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AmanhÆ ser  um dia hist¢rico para Nelsinho Piquet e quem sabe, para o automobilismo brasileiro.

O filho de Nelson Piquet, trˆs vezes campeÆo do mundo, far  seu primeiro teste de F¢rmula 1. Ser  com o veloz modelo FW25 da Williams, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. AmanhÆ, ter‡a feira, ele ter  o dia todo para familiarizar-se com o carro e aos poucos, demonstrar sua velocidade.

Quinta-feira de manhÆ, Nelsinho volta a acelerar o FW25. Se confirmar o enorme talento evidenciado nas 6 vit¢rias e 8 pole positions na temporada de estr‚ia do Campeonato Britƒnico de F¢rmula 3 este ano, dever  ser contratado como piloto de testes da equipe.

Sam Michael, chefe dos engenheiros de pista da Williams, comentou: “Estamos certos de que Nelsinho est  suficientemente maduro para o teste”. Ele ser  comparado com Nico Rosberg, filho de outro piloto campeÆo do mundo com a Williams em 1982, Keke Rosberg. Nico testa quarta-feira, o dia todo, e quinta-feira … tarde. Nelson Piquet conquistou o t¡tulo de 1987 pelo time de Frank Wlilliams.

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O £ltimo treino da Williams em Jerez foi entre 30 de setembro e 3 de outubro. Dia 1§ Ralf Schumacher estabeleceu 1min20s390. A temperatura est  um pouco mais baixa agora, o que favorece … melhora dos tempos, mas a Williams, como toda escuderia de F¢rmula 1, adota alguns procedimentos-padrÆo no primeiro teste de um piloto, a fim de tornar a experiˆncia mais segura.

Por exemplo: o carro deixa os boxes com maior carga aerodinƒmica do normal, para lhe dar maior aderˆncia. O mecƒnicos ajustam o limitador de giros do motor a um n¡vel mais baixo do usual; em vez de o piloto trocar as marchas quando o motor atinge 19 mil rpm, o faz a 17 mil, em m‚dia. A resposta de potˆncia ‚ menor, bem como as rea‡äes do carro um pouco mais lentas. Em nenhum momento Nelsinho dever  ter menos de 50 ou 60 quilos de gasolina no tanque, tamb‚m para conter a performance, mesmo objetivo de equipar a Williams com pneus j  usados.

 sempre bom lembrar que antes de sentar no cockpit o piloto faz o chamado “ground school”, ou seja, um curso para conhecer os cerca de 25 botäes que h  no volante e como utiliz -los para elevar o desempenho do carro. O uso correto dos freios com discos e pastilhas em fibra de carbono ‚ fundamental. O sistema funciona com perfei‡Æo apenas dentro de uma determinada faixa de temperatura, entre 400 e 700 graus Celsius.
H  um procedimento que deve ser seguido para os freios atingirem essa faixa.

Essas sÆo apenas algumas das li‡äes que Nelsinho ter  de aprender antes de poder exigir mesmo do FW25, o que se espera ocorra quinta-feira, quando Nico far  o mesmo.

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