Publicidade

Como lugares privilegiados da educação para o trânsito, as auto-escolas se sentem no dever de dar a sua contribuição para diminuir os acidentes e problemas nesta área.

Depois de iniciar com uma barraca educativa na Boca Maldita no último sábado e visitar escolas em toda Curitiba e Região Metropolitana, haverá dois atos finais nesta sexta-feira:

1. Pela manhã, das 09:00hs às 11:00hs, haverá blitz Educativa em 15 locais de Curitiba e Região Metropolitana também com instruções e distribuição de materiais Educativos. Um dos endereços é na Rua Erasto Gaertner, Esquina com a México no Bacaheri.

2. À Tarde, das 14:00hs às 18:00hs, uma grande concentração no estacionamento do Estádio do Pinheirão:
– Mais de 650 pessoas uniformizadas com camisetas do Movimento, em 350 veículos (ônibus, caminhão, carretas, motocicletas e automóveis), Sorteio de 22 habilitações – todos os serviços obrigatórios da CNH (exceto as taxas do Detran), camisetas do Movimento, bicicleta, TV e DVD (durante a Semana estão sendo distribuídos mais de 5 mil cupons), Show com a Banda Artefatos, com participação do ex-Blindagem Ivo Rodrigues (entre as atividades), Vídeo com imagens educativas (14:30hs), Peça de teatro sobre o Trânsito (15:00hs), – Autoridades convidadas (16:00hs), Culto Ecumênico (17:00hs), Sorteio de 01 Aparelho Biométrico para os CFC´s que participaram do Movimento (17:55hs), Encerramento (18:00hs)
Durante a semana de 21 a 25 de setembro foram realizadas diversas atividades promovidas pelas auto-escolas de Curitiba e região para melhorar o desempenho da educação no trânsito
“Como o motorista é a grande causa de acidentes, é nele que devemos concentrar os nossos esforços”, afirma Olga Catarina Zanoni, líder do Movimento. “Chega de mortes, chega de falta de educação, chega de violência no trânsito!”, resume Olga. “E como as auto-escolas são o lugar privilegiado para a educação e, principalmente, a re-educação no trânsito, é nosso dever fazermos ações positivas para isto”, completa Olga.

Publicidade

Constituído por 79 Auto-escolas de Curitiba e Região Metropolitana, o grupo pretende mobilizar mais de 661 pessoas durante a semana em apresentar ações efetivas na Boca Maldita, em visitas às escolas de ensino Fundamental de cada região e numa concentração final no estacionamento do estádio do Pinheirão, para promover a gentileza e melhorar o comportamento dos pedestres e motoristas.

O trânsito mata, no Brasil mais de 57 mil pessoas por ano e em 82% dos casos, segundo dados da Polícia Rodoviária, muito mais do que a gripe suína, por exemplo, e merece campanhas de educação constante. Na maioria dos casos, as mortes ou acidentes poderiam ser evitados se o motorista respeitasse mais a legislação. Por isso, a educação no trânsito é tão importante e fundamental, sendo necessária uma ação constante e não apenas eventual. “E as Auto-escolas em parceria com os órgãos pertinentes ao Trânsito, juntamente com a mídia, são o melhor caminho para a educação e reeducação no trânsito”, conclui Olga.

A programação do Movimento Chega! Começou no sábado, dia 15 na Abertura da Semana Nacional na Escola de Governo, no dia 19 de setembro, por um Stand armado com, cartazes e banners na Boca Maldita, das 09hrs às 14hrs, com a demonstração de funcionamento do aparelho biométrico de uso obrigatório em todas as auto escolas para controle de presença, dicas sobre a habilitação, alteração, renovação e reciclagem da CNH e consultas de multas de trânsito. Na segunda e terça-feira da próxima semana, dias 21 e 22, as Auto-escolas foram visitadas escolas municipais de sua regional, a fim de ministrar palestras e dar dicas sobre o trânsito e carteiras de habilitação.

SERVIÇO:Olga Catarina Zanoni, Coordenadora do Movimento / Fones 3258-4878/8417-4520 / E-mail: [email protected]

Publicidade