡lia). Esse dinheiro desviado deveria estar a nosso servi‡o, portanto fomos roubados. Furto qualificado ‚ crime, logo o “governo criminoso” nÆo ‚ ofensivo, pelo contr rio, ‚ at‚ elogioso perto da roubalheira descarada cometida por essa abstra‡Æo chamada “governo”.

Jaqueta
Gostaria de saber mais sobre as jaquetas e cal‡a da SBK, se ela tem uma boa impermeabilidade e se protegem bem do frio, e tb com rela‡Æo a resistˆncia do produto.
Alexandre – Culturama-MS

R: Ou seja, vc quer saber TUDO! Olha, compra logo porque eu j  usei em todas essas condi‡äes e aprovei! Com rela‡Æo … impermeabilidade, nenhuma jaqueta 100% imperme vel garante essa condi‡Æo, mas para isso vc praticamente ir  cozinhar de calor dentro dela. Eu prefiro uma jaqueta RESISTENTE a  gua e se chover forte usar uma capa por cima.

Capacete
“O Conselho Nacional de Trƒnsito (Contran) publicou ontem(11/02/2008) uma resolu‡Æo que adia para 1§ de junho de 2008 o in¡cio da fiscaliza‡Æo sobre o uso do selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) nos capacetes de motociclistas no Pa¡s.”
“A obrigatoriedade dos motoboys usarem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza‡Æo e Qualidade Industrial (Inmetro) nos capacetes foi adiada de 1§ de janeiro para 1§ junho de 2008. As multas j  aplicadas serÆo anuladas.”. Al‚m de postergar a fiscaliza‡Æo, o Contran definiu que os adesivos refletivos e a certifica‡Æo serÆo exigidos apenas para os capacetes fabricados a partir de 1§ de agosto de 2007.” Este adiamento ‚ v lido apenas para motoboys ou para todos os motociclistas? Em sendo para todos os seres b¡pedes, quer dizer, se, segundo o pr¢prio inmetro, a validade de um capacete ‚ de cinco anos, eu que comprei 2 capacetes no primeiro semestre de 2007, posso andar sem o selo e sem os adesivos at‚ que este capecete tenha a validade vencida? Realmente Lisarb est  me deixando bastante confuso. Se algu‚m puder mandar uma luz para este humilde motociclista, agrade‡o.
Vandeco – SÆo Jos‚ dos Pinhais

R: Pois ‚, Fa¡sca, esse papo ta tÆo confuso que s¢ mesmo nos resta esperar um esclarecimento melhor por parte do Denatran.