Publicidade
Nielsen Bueno, vencedor da classe Elite na 5ª etapa da Copa Pakato de Enduro em Mogi das Cruzes (SP)

Nielsen Bueno, vencedor da classe Elite na 5ª etapa da Copa Pakato de Enduro em Mogi das Cruzes (SP)

Neste sábado, os melhores competidores de enduro do país cumpriram três das cinco voltas válidas pela quinta e sexta etapas da Copa Pakato de Enduro FIM, que este final de semana chegou a Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. Com 130 pilotos inscritos, a prova contou com vários obstáculos que tiraram o fôlego dos participantes. Quem saiu com a vitória geral e também da categoria Elite foi o mineiro Nielsen Bueno, depois de uma forte disputa com o líder do campeonato, o multicampeão Felipe Zanol.

Como já era o esperado, categoria elite, a briga foi bastante acirrada entre Zanol, Nielsen e o Júlio César Zavatti, o Bissinho, que acabou caindo forte no Extreme Test da segunda volta e perdeu muito tempo em relação aos adversários. Menos de cinco segundos atrás, Zanol terminou com a segunda colocação do dia. Bissinho conseguiu completar em terceiro lugar na categoria e quarto no geral, mas com uma diferença mais ampla, de 21 segundos. Rômulo Bottrel, o Oncinha, foi bastante eficiente e, além do primeiro lugar na classe E2, terminou com o terceiro no geral.

O circuito teve uma série de variações, incluindo várias passagens por plantações de eucaliptos bastante fechadas. O Extreme Test foi um dos grandes desafios. Longo, ele foi realizado em dois terrenos diferentes com um grande zig zag no asfalto ligando os dois trechos. Outra novidade do Extreme Test desta etapa foi a cortina de pneus, em que os pilotos tinham que cruzar um obstáculo composto por vários pneus pendurados por cordas.

Publicidade

A tradicional pista do ASW Off-Road Park recebeu o Cross Test que utilizou parte das pistas de motocross e cross country e também exigiu bastante dos competidores. Mesmo com muito trabalho no dia de hoje, todos disputaram a prova com cautela, tentando poupar energia para mais duas voltas que serão realizadas amanhã no mesmo local. Como a competição segue para a reta final, os pontos conquistados em Mogi das cruzes podem fazer uma boa diferença na classificação final.

“A prova foi perfeita hoje, todos gostaram e não tivemos nenhum problema. Ninguém se machucou, o que é o mais importante para nós, e também nenhuma moto quebrada nas trilhas. Mais uma vez a etapa de Mogi das Cruzes foi perfeita. E tivemos também a novidade da ‘Cortina de Pneus’ novo obstáculo do Extreme Test, que foi a sensação do dia. Foi um show tanto para o público como para os participantes”, disse Fábio Simões, do Adrenatrilha Trail Club, organizador do evento.

Neste domingo, os competidores partem para a sexta etapa, a partir das 9h. A largada será feita no mesmo local de hoje, a Avenida Cívica, próxima a Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes.

A Copa Pakato de Enduro faz parte das festividades oficiais da cidade de Mogi das Cruzes e é organizada pelo Adrenatrilha Trail Club, com patrocínio da Pakato Racing Parts e Acessories, co-patrocínio ASW, Moto Field, Dust Off Road, IMS Racing, Diafrag, Baritech do Brasil, Máster Comunicação Visual, Sig Visual, Revista Pró Moto, Revista DNA Off-Road e Revista Moto Verde. Apoio da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes e suas secretarias, cronometragem e apuração Totem com foto células, maquinas coletoras e GPS, locução Amarildo Martins, Fotos FM Fotos, Filmagem ACS Vídeos, cobertura: Revista Pró Moto, Revista DNA Off-Road, Revista Moto Verde, MotoX.com.br e ESPN Brasil, supervisão da Federação Paulista de Motociclismo e Confederação Brasileira de Motociclismo.

Publicidade

Resultados 5ª etapa Copa Pakato Mogi das Cruzes SP – Sábado (17/09)

Elite
1. Nielsen Paraiso Bueno
2. Felipe Augusto Miranda Zanol
3. Julio Cesar Zavatti (bissinho)
4. Carlo Monaco Valenca
5. Thiago Carnio

Enduro 02
1. Romulo Bottrel Alvarenga Neto
2. Vinicius Calafati Ribeiro
3. Samuel Furlan Amarante
4. Cristiano Silveira de Oliveira
5. Felipe Alves Legarrea

Enduro 03
1. Luis Felipe Claudino
2. Jose Roberto M. Polaz
3. Deividy de Zorzi
4. Willian Massaruti
5. Fabio do Nascimento

Publicidade

Enduro 04
1. Thiago A. Christofoletti
2. Bruno Batista Martins
3. Eduardo Tadashi Shiga
4. Gustavo Marabello Varsone
5. Leandro Sbrissa

Enduro 05
1. Murilo Bertate
2. Luciano Provin
3. Antonio Diogo Biasetto
4. Bruno Marafao
5. Luciano de Menezes

Enduro 06
1. David Rampazzo
2. Luciano Luis Farias
3. Clodoaldo Shoji Uemura
4. Jean Pierre Buttazzi Jr.
5. Alvaro Guerra

Enduro 07
1. Adalberto Gerez
2. Washington da Silva
3. Carlos Alberto de Sessa
4. Paulo Cesar Ascencao Zenha
5. Jesus Rodriguez Fernandez

Enduro 08
1. Lucas Yoshio Ohara
2. Valdir de Toledo (dil)
3. Leandro Jose Cassaro
4. Fernando Monteiro Cozzi
5. Paulo Calsolari Junior

Enduro 09
1. Oswaldo Almeida Viana Filho
2. Francisco Pereira Justo
3. Luis Henrique Siqueira Silva
4. Claudio Gotardo
5. Denilson Alves Ferreira